segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Frases ateistas famosas, parte II.



Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências… Baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar. Carl Sagan


“Fé” significa não querer saber o que é a verdade. Nietzsche


A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis. Albert Einstein


Não consigo acreditar que o mesmo deus que nos deu inteligência, razão e bom senso nos proíba de usá-los. Galileu Galilei

5 comentários:

  1. Sou ateu, graças a deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Fé não é inerente apenas à religião, muito pelo contrário. Se a definição de fé é crer em algo que não se pode provar factualmente, ou seja, que na melhor das hipóteses existe apenas um indício de sua veracidade, para compreendermos e até evoluirmos a ciência é necessário uma grande dose de fé. Só a fé justifica um cientista perder a noite de sono ansioso para saber se o seu foguete vai ter sucesso ou não. Enquanto ele não é testado, só existe a fé: indícios (matemáticos) de que ele funcionará. E sobre os cálculos que não podem, até agora, ser provados na prática, mas tomamo-os como verdade e alicerce para evoluir cientificamente?

    E = m.c2 - que seu Avatar, Albert Einsten postulou, (muito mal empregado por você,já que ele cria sim em Deus (isso me fez rir) é um indício. Não se pode provar na prática, apenas se crê, e se tem fé que é uma equação que reflete a realidade em todo o universo.

    Meu ponto é provar que a ciência sem fé não existe.


    Nietzsche estava certo do ponto de vista social. Muitos ignorantes se escondem da verdade utilizando a fé. Ok, fato. Daí a dizer que ter fé em algo implica nesse algo ser falso é uma falácia total. Até porque se assim fosse, a ciência que se prova fato depois da fé e antes dos testes não seria possível, até porque assim como não se prova a existência de Deus, não se prova a sua ausência.


    A frase de Einstein está fora de contexto e, mesmo assim não pode-se interpretar que ele era ateu (que pública e notoriamente não era -- e eu não sei o que um sacerdote cibernético do ateísmo faz usando um crente como avatar), mas que apenas negava a formatação bíblica dele.


    Sobre Galileu eu nem preciso me esforçar. Quem o tolheu e cerceou foi a inquisição, que eu e você sabemos que não tem absolutamente nada a ver com Deus. Mas para deixar claro basta observar uma incoerência irrefutável de comportamento. A instituição Igreja não cumpria (e ainda não cumpre) os mais básicos dos preceitos cristãos: amor (amar o seu inimigo) e perdão.


    abraço

    ResponderExcluir
  3. David, Eistein era um cientista e como tal mantinha sua mente aberta para a evolução, o crescimento, as novas descobertas. Era um judeu social, aquele tipo de pessoa que se mantem dentro da sua comunidade por afinidades familiares, pessoais, morais e não por convergências religiosas. Mudou de idéia várias vezes em sua vida, a mais marcante delas foi ter sido defensor quase até o final da vida da idéia do universo estático, até finalmente render-se às evidências reveladas pelos telescópios mais modernos da época. Muita gente interpreta ingenuamente algumas de suas frases geniais - como "a ciencia está chegando á mente de deus" ao se referir a evolução da genética - para classifica-lo como teísta mas na verdade cartas recentemente descobertas e estudos mais aprofundados revelaram um Einstein fortemente ateu. O Estadão recentemente publicou uma serie de matérias sobre isso, com essa mesma conclusão (vou tentar achar o link para te passar).
    De qualquer forma, David, mesmo que não pudessemos chama-lo de ateu eu nada veria de errado em usar sua foto no meu blog. Não sou admirador dos que pensam como eu mas sim dos que, como eu, mantem sua mente aberta e livre de dogmas impostos por uma religiosidade primitiva.
    Se isso o faz rir, sem problemas, mas na sua alegada fé cristã posso encontrar em 1 minuto umas 10 razões bem mais engraçadas para você rir.
    um abraço,
    Lineu

    ResponderExcluir
  4. Limitou-se a falar do caso Einstein quando os outros argumentos seriam muito mais interessantes de serem discutidos.

    Sobre Einstein, não teria nenhum problema mesmo, é uma pessoa que você admira. Assim como não teria problema em usar um avatar de Michael Jackson, apenas fica fora de contexto.

    ResponderExcluir
  5. Cheguei super atrasada na discussão, mas não posso perder a piada.
    david: você usar um avatar do michael jackson não fica fora de contexto, afinal pedofilia e igreja tem tudo a ver! ahahahah

    ResponderExcluir