terça-feira, 2 de junho de 2009

Quanto mais rico e culto o povo... mais ateu ele é!


Veja o mapa ao lado... ele dá o percentual de crença em deus nos países da Europa. Fica fácil observar que os paises mais ricos, com melhor renda per capita e melhor sistema de educação (como os países nórdicos, por exemplo) são aqueles com maior percenteual de ateismo na população. Os mais atrasados ou pobres são os mais religiosos. Acho que isso já diz muito sobre o assunto... é o que eu digo: deus, se você pensar, não acredita.

6 comentários:

  1. Lineu,sabe que é engraçado, na cidade de Sao Paulo ocorre exatamente o oposto.
    Nas periferias estão os ateus e evangélicos(atraidos pela teoria da prosperidade) e nos centros a religião católica se mantém. Basta analisar alguns mapas para conferir.
    E para falar a verdade, ninguém deve seguir o cristianismo esperando riquezas deste mundo.
    O cristianismo deve ser tratado como uma filosofia de vida, baseado no amor ao próximo, na valorização da família...
    Será que o correto é atacar a religião, os políticos, defender aborto, maconha, como fazem algumas pessoas?
    As pessoas que mudaram o mundo foram aquelas que propuseram soluções. Jesus Cristo propôs soluções desde nossos problemas existenciais até problemas mais simples mas que nos inquietam. E ele não tinha um blog para divulgar essas idéias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valmor, não tenho esses dados sobre ateismo e religiosidade por região da cidade, só sei que as pessoas no Brasil que se declaram ateistas, agnósticas ou sem religião giram em torno de 15%, variando muito de estado para estado. Nada tenho contra as filosofias do cristianismo (veja post "Ateu e Cristão, porque não?") e sim contra sua exploração por uma igreja hipócrita como a católica. Sobre aborto, sou a favor da legalização, é importante notar que legalizar nao força ninguém a abortar, as pessoas religiosas podem continuar tendo seus filhos indesejados livremente mas as que não querem isso passam a exercer um direito básico. Jesus não tinha blog mas digamos que não fez falta, os evangelistas mentiram bem sem ele. Abraço, Lineu.

      Excluir
  2. Bem, se você não tem nada contra essa filosofia de vida, pelo menos não demontra. Existem aqueles que atacavam a filosofia cristã como Aleister Crowley daquela frase célebre "Faz o que quiseres pois é tudo da lei", mas você mesmo que indiretamente colabora para modificar padrões morais moldados no Brasil pela igreja católica.
    Se ainda não sabe, na igreja é que se aprende a filosofia cristã. Então se é contra a igreja é automaticamente contra tudo.
    Você está certo em contestar histórias bíblicas, criticar pessoas, mas, está errado em ridicularizar, generalizar, insultar fiéis com mensagens maliciosas, por exemplo colocando Hitler como exemplo de cristão... Dessa forma você perde a razão e parte pra baixaria. Se os ateus são tão mais inteligentes, vocês não precisam apelar assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valmor, leia aqui no blog o post "Ateu e Cristão, porque não?", nele eu exponho um ponto de vista diferente do seu, não acho que as mensagens do cristianismo - que são boas - tenham que ser obrigatoriamente tratadas da mesma forma que a igreja católica - de quem discordo.
      Ateus são vítimas de forte preconceito, um dos objetivos do blog é combater isso mostrando que religião não define caráter e o exemplo de Hitler é emblemático. Você pode não gostar mas ele era católico praticante e achava que tudo que estava fazendo tinha inspiração divina.
      Sua crítica sobre o tom do blog, no entanto, é ponderada e tem fundamento, vou refletir... obrigado.

      Excluir
  3. Bem, estamos entendidos então, eu li esse post que você pediu, achei legal sua opinião, sou contra fanatismo também e o importante mesmo são os nossos atos nesse mundo, minha religião ensina isso.
    Só vou postar aqui o link pra você dar uma olhada nos dados sobre religiosidade nas cidades grandes ok. Até mais.
    http://www.editora.vrc.puc-rio.br/materia_religiao-sociedade.html

    ResponderExcluir
  4. Um dia descobriremos se Deus existe ou não....talvez não estejamos juntos para discutir sobre isso !!!

    ResponderExcluir