quarta-feira, 13 de maio de 2009

Para onde vão as "almas" das pessoas que morrem?

Essa é uma outra boa questão para a qual nunca ouvi resposta convincente. Para os católicos não há reencarnação, após a morte nesta vida o espírito da pessoa viverá para sempre, em local e em condições correspondentes ao que fez em vida.
Para os espíritas a verdade é outra: os espiritos retornam encarnados em novos corpos e identidades, e de forma evolutiva vão ascendendo até atingirem um certo nível de iluminação.
Como é sempre mais fácil acreditar do que pensar...proponho pensar:
Se viveremos em espírito para sempre, como diz o catolicismo, para onde exatamente vamos após a morte física? Lá - seja "lá" onde for - estarão então os bilhões de seres humanos que já passaram pelo planeta, seria isso? O que fazem, dia após dia..? Se não há segunda chance, não há evolução, seremos todos para todo o sempre como eramos ao morrer. É isso? Acho a idéia mais aterrorizante do que o "morreu, acabou".
Uma coisa que me diverte é quando alguém diz "ah, minha avó olha por mim lá de onde ela está". Eu imagino, como exatamente seria isso? Essa avó, assim como todos os bilhões de mortos da história, está em algum lugar (céu? nuvem?) de onde ela mantém a capacidade de acompanhar (vê, ouve, sente??) o que se passa na terra entre as pessoas da sua família (amigos e colegas também?). Além disso ela tem o poder (dom?) de influenciar os destinos de seus entes queridos na terra (como será que fazem isso?). Será que todos os mortos tem esse acesso e esse dom ou só aqueles que "foram para o céu"? Isso tornaria a nossa vida um imenso Big Brother! Vejam, de forma alguma estou ironizando ou desrespeitando crenças religiosas, são simplesmente perguntas de ordem prática, eu apenas quero discutir como a coisa funciona, como tudo se dá. Tenho uma persistente mania de não acreditar nas coisas só por acreditar, prefiro crer nas que tem lógica, explicação cientifica. Desculpe, divaguei, voltando à avó: se a minha pode zelar por mim imagino que todas as avós do mundo também o possam em relação a seus netinhos. Quem controla tudo isso? Como exatamente elas fazem para enviar à Terra e ao nosso plano (dimensão?) a energia correta para fazer com que eu vá bem no exame ou que saia minha promoção? Ou será que os espíritos vivem aqui, entre nós, zanzando pela casa como no filme "Os Outros" e com a força do pensamento exercem suas influências?
Outro ponto: se cada alma vive uma só vida deve haver uma constante geração de novos espíritos, pelo menos para os católicos que, ao contrário dos espíritas, não creem na reciclagem.
Para eles cada criança que nasce é uma alma nova, recem criada, de onde concluimos que deus está nesse momento criando novas almas para virem a Terra. Para que depois de uns 80 anos morram e sigam para um local onde passarão toda a eternidade de acordo com seu comportamento durante esse tempo na Terra: talvez no céu, talvez no inferno.
Duro de acreditar...quanto mais eu penso mais essas explicações e dogmas religiosos me parecem sem sentido.... mas vou continuar nesse tema. Esse, na verdade, é O tema.

31 comentários:

  1. Mas que burro,para os católicos não há ressurreição?Onde você aprendeu isto?Olha eu vou falar pra você eu comecei a ler esta merda e nem quis terminar.Primeiro falou uma merda.Vamos lá desmenti-lo:A igreja católica acredita sim em ressurreição.Catecismo a igreja católica.Confere;ressurreição.Agora como eu vou debater,concordar,discordar ou comentar seu texto se já começou argumentos errôneos?Então Lineu ateu,estou achando que você é mais cristão do que eu ;).Mas vamos fazer o seguinte:Estude o tema,aprenda mais sobre as religiões e depois tente ser ateu.Qualquer coisa deixo aqui meu e-mail marcelo.pj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, seu pouco educado comentário ao menos serviu para que eu notasse um erro de digitação nesse post, onde está "ressurreição" leia "reencarnação".
    Sobre você achar que sou mais cristão do que você por causa disso, bem, neste caso me parece que a burrice não é minha.

    ResponderExcluir
  3. lineu,
    a coisa não fica por aí, se deus sabe tudo incluindo o futuro segundo os crentes, ele é pra lá de sarcástico, porque sabe como vamos morrer e não faz nada para evitar as mortes violentas, já que é todo poderoso, não faz sentido mesmo, este negócio de almas no inferno ou no céu é conversa pra boi dormir, nós seres humanos temos uma inteligência e não dá para acreditar em histórias inventadas pelo próprio homem, portanto, este deus onipresente, oniciente e oni sei lá o quê, foi criado pelo próprio homem, às vezes eu me pergunto, como roma [uma civilização super adiantada] pôde se curvar perante a uma cultura religiosa de um povo atrasado e ignorante que por qualquer motivo apedrejavam seus semelhantes?, o motivo só pode ter sido político, só que com isso estamos hoje pagando muito caro, aqui em juiz de fora, aconteceu um crime bárbaro, um religioso enfiou uma faca numa gestante de maneira covarde dizendo que ela estava com o demônio no corpo, a vítima não resistiu ao ferimento. não faz muito tempo, um pai de família deu cabo da mulher e da filha e depois tentou se matar para encontrar com as duas no céu, é mole ou quer mais?, a razão está no fato de que os crentes lêem apenas um livro, nós ateus lemos o livro deles e outros mais. meu amigo, já estudei em seminário, se for preciso celebrar uma missa em latim eu celebro, ‘introibo ad altare dei’, sou do tempo do latim, pois bem, isso me fez muito mal porque eu via deus com o seu enorme olho me vigiando o tempo todo, custei superar esta loucura que me fez muito mal, tanto assim que deixou sequelas, mas tudo bem, criei meus filhos sem religião e vejo que eles são felizes e isso é tudo pra mim. lineu, não sei se você já reparou, quando um crente contesta o nosso ateísmo, eles são incapazes de externar suas refutações com educação, começam logo agredindo, que gente é esta que parece ter ódio no coração?, pelo que eu sei, o homem da montanha pregou outra coisa, ou seja, o amor, coisas que eles não demonstram ter, sou professor de história, você sabia que os primeiros cristão andavam com pedras nos bolsos de suas vestes?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Tucanlino, é por coisas como as que você relata que eu faço o blog... é preciso difundir, explicar, falar de ateismo, porque somos todos muito massacrados desde que nascemos por esse discurso religioso fantasioso. Tenho diversos depoimentos aqui de pessoas, vários jovens, que contam terem concluido pelo ateismo lendo este blog, se fosse um só já teria valido a pena.

      Excluir
  4. lineu,
    eu sempre esqueço de lhe dizer que tenho dois blogs de cunho ateísta, 'a teu instante' http://esdobao.blogspot.com.br/ e 'a teu livre pensar' http://anibalw.blogspot.com.br/ e, que gostaria muito que você os visitasse.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Deixem de conversar besteiras.

    ResponderExcluir
  6. olho em premeiro lugar cada pessoa pode espressar o que pensa,mas para mim que sou catolica existe sim reencarnacao,mas o que estanos perguntando e para onde vao as almas e nao religiao de cada um..obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Almas não vão para lugar algum porque almas não existem. O que existe é nosso pensamento e esse se expira, termina. Morreu, acabou.

      Excluir
  7. Caro colega ,também sou professora e acredito sim que Deus existe ,mas respeito sua apinião.Deus mandou o seu filho Jesus para todo aquele que Nele crer não pereça ,mas tenha a vida eterna.Jesus veio para salvação da nossa alma e um dia Ele virá buscar os seus ,ou seja os crentes.Isso, somente para os que creem se você não crê já está morto ,então não se preocupe onde irá à sua alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário, ele não se preocupa por que nós sabemos pra onde irá.

      Excluir
  8. eu sou ateu , mas eu queria sim, acreditar em vida após a morte, cada vez que eu penso que quando a gente morrer, tudo vai acabar pra gente, vamos ''dormir'' pra sempre , eu fico meio chateado, as pessoas falam pra mim parar de pensar nessas coisas, e viver a vida, mas eu não acho um sentido pra ela, eu pensava que o sentido da vida era sentir prazer e alegria, mas eu não acho que esse seja o sentido, pois prazeres e alegria são coisas passageiras, então, não há um sentido pra viver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William, o ser humado sempre se perguntou "qual o sentido da vida" mas eu pergunto: é preciso haver um sentido? Por que?
      Se a vida surgiu sem planejamento, ao acaso da evolução química, física e biológica dos elementos que foram criados nas explosões estelares, não faz sentido haver um sentido.
      O pós morte, na minha opinião, não é um dormir e sim um nada.
      Não haverá sofrimento, saudade, nenhum sentimento, essa combinação corpo-mente que é você simplesmente deixará de existir, como já aconteceu com bilhões de seres humanos que já viveram.
      A vida não é ontem nem amanhã e sim hoje, as pessoas estão certas, aproveite!

      Excluir
    2. William, vale muito a pena responder ao que seria mais um desabafo existencial do que propriamente uma indagação. A vida em si não tem um propósito definido, a vida não é, em outras palavras, um meio, mas um fim em si mesma. O que vc era antes de existir? Vc lembra? Mesmo quando vc era bem criança o que vc fazia? Brincava e brincava sem se preocupar com nada...não era assim? Vc não tinha um ego formando, era um sem-identidade. Mas a sociedade, a começar pelos seus pais, foram moldando o que vc é hoje. Os medos começaram a nascer e vc como tantos outros ( eu me incluo ) deixaram de viver a vida simplesmente. Parece que tudo tem que se encaixar, fazer sentido, tem que ser exato e não quebrado, tem que seguir uma cartilha de alguém... é a criação , o criador, o tempo que foi feito, para onde o que foi feito vai, para onde não vai...e a vida, quando é que vamos viver? Se vc quer beijar sua mãe, seus irmãos porque os ama faça isso agora, nesse instante, quem se importa com o amanhã? Nem Deus se importa já que está a vadiar sem cessar enquanto pessoas morrem de fome. Quer ajudar alguém que está em necessidade, de todo o seu coração? Vá lá e faça agora mesmo sem seguir nenhum ritual ou credo, ou exigindo condições para ajudar, tipo ser isso, ser aquilo. Toda complexidade, como diz o budismo clássico, está fadada a ruína. É isso o que acontece com vc e tanta gente. Começamos a amontoar sistemas sobre sistemas e a ficar cada vez mais distantes do aqui e agora que é a única coisa real. Sempre foi e sempre será, sem crenças ou fanatismo. Viva a sua vida julgando fazer aquilo que é certo sem se importar nem um minuto sequer com Deus, Jesus, Espírito Santo ou seja lá o que for. Tire essa carga dos seus ombros. Até o momento da morte é carregado de beleza pra quem sabe viver. Já pensou experimentar aquilo que era a sua realidade antes de estar aqui? É o mesmo que voltar pra casa....se não houver casa fique na rua...rsrs já vi mendigos sorrindo. Sejamos pois mendigos e vamos viver e morrer com dignidade. O que vc tem a perder?

      Excluir
  9. Lineu, eu compreendi o que vc escreveu aqui, e aceitei essa idéia de que somos apenas seres criados sem planejamento, sem um motivo, apenas surgimos...
    mas eu aceitei essa idéia por 2 dias, e hj 02/08 , estava olhando pra janela de casa, e ouvindo musica, ai eu pensei: tem algo errado! e os nossos sentimentos? se fomos criados sem um propósito, de onde vem os sentimentos? deviamos ser como robôs, sem sentimentos, sem saudades, sem amor, não Lineu, nossa vida sim, tem um propósito! acho que pode ser meio dificil de vc entender essa minha postagem,mas os sentimentos, são... tão diferentes! coisas tão especiais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willian, entendo e respeito seus sentimentos mas não acho que isso prove alguma coisa. Todos os animais tem sentimentos e na maioria das vezes são instintos, sem os quais não haveria a perpetuação da espécie e o homem, por ter desenvolvido a consciência, lida com esses seus sentimentos de maneira menos animal e mais elaborada. Mas isso não prova que tenha havido um ser superior que tudo criou, prova?

      Excluir
  10. não disse que houve um ser superior, eu quis dizer que houve um motivo pra nós nascermos,como ja disse , sou ateu, mas há alguma coisa, algum motivo alguma pitada de algo que nós não sabemos o que é, pois se fossemos criados espontaneamente, acho que seriamos mais parecidos com robôs,sem sentimento, sem idéias , sem chorar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi sua colocação mas, pense, quem seria o responsável por esse "motivo" para nascermos? De onde viria essa "pitada" ? Seu raciocinio inevitavelmente leva a um ser criador, de cuja existencia discordo convictamente.

      Excluir
  11. Não Lineu, eu não acho que os nós fomos criados espontaneamente e veio embutido os sentimentos, os sentimentos é uma coisa diferente, inexplicavel, mas nós, somos ateus , porque não acreditamos em algo que nós nunca vimos, nem ajuda a gente, nem se demonstra presente, não demosntra que está ali e é o criador. esse Deus que todos falam realmente não existe, mas e se existe mesmo um criador? um ser divino, mas que não tem obrigação de ajudar ninguém, nem de estar presente? e se esse ser divino , criou tudo e morreu? e nunca mais voltou? e se há sim , um ser que criou tudo, pode ser qualquer coisa, desde um rato até um E.T. , não me jugue por essa opinião tola, porque quando se trata da criação de tudo , da criação da vida, todas as opiniões são tolas!

    ResponderExcluir
  12. PARA TIRAR AS DÚVIDAS. queridos querem tirar as dúvidas, leiam a bíblia e obedeçam o que estar escrito nela, assim, voces vão descobrir qual suas religiões e garantir a vida eterna porque essa vida é passageira. Não consideram o que os outros pensam e sim o que a palavra de Deus nos diz através da bíblia. Duas coisas que eu estou caprixando: é não fazer os desejos da carne e obedecer a palavra de Deus. essa é minha dica. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulin, se formos obedecer o que está escrito na bíblia vamos sair por aí apedrejando adulteras e assassinando homens que trabalham aos sábados.
      Agora... caprichar com X foi duro de ler...já que voce obedece a palavra de deus pelo menos faça isso direito...

      Excluir
  13. Lineu,você é bastante observador com relação as erros de português dos evangélicos.rsrs os verdadeiros cristãos são aqueles que praticam os ensinamentos de Jesus Cristo,e quem pratica verdadeiramente esses ensinamentos não apedreja a ninguém,esses são os verdadeiros.os outros não são verdadeiros. Eu notei que apesar de você se declarar ateu,te incomoda um pouco,cogitar a existência de um criador,e isso denota dúvida você não acha? Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Osiel, eu não sou um "verdadeiro cristão", logo, me dou ao direito de me incomodar com pessoas que se acham mais inteligentes que as outras mas mal sabem escrever.
    Cogitar a existência de deus não me incomoda não...mas gente defendendo idéias obscuras e que contrariam a lógica, ah, isso incomoda sim.
    Sobre deus meu nível de dúvida é simplesmente zero.

    ResponderExcluir
  15. vcs devia ler a biblia e frequentar uma igreja pke jesus e sim a salvaçao vcs ateu q num cree em nda Deus ta la encima vendo cara vigia tah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Nossa...se você não me fala eu ia acabar indo pro inferno, obrigado!

      Excluir
    2. Lineu o Ateu, de nada, bom saber que agora você já sabe.

      Excluir
  16. Vamos colocar os ateus dentro do avião e desligar as turbinas , a primeira coisa que vai ouvir da caixa preta - Meu Deus me Ajuda, não quero morrer - falar na terra é fácil, vamos ver na hora que precisa de Deus.

    ResponderExcluir
  17. Fabio, se vamos ouvir a caixa preta...é sinal que o avião caiu...ou seja, como sempre, as orações e pedidos não serviram para nada, venham elas de crentes ou de ateus.

    ResponderExcluir
  18. Evangélicos que veio aqui para conhecer mais sobre esse mundo como eu, não acreditem nisso eu sou evangelica e ja pensei em ser ateu por duvidar de Deus mais é muita coisa envolvida que nao dar para contar em um comentário, mesmo assim vou dizer assim como o inimigo cegou os ateus não deixem que ele te cegue também fique focado somente em Deus acredite na palavra apenas acredite não duvide como eu já duvidei mas agora que Deus me perdoou ja sinto um grande alívio e nunca questiono a palavra dele apenas acredito e não a ninguém que possa mudar isso.... mas gostei do que vc publicou.

    ResponderExcluir
  19. Blá, blá, blá...religiosos repetem as coisas que lhes disseram sem nem refletir...
    lavagem cerebral feita com água benta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe bem...por trás de todo "minha convicção é inabalável em Deus" existe um medo oculto. Vc sente o coração da pessoa bater mais rápido...se eu disser o contrário o que acontece. Se eu chegar pro meu filho e disser a ele: filho, vc acredita em mim? Ele dirá que não precisará acreditar em nada, ele me vê, isso basta. Se eu perguntar a ele, vc acredita no sol? Ele vai achar que eu enlouqueci, pois o sol está aí para todos verem. Mas Deus não está aí para todos verem...o medo nasce justamente da dúvida que essas pessoas sentem, por isso precisam bradar aos quatro ventos sua existência ou até mesmo matar...cinco mil guerras no mundo em nome dele em trÊs mil anos. Será que ele nunca se cansa desse martírio? Vc não precisa de Deus para nada. Se vc tiver de morrer, que morra. Não peça a Deus para durar um segundo a mais...toda oração é inútil. Na realidade o único Deus que existe habita em cada um de vocês, e ele é responsável pelo inferno ou paraiso em que vocÊs se encontram. A vida é maravilhosa como é. Se vc não for capaz de perceber essa VERDADE onde está nesse exato momento onde mais poderá fazê-lo? Viver com medo é o mesmo que não viver...é ser um zumbi. Medo do inferno, de não ter como pagar as contas, de morrer de cancêr...Jesus foi maravilhoso quando existiu, ele foi um puta cara. Mas ele é ele, não tem que ser imitado nem seguido. Ele era perfeito como era, jamais vai existir alguém igual a ele...nem como vc ou eu. Entendeu? Seguir ou imitar alguém é o mesmo que se anular perante a vida. Vc é falso, não é original. Todos os seguidores são falsos....seguindo regras boas para uma época e péssima para outra. Seja como você é sem seguir ninguém...esteja na multidão e ainda assim se sinta só. Mesmo Jesus é dito nas escrituras que sempre se recolhia para meditar depois da multidão...se encontrar consigo mesmo, e não com Deus, que nunca existiu. Eu não me preocupo com Deus que já tem tudo, me preocupo com vc que existe e está aqui pedindo ajuda. Deus nunca precisou de ninguém, mas vc precisa!!!

      Excluir