domingo, 21 de outubro de 2012

Quão rara é a Terra?


A semelhança de tamanho com o nosso planeta é só um dos atributos que talvez sejam necessários à vida

Agora que temos a certeza de que existe um número enorme de planetas com características físicas semelhantes à Terra, vale perguntar se esses astros têm, de fato, a chance de abrigar formas de vida e, se tiverem, que vida seria essa.
Antes, alguns números importantes. Os melhores dados com relação à existência de outros planetas vêm de um satélite da Nasa, o Kepler, que anda buscando planetas como a Terra ao fazer um mapeamento de 100 mil estrelas que estão na nossa região cósmica.
Pelo projeto da missão, a identificação dos planetas usa um efeito chamado de trânsito: quando um planeta passa na frente de sua estrela (por exemplo, Vênus passando na frente do Sol), o brilho da estrela é ligeiramente diminuído. Marcando o tempo que demora para o planeta passar em frente à estrela, a diminuição do brilho e, se possível, o período da órbita (quando o planeta retorna ao seu ponto inicial), é possível determinar o tamanho e massa do planeta.
Com isso, a missão estima que cerca de 5% dos planetas na nossa galáxia têm massas semelhantes à Terra e, possivelmente, estão na zona habitável, o que significa que a temperatura na sua superfície permite a existência de água líquida (se houver água neles).
Como sabemos que o número de estrelas na nossa galáxia é em torno de 200 bilhões, a estimativa da missão Kepler implica que devem existir em torno de 10 bilhões de planetas com dimensões semelhantes às da Terra. Nada mal, se supormos que basta isso para que exista vida. Porém, a situação é bem mais complexa e depende em detalhe das propriedades da vida e, em particular, da história geológica do planeta.
Aqui na Terra, a vida surgiu 3,5 bilhões de anos atrás. Porém, durante aproximadamente 3 bilhões de anos, a vida aqui era constituída essencialmente de seres unicelulares, pouco sofisticados. Digamos, um planeta de bactérias. Só bem depois que a atmosfera da Terra foi "oxigenada", e isso devido à descoberta da fotossíntese por certas bactérias (cianobactérias, na verdade), é que seres multicelulares, bem mais tarde, surgiram.
A mudança gerou outra coisa importante: quando o oxigênio sofreu a ação da radiação solar, formou-se a camada de ozônio que acaba por proteger a superfície do planeta. Sem essa proteção, a vida complexa na superfície seria inviável.
Fora isso, a Terra tem uma lua pesada, o que estabiliza o seu eixo de rotação -a Terra é como um pião que está por cair, rodopiando em torno de si mesma numa inclinação de 23,5 graus. Essa inclinação é a responsável pelas estações do ano e por manter o clima da Terra relativamente agradável.
Sem nossa Lua, o eixo de rotação teria um movimento caótico e a temperatura variaria de forma aleatória. Juntemos a isso o campo magnético terrestre, que nos protege da radiação solar e de outras formas de radiação do espaço, e o movimento das placas tectônicas, que funciona como um termostato terrestre e regula a circulação de gás carbônico na atmosfera, e vemos que são muitas as propriedades que fazem o nosso planeta ser especial.
Portanto, mesmo que existam outras "Terras" pela galáxia, defendo ainda a raridade do nosso planeta e da vida complexa que nele existe.

MARCELO GLEISER é professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA)
Texto publicado na Folha de SP de 21/10/12

17 comentários:

  1. Descobrir qualquer forma de vida fora da Terra, mesmo uma simples bactéria, será algo fantástico, o maior acontecimento da astronomia! Agora, vida inteligente, será deslumbrantemente assombroso de bom! Essa possibilidade de não estarmos sós no universo é estimulante! Nessa premissa positiva, hoje, eu fico pensando, quais seriam as implicações disso nas religiões dominantes, como a cristã, aqui no nosso planeta? Missões evangélicas extra-planetárias pra catequizar os alienígenas? Depois de exaurir todos os bolsos dos terráqueos é preciso criar novos mercados nesse capitalismo da fé, por que não? Recentemente foi descoberto um planeta que, tudo indica, parece ser composto essencialmente de diamante. É um dízimo tentador, não é? Quando eu vejo a ganância de nossos bandidos pastores, RR Soares("Internacional") , Waldemiro Santiago("Mundial"), Edir Macedo("Universal"), Malafaia("*&**"), pra citar só os conhecidos tele-evangélicos, o universo é o limite, e a cretinice infinita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já ficaria feliz se descobrissem vida inteligente entre os evangélicos...

      Excluir
  2. Meu medo nao é desmascarar os crentes com estas descobertas, mas confirmar os devaneios do antigo escritor "ateu" Lovecraft.
    Ele criou os mithos do cthulhu baseado em deuses extraterrestres - hilário, é brincadeira! como disse o cara era ateu tb.

    ResponderExcluir
  3. Como católico, revelo que visitei o site para criticar os posts mais uma vez... Mas, não tenho motivo já que não percebo a agressividade de antes.
    Com algumas ressalvas, tenho que dar parabéns pelo nível do blog.
    Apesar disso, peço que poupe os católicos pois uma coisa é o que pessoas fazem e pessoas nem sempre tem intenções puras ou seguem verdadeiramente a religião, outra é como as coisas deveriam ser se as pessoas realmente seguissem aquilo que é ensinado na igreja. Fala-se muito mal de padres mas existem sim ótimos padres que ensinam coisas positivas.
    Mas é só um apelo pois o país é laico e democrático, mas acho que o foco aqui deveria ser os evangélicos pois estes sim, enlouquecem as pessoas, tornando-as egoístas e prepotentes. Muitos evangélicos consideram a bíblia como um livrinho de regras de conduta, acreditam que falam línguas estranhas, dispensam médicos, psicólogos, psiquiatras arriscando a própria vida pelo fanatismo. Repudiam todas as outras religiões tratando as como se fosse do diabo. Mendigos, bêbados, pobres também devem ter um encosto para eles, pois desprezam, nem entram na igreja deles e muitos tem até nojo. Enfim, poderia falar muito mais, mas acredito que católicos e ateus podem conviver bem já evangélicos, só se dão bem com evangélicos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, grato pelo seu comentário...na minha visão há bons e maus católicos, bons e maus ateus e também evangélicos mas tenho que concordar que nas linhas pentecostais do evangelismo o fanatismo se iguala à ignorância dos tempos mais obscuros das religiões. Mas o catolicismo também faz muito mal às pessoas com suas regras e dogmas absurdos sobre sexo, gravidez, prevenção, aborto, casamento, etc. Sem falar na pedofilia generalizada e mal combatida pelo Vaticano.
      Paz sem dogmas nem guerras nem escuridão eu só encontrei até hoje no budismo que, além de ateista, está muito mais para uma filosofia de vida que para uma religião.
      Mas...liberdade plena, libertação absoluta... só no ateismo.

      Excluir
  4. Espera ai?! Larguem do pé dos católicos e peguem no dos evangelicos? Tipo eu não concordo com vocês, mas ataquem meu inimigo que ele é mais forte.
    Lembro-te, anônimo pois não temos teu nome, que foi a igreja que matou milhares, que foi ela que oprimiu o mundo por muitos séculos e foi por causa dela que hoje temos os evangelicos (protestantes). Esta cria é de vocês. E mais, mesmo que a maioria dos padres seja "puro" e a minoria pedofila, a igreja deveria combater e repudiar esta minória e não pagar BILHOES para inocenta-los. Com todo respeito caros católicos: Voces conseguem entrar numa igreja e pensar nas vitimas de pedofilia de padres e sentar tranquilos e pagar dizimo a instituição com a conciência tranqüila? Eu não conseguiria, se vocês conseguem vocês não se diferem tanto assim dos evangelicos que roubam dinheiro de carentes.

    ResponderExcluir
  5. Chamouth, eu não vou à Igreja por causa de padre A ou B, se fosse assim JAMAIS alguém poderia ser ateu, visto que ateus fizeram e fazem muito mais vítimas, MUITO MAIS do que católicos (nem se pode comparar)... então, não é por aí. Mas concordo que alguns membros da Igreja erraram (não todos) e sempre vai ter alguém que vai errar, tanto no catolicismo quanto no ateísmo.
    Com todo respeito, caros ateus, vocês conseguem ser ateus sabendo que na China, na Coréia do Norte ainda se perseguem e matam religiosos em nome de um regime ateu, e em pleno século 21 ? Chamouth, o telhado do ateísmo é de vidro, e um vidro bem fininho, tão fininho que se pousar um mosquitinho ele se parte em mil pedaços.
    Penso que o anônimo quis dizer que é muito mais raro ver essas manifestações fanáticas dentro do catolicismo do que dentro do pentecostalismo evangélico, e é a pura verdade; essas seitas estão acabando com a cabecinha do povo e isso é um fato.
    E saiba que existem divisões até dentro do ateísmo (e muitas)... muitos ateus não concordam com esse fundamentalismo de vocês aqui no blog, sabia disso, Chamouth ? Pois agora já sabe.

    E mais uma vez, não me canso de dizer : o conhecimento demonstrado aqui, por vocês, a respeito da Igreja católica é e continua sendo patético.
    E para não dizerem que discordo de tudo, concordo com o anônimo quando se refere ao blog do Lineu que, apesar de não concordar com noventa por cento do que é dito aqui, principalmente a respeito da Igreja Católica, é um blog de nível bom comparando-se com blogs ateus horrorosos e de baixo nível que existem por aí.

    ResponderExcluir
  6. Os evangélicos não são nossos inimigos, nem os ateus nem ninguém. Não concordo é com a doutrina deles, nós católicos não forçamos a barra com ninguém para aceitar nossas idéias mas, muitos evangélicos não aceitam as diferenças de cultura, de religião... Não se conformam, eles tem que quebrar imagens de santos, atrapalhar procissões, perturbar a mente das pessoas com absurdos e fanatismo nos momentos que as pessoas estão vulneráveis e em vez dar bons conselhos, acusam-nos de não ler a Bíblia, ou de não ter aceitado a Jesus...

    ResponderExcluir
  7. É a mais pura verdade ...essas "igrejas" espalham mentiras de porta em porta a respeito da Igreja Católica. Eles mal sabem a origem das "igrejas" as quais pertencem. É um fato.
    Eu, os católicos, enfim, os definimos como nossos irmãos separados... infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por sorte sua eles espalham mentiras sobre a igreja católica, se espalhassem as verdades seria bem pior.

      Excluir
  8. E... Lineu ? O budismo não é tão zen e bonzinho assim como você pensa não, com todo o respeito.
    Olha aqui : A Igreja sofre perseguição, no Oriente, por parte do budismo. Coloco aqui a notícia dada pela fonte "Portas abertas"- (25/01/2007), de que o governo de Mianmar pretende eliminar o cristianismo do país. O vazamento de um documento secreto revelou planos do regime birmanês de eliminar o cristianismo do país. O documento, intitulado "Programa para destruir a religião cristã em Burma" foi mostrado ao jornal britânico "Telegraph" por grupos de direitos humanos. Dizia o documento: "A RELIGIÃO CRISTÃ É MUITO PACÍFICA", lia-se no documento, de acordo com o Telegraph". "IDENTIFIQUE E UTILIZE O SEU PONTO FRACO".
    A perseguição contra os cristãos no país acontece sob a forma de igrejas queimadas, CONVERSÕES FORÇADAS AO BUDISMO (RELIGIÃO OFICIAL DO PAÍS) e a expulsão dos filhos de cristãos das escolas. Esse é o budismo... "sereno e pacífico"... que gracinha.
    Eu só encontrei a paz na Igreja, verdadeiramente, fundada e edificada por Jesus Cristo sobre os apóstolos... somente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve estar brincando... encontrou um exemplo pontual para criticar o budismo e tem a coragem de dizer que encontrou a paz na igreja católica????
      Vou te enviar uma peneira nova para você tapar o sol com mais eficiência....
      Forçou, hein Fernando?

      Excluir
  9. Pedi emprestado a peneira de um ateu que a usava para peneirar as coisas do catolicismo... quanto a ter encontrado a paz no catolicismo, afirmo e reafirmo... muita paz.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria que o Lineu tivesse coragem e citasse as verdades sobre o catolicismo para saber de onde vem tanto rancor, tanta raiva... Mas não me venha falar de inquisição, cruzadas ou pedofilia, pois não apoiamos nada disso, muito pelo contrário, e não está baseado em princípios cristãos. Fale sobre o que apoiamos abertamente, como solidariedade, compaixão, humildade, amor...
    Você é contra esses princípios Lineu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, leia o post "Ateu e cristão, porque não?" e veja que eu não sou contra esses princípios não, pelo contrário.
      Conheço e reconheço o papel histórico (para o bem e para o mal...) da igreja e sua importância para a estabilidade da civilização em muitos momentos. Assim como conheço muitas obras assistenciais da igreja católica que são muito sérias e importantes.
      O que eu não suporto é a fraqueza com que igreja combate a pedofilia, sua hipocrisia ao tratar do assunto. Acho ainda que a igreja presta um grande desserviço ao se posicionar de forma retrograda em assuntos como aborto, controle de natalidade, entre outros. Além disso como ateu tenho a mais plena convicção que é uma religião baseada em lendas e muita mentira e fantasia é divulgada e ensinada em nome de manter essa igreja viva.
      O que, afinal, não está dando tão certo assim visto que o numero de católicos tem decrescido no mundo.
      Mas não tenho rancor ou raiva não, é que as vezes alguns comentários que postam aqui vão minando meu bom humor até que vira...mau humor.
      Que a ciência te abençoe.

      Excluir
  11. Veja bem, você concorda com esses princípios e é ateu, se os pratica diariamente pode ser considerado uma pessoa boa, digna de viver no reino de Deus segundo as tradições católicas já que para nós, Deus julgará nossos atos na terra, julgará se fomos bons ou maus.
    Para os protestantes, pelo menos para algumas seitas conhecidas, pessoas serão salvas pela fé, neste caso se eles estiverem certos, você Lineu mesmo sendo um anjo de pessoa, vai direto pro inferno.
    Mas é uma hipótese, sei que pra você é história da carochinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deus existisse eu não estaria tão mal assim, fora não acreditar nele até que me comportei bem.
      Quanto ao inferno ou céu, eu não vou a lugar algum, morreu, acabou.

      Excluir