segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Que venha o novo papa, mas que seja novo.

Papa morto, papa posto...a regra vale mesmo que desta vez tenha sido renúncia.
Até a pascoa, prevê a igreja, um novo cardeal terá virado papa.
Um novo papa mas não necessariamente um papa novo e isto sim seria uma grande notícia.
Um papa que não acobertasse casos de religiosos molestando crianças e que combatesse o problema de verdade, sem medo.
Um papa que acabe logo com essa hipocrisia que é o celibato.
E se quiser acabar logo com duas, que permita o ordenamento das mulheres.
Um papa que livre a igreja do obscurantismo de idéias primitivas como a de combater a camisinha, não dar a comunhão a separados recasados e outras bobagens do gênero.
Um papa que tire a igreja dessa interminável pós idade média e a traga para o seculo 21. 
Enterrando dogmas tolos e fossilizados, atualizando a mensagem do cristianismo aos tempos que vivemos, criando e propondo uma nova igreja, mas próxima das pessoas e de suas realidades.
Mesmo um ateu como eu admitiria que um papa assim, ao sair,.deixaria como legado um mundo melhor, coisa que este que hoje renuncia não fez.

3 comentários:

  1. lineu! quando bento XVI foi eleito, o bola do programa pânico na band, disse na rádio que esse papa iria dessa pra melhor bem rápido, quando soube a idade do novo papa, só foi risadas, alguns disseram que com isso não se brinca, mas ele tinha alguma razão, não durou muito o pontificado de bento XVI.
    mas acreditem!!! tenho dó desse senhor, coitado! tantas orações, tantas restrições, pra quê? pra terminar a vida igualzinho a outros velhinhos pecadores.
    posso estar errado, mas o ney matogrosso vai chegar aos 80 muito melhor que esse papa, o elton jhon vai chegar aos 80 muito melhor que esse papa, o mick jagger e seus amigos dos rolling stones vão chegar aos 80 muito melhor do que esse papa, a madona vai chegar aos 80 muito melhor que esse papa, um dos reis do rock chuck berry chegou aos 80 melhor que esse papa, rita lee vai chegar aos 80 melhor que esse papa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter dois papas vivos faz a tal "infalibilidade papal" ainda mais ridícula, mas essa é apenas mais uma das mentiras do cristianismo. Como eu sempre digo, o incrivel é que uma estória tão sem pé nem cabeça tenha se tornado uma religião tão poderosa.

      Excluir
  2. Não teremos dois papas vivos, mas um, somente um papa eleito e um EX-PAPA. E isso não tem, absolutamente, nada a ver com infalibilidade papal. É engraçado o perfil do ateu radical ... falam de assuntos que não dominam...nem pensam em conhecer o mínimo que seja e já saem por aí disparando sua metralhadora giratória.
    Muitos não-católicos e ateus confundem INFALIBILIDADE PAPAL com IMPECABILIDADE.
    Infalibilidade do papa significa que o papa é infalível, isto é, não pode errar QUANDO ENSINA UMA VERDADE DE FÉ E DE MORAL na sua missão de sucessor de São Pedro. O Papa pode pecar como qualquer outro mortal. Na realidade, porém, na sua maioria absoluta, só cinco ou seis foram acusados de faltas sérias. O papa, quando define uma verdade de fé, não inventa uma nova doutrina, mas simplesmente confirma aquela doutrina como já revelada na Bíblia e na Tradição apostólica. O papa é infalível quando fala "EX CATHEDRA", isto é, quando fala como pastor supremo e mestre supremo para toda a Igreja. Ou quando decide ou define uma doutrina de fé ou de moral para todos os fiéis (quando o papa fala de ciência, política, etc., não é infalível).
    Cristo constituiu Pedro como fundamento visível de sua Igreja : "... E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA" (Mateus 16, 14-19). Ora, se a pedra fundamental (visível), isto é, a autoridade suprema da Igreja de Jesus, ensinar o erro, é claro que todo o 'edifício' da Igreja vai desabar. Porque a Igreja durará até o fim dos tempos, é claro que o papa é infalível, isto é, não pode ensinar o erro.
    Jesus deu a Pedro e seus sucessores amplos poderes de ligar e desligar: "TUDO O QUE LIGARES NA TERRA SERÁ LIGADO TAMBÉM NOS CÉUS. (Mateus 16, 18)"
    Jesus estabelece Pedro como supremo pastor do seu rebanho : "PEDRO, TU ME AMAS ?... APASCENTA MEUS CORDEIROS, APASCENTA MINHAS OVELHAS". (João 21, 15-17)

    Cristo orou por Pedro para que sua fé fosse sempre firme e forte : "MAS EU ROGUEI POR TI, PARA QUE TUA FÉ NÃO FALTE. E UMA VEZ CONVERTIDO, CONFIRMA TEUS IRMÃOS". (Lucas 23, 31-32).

    "Confirma teus irmãos", isto é, dá segurança, firmeza à fé dos teus irmãos. E o papa continua confirmando na fé. Quando na Igreja em todos os tempos surgiram erros, o papa sempre foi o defensor da fé e dos costumes. Quando havia controvérsias graves, era o papa quem dava a última palavra, e todos, aceitando, diziam : "Roma locuta est, causa finita est" (O papa falou, o problema está resolvido)

    Lineu, não é uma história sem pé nem cabeça... de fora, sem conhecer com profundidade, pode até parecer, mas pesquisando a fundo você vai verificar que as coisas se encaixam de forma muito coerente, impressionantemente coerente.

    Acreditar que tudo isso, até hoje, tenha sido feito em cima de uma lenda... aí sim, é ter muita fé.

    ResponderExcluir