terça-feira, 6 de abril de 2010

Chico Xavier, o passado te condena.



No início de sua, digamos, carreira, Chico Xavier usava truques primários, amadores.
Vejam a foto ao lado e atentem para um detalhe: ela foi divulgada à época como sendo uma materialização de um espírito com quem o medium se comunicava.
Ou seja, ele afirmava - a sério - que essa pessoa ridiculamente vestida com um lençol era um espírito "materializado".
Reparem que Chico sorri e posa para a foto.
Mais tarde o "fantasma" foi identificado como sendo uma mulher com diversas passagens na polícia por charlatanismo, seu nome era Otília Diogo e foi presa poucos dias depois da foto em um quarto de hotel. 
Em sua bagagem a polícia encontrou - adivinhem - a fantasia de fantasminha, completa.

O truque era tão primário que CX logo parou com essas "materializações", alegando que seus textos bastavam e que, afinal, era preciso ter fé.
Isso depois de ser seguidamente desmascarado pelas Revistas Manchete e Realidade, sem que seu mito pareça jamais ter sido atingido.

Chico Xavier psicografou mensagens de pessoas vivas ou inventadas, caindo em armadilhas infantis preparadas pelos jornalistas. E "psicografou" um livro onde o espírito sei lá de quem descrevia em detalhes a vida em... Marte.

Datações erradas, erros históricos tolos, nomes impossíveis, textos plagiados, tudo isso foi exaustivamente mostrado nas revistas e pela TV na época.

Mas acreditar é sempre mais fácil que pensar.
Porque se pensar... não dá para acreditar no Pluft, o Fantasminha Camarada e amigo 
do seu Chico...ou dá?

Em tempo: observem o pano branco enrolado que parece sair da boca do homem sentado. Chico dizia ser "ectoplasma", fruto do exorcismo.

Acredite quem quiser, Lineu não quer.

275 comentários:

  1. Vai procurar oque fazer seu idiota!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... Sim... Vc devia fazer isso...

      Excluir
    2. É engraçado como é dificil pra alguns entender que este post não tem a intençao de questionar a caridade, a bondade ou o nivel de cultura do Chico, mas sim o quão ridiculo eram estes truques que ele e seus seguidores armavam pra enganar o povo (sabe-se la com que intenção). Eu a um tempo atras fui atras de informações sobre este lance de ectoplasma e encontrei mais provas de charlatanismo (como este caso de uberaba) do que da real existencia do fenomeno. É simples. Procurem. Leiam.
      Ele (Chico) foi bom pra muita gentr quando vivo? Pode até ter sido, mas esta foto é uma tiração de sarro discarada não de que discutir.

      Excluir
  2. É sempre estimulante receber comentários inteligentes como esse, como é bom debater com pessoas assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom seu texto, mas achei que não explicou muito... sou ateu, e acho que Chico Xavier era um puta lorotero. tem uma galera que ta falando "acho difícil alguem creditar nesse texto", porra, tão achando mais fácil acreditar que o cara fala com fantasmas doque que ele seja 1 charlatão...

      Excluir
  3. O que não falta nesse mundão de meu Deus é idiota pra acreditar em qualquer coisa que lhe é apresentada, o Chicão aí se aproveitou disso pq tinha necessidade de aceitação, só acho que ele estava errado por não se importar tanto com a grana e não ter comprado uma Ferrari. No mundo tem gente pra tudo e ainda sobra uma para tocar gaita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitado, era um cara depressivo, feio, discriminado pelo seu homossexualismo. As fraudes dele não eram por grana, mas por reconhecimento. Ele buscava ser aceito e amado, e para tanto criou-se o mito. Um cara inteligente.

      Excluir
    2. Pow cara... tu é um idiota também... por acreditar em Deusa!

      Excluir
  4. É mais fácil ser idiota nesse mundo, e escrever um bando de babaquices, né não meu véi!?

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Renata, que comentário inteligente!
    Vou me matar sim... quem sabe encontro no céu o Tio Chico e seus fantasminhas... quer que leve algum recado?

    ResponderExcluir
  6. E ao Anonimo eu respondo: sim, é muito mais fácil.. você acabou de provar isso.

    ResponderExcluir
  7. Fico muito impressionada como nos dias de hoje ainda existam pessoas como o Sr.Lineu(detalhe,Chico nunca precisou se esconder atras de nehuma foto,nem de Einstein)Se o Sr.é ateu ou não,parabéns,é uma escolha sua.
    Mas não denigra a imagem de uma pessoa que só viveu para praticar a caridade,que viveu em benefício de seu semelhante,que poderia ter vivido de forma rica e confortável ao publicar uma infinidade de livros(o que sabemos o quanto é dificil se vender livros em nosso país)renda que dedicou a ajudar e auxiliar os mais miseráveis.
    Ainda que fosse um impostor como o Sr.se refere,e o Sr. o que já fez pelo bem de seu semelhante?Pq acredito que mesmo o Sr.sendo descrente que Deus exista,ainda assim tem consciência que vivemos em sociedade e que devemos nos ajudar mutuamente?Quantas vezes seu nome foi reconhecido no Brasil por qq benfeitoria? E internacionalmente?
    Respeito sua decisão e opção em ser ateu,mas não compreendo o pq de jogar pedras em outras pessoas apenas para encher espaço em um blog?Seja útil,vá a hospitais,dê apoio a doentes em estado terminal,visite crianças com cancêr,vá a um asilo ter verdadeiras lições de vida,preencha seu tempo com coisas mais úteis ao invés de ficar falando mau,criticando pessoas que nem ao menos podem se defender de ofensas de pessoas como vc...lamentável...Obrigada por sua atenção Sr Lineu

    ResponderExcluir
  8. Claudia, apesar da nossa evidente e profunda diferença de opinião sobre o assunto, eu agradeço pelo seu comentário. Debates aprofundam idéias e movem o conhecimento humano para a frente. Neste sentido, você não deveria ficar impressionada por existirem ateus como eu pois quanto mais a ciência avança mais pessoas abandonam seus dogmas tolos e passam a raciocinar sobre novas possibilidades. E eu não me escondo não, debato abertamente o tema do ateismo em diversos foruns e blogs. O nome Lineu é apenas uma rima criada para o blog e a foto de Einstein é uma homenagem a alguém com quem me identifico pois foi criado dentro da religião mas dela se afastou até se revelar ateu. Como eu, o Lineu.
    Sobre o que eu faço ou não pelo próximo... sua acusação foi tola, vazia e totalmente desprovida de embasamento, já que você não me conhece e por isso não tem a menor idéia de como eu seja ou o que eu faça e foi preconceituosa ao assumir que eu não ajude ao proximo por ser ateu. Mas você pode ter uma pista lendo o post sobre ser ateu e cristão ao mesmo tempo. De qualquer forma posso lhe adiantar que faço sim, e muito, pelos outros, a caridade gera uma energia boa e dividir com quem tem menos é para mim principio basico de civilidade que nada tem a ver com religião ou fé. Sobre Chico Xavier, eu não questiono sua bondade, seus atos de caridade, nada disso. Ao que me consta tratava-se de pessoa boa e caridosa mas não é sobre esse seu lado bom que meus posts tratam e sim sobre a precariedade das fraudes que cometia. Claudia, o que concretamente você poderia me dizer sobre as fotos? Uma mulher coberta com um lençol, um homem com pano branco na boca...cartas escritas pelo espirito de gente que nunca existiu, mensagens enviadas a pessoas mortas como se vivas estivessem, livros "psicografados" cheios de erros historicos, datações erradas, nomes trocados. Se Chico Xavier não era uma fraude era então um caso de multiplas personalidades mas sinceramente isso me parece bem improvavel. Como ateu eu não creio na existencia do plano espiritual e assim considero fraudes não apenas tudo que se relaciona a mediunidade de Chico Xavier mas também de qualquer movimento espírita, umbandista ou qualquer outro da linha. Chico pode sim ter sido um homem bom mas na minha visão jamais falou ou se comunicou com espirito algum simplesmente por eles não existirem e nada do que você disse prova o contrario. Se você tiver mesmo interesse pelo assunto leia "O Mundo Assombrado pelos Demonios", do grande cientista Carl Sagan, lá ele explica detalhadamente como funcionam essas fraudes e como operam pessoas como Chico Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, matou a pau. Esses bobinhos sofrem daquilo que Richard Dawkins chama de "o profundo desejo de acreditar" Mesmo que seja mentira.E isso é doença.

      Excluir
  9. Lineu, é perceptível que você é uma pessoa inteligente e que, como todas as pessoas inteligentes, respeita a opinião de quem discorda de você, pois essa é uma forma de aumentar seu conhecimento, no entanto, penso que é importante em um debate sério, como o que você propoe aqui, apresentar a fonte quando algo é citado. Você poderia indicar a fonte que afirma que o Chico Xavier alega que a mulher dos lençóis é uma materialização. Também a fonte que comprova que a mulher era uma charlatã que foi presa. Não duvido de você, porém o princípio do seu argumento está fundamentado nessa descrição da foto e você não indicou a fonte.

    ResponderExcluir
  10. Caro leitor, posso propor uma linha de raciocínio lógico que fará com que a simples existência dessas fotos possa ser considerada por você como prova indiscutível da fraude nelas contidas. Comece observando que não são fotos tiradas de terceiros, de pessoas desconhecidas ou sem identificação, o próprio Chico Xavier está presente nelas.
    E as fotos foram entregues pela equipe de Chico aos repórteres da revista O Cruzeiro (que tinham ido até Uberaba fazer uma matéria sobre o médium) como provas das materializações espirituais que vinham ocorrendo nas sessões lideradas por Chico. Foram publicadas na edição de Janeiro de 1964 da revista.
    Porque Chico posaria para uma foto dessas e a entregaria à revista de maior circulação no país na época? Se ele tivesse qualquer questionamento sobre a seriedade da foto não estaria nela... ou não a divulgaria... ou a negaria caso alguém a divulgasse. Mas, como se sabe, não foi isso que aconteceu... elas foram entregues como “provas” à revista e jamais foram desmentidas, nem por Chico nem por ninguém a ele ligado.
    Se eles não negam nem a autoria nem o conteúdo... somos obrigados a concluir que realmente afirmavam tratar-se da materialização de um fantasma e de alguém liberando ectoplasma pela boca. E, convenhamos, aquela figura ridícula da mulher coberta por um lençol não pode ser considerada prova de nada a não ser do amadorismo com que as fraudes do Sr. Chico eram montadas 50 anos atrás.
    Waldo Vieira, médium assistente de Chico, afirmou sobre o espírito “materializado” :

    “...é um ser igual a qualquer outro. Nós pegamos no seu braço esquerdo e na sua mão esquerda. A materializada estava envolvida por um véu, uma espécie de filó, mas aprofundamos o dedo até encostar no seu braço e achamos que é um braço igual a qualquer um nosso, apenas com a temperatura um pouco mais baixa. Disso nós não temos dúvida, porque não é a primeira vez que nós comprovamos fenômenos semelhantes”.

    Ou seja, o braço direito de CX afirma e confirma com todas as letras que aquela mulher coberta por um lençol é um espírito materializado.
    Leitor, observe que o chamado “véu”, se verdadeiro, também deveria ser considerado uma materialização, mas não se fala disso. E esse véu, estranhamente, possui uma abertura à frente dos olhos, o que nos faz perguntar: para que? Um espírito não precisaria disso para enxergar... mas uma pessoa coberta por um lençol, sim.
    Sobre a farsante que se encontra sob o lençol seu nome é Otilia Diogo, ela foi presa em outubro de 1970 sob diversas acusações de charlatanismo. Uma longa matéria sobre ela foi publicada nesse mesmo mês pela revista Realidade.
    Já me alonguei demais... mas você poderá ler mais detalhes sobre ela nesse link:

    http://obraspsicografadas.haaan.com/2010/resgate-histrico-revista-o-cruzeiro-de-21031964/#more-494

    Há uma outra sequencia de fotos ainda mais ridícula que essas que postei, onde os “espíritos” são colocados dentro de uma jaula e a equipe de Chico argumenta que não poderia haver fraude porque as grades da jaula trespassam as figuras dos espíritos... se você olhar as fotos tem vontade de rir ou chorar pois trata-se claramente de um arranjo primário... mas vou deixar essas outras fotos para um outro post.
    Obrigado pela visita, abraço, Lineu.

    ResponderExcluir
  11. É... As pessoas precisam acreditar, precisam dar sentido ao seu dia, precisam de fé. São carências, tão bem colocadas na Psicopaltologia da Vida Cotidiana- Freud- e nais em um sem número de análises. Falar para elas isso tudo que você diz não adianta nada, nada. Mas você insiste, o que é muito bom, salutar, informa para nós que ainda existe inteligência.

    ResponderExcluir
  12. Lineu, vai estudar antes de falar que isso é um lençol. O senso comum é nosso maior inimigo. Julgar algo sem conhecer é pior ainda. A terra já foi incondicionalmente o centro do universo e deu no que deu. Tudo ao seu tempo! Um abraço! José Carlos Faria!

    ResponderExcluir
  13. José Carlos, graças a seu comentário acabo de perceber, realmente, não é um lençol, é um fantasma !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahahahahah depois do comentário dele eu também percebi, é um, fantasma.

      Excluir
    2. Muito obrigado por esse momento, Lineu!
      HAHAAHAAHHAHAHAHAAHAAAHAHAAHAHAAAHAAAAHAAAAHHAA

      Excluir
  14. Meus queridos irmãos!
    De minha parte, o que segue, não é em defesa daqueles que são contra Chico Xavier; nem tão pouco daqueles que são a favor de Chico, tanto que a obra desse médium não necessita de minha insignificante defesa.
    O que busco aqui é sugerir a união de todas as inteligências na busca de contribuirmos uns com os outros para melhorarmos nossos entendimentos na montagem do grande quebra-cabeça sobre o Universo.

    Tanto quanto possível, devemos evitar o maldizer, pois a verbalização ou vibração mental de sentimentos tortos, serão causas de nossos desequilíbrios. E de nada nos ajudarão.
    A Verdade não precisou nem de Jesus para defendê-la ou expô-la aos Senhores da Lei e dos senhores do poder temporal. Jesus somente exprimiu o que possuia dentro de si: Amor! ("Amai-vos uns aos outros!").

    Da mesma maneira, a meu ver, Chico Xavier, sendo seguidor convicto de Jesus Cristo, exprimiu o que havia em seu íntimo, distribuindo Amor e Caridade aos que necessitavam àqueles que cruzaram o seu caminho. E isso é fato. Não há necessidade de defesas.

    Clamo, com toda sinceridade, que nos unamos com bons sentimentos com todos, cada qual trazendo seu grau de entendimento e conhecimento para refletirmos sobre o que é exposto, sem agressões partidárias, pois o planeta Terra é morada da Humanidade, família humana, com seus indivíduos com formas de pensar diferentes uns dos outros. As bagagens de nossas vivências são importantes para o grande aprendizado. Sempre haverá algo no outro para nos trazer algum esclarecimento.

    Ao irmão Lineu o meu melhor sentimento de Paz e Amor.
    Aos meus outros irmãos, da mesma forma, Paz e Amor.

    Nilton Bustamante
    nilton.bustamante@superig.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nilton, se sua sugestão é a "união das inteligências para entendermos o quebra cabeças do Universo" minha contribuição será sempre a de tentar mostrar que existe uma outra forma de se encarar a vida e seus misterios que não as lendas e dogmas tolos das religiões. E isso inclui chamar a atenção sobre casos como o de Chico que, apesar de ter sido um bom homem, caridoso e carinhoso com os necessitados nunca passou de uma fraude. Ou voce acredita em fantasminhas com lençol na cabeça?

    ResponderExcluir
  16. Bem eu conheci a obra do chico ah pouco tempo meu caro e achei fascinante... Mas como você está bem mais fundamentado do que eu... Bem segundo você ele não passa de um charlatão, Mas não seria um charlatão muito culto, pois ele escreveu mais de 400 livros e alguns dos escritos foram em até outras línguas !!! E o caso do rapaz que foi absolvido da condenação de homicídio pelo melhor amigo, e a justiça o absolveu por que um calígrafo confirmou que a assinatura era do falecido? Será que todo uma banca de júri e juizes da época seriam todos Espíritas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande coisa, Elvis...vc cometeu uma das piores falácias de todas: apelo à autoridade. Só pq Chico Xavier escreveu 400 livros e que alguns desses livros foram editados em outras línguas não significa que ele realmente era um médium. Vai ser precio bem mais do que apelo à autoridade e uma suposta ajudinha do mundo espiritual em um caso de condenação de homicídio pra me convencer sobre a mediunidade de Chico Xavier e sobre a existência de um mundo espiritual.

      A banca de júri e os juízes - considerando que esta estória realmente tenha acontecido - poderiam até não ser espíritas, mas se caíram nessa eram ingênuos de doer.

      Se esse método de ajudinha do mundo espiritual ajuda uma pessoa inocente a ser culpada por assassinato, pq isso não acontece com todos os casos de pessoas que estão na cadeia há anos por um crime que não cometeram? Não seria mais simples que o espírito da pessoa assassinada aparecesse no tribunal para inocentar a pessoa? Pq isso não acontece? Será que essas entidades espirituais são preguiçosos ou não estão nem aí para uma pessoa inocente passar 30 anos num presídio numa cela super lotada? Ou será que esses espíritos são incompetentes e inúteis? Ou - o mais plausível - será pq isso não passa de crendices sem embasamento algum, talvez?

      Excluir
  17. Elvis, ele era culto sim e aparentemente muito boa pessoa, caridoso e sempre engajado em boas causas, eu não questiono isso. Mas para voce crer que ele não era um farsante é preciso encarar essas fotos com a mulher coberta pelo lençol e acreditar nelas Voce acredita? os jornalistas das revistas Manchete e Realidade não acreditaram assim fácil e foram verificar mais a fundo, acabaram descobrindo que a tal mulher tinha antecedentes policiais justamente por fraude, se voce ler os posts e os comentários vai achar links que dão o nome e a historia completa dela. O caso que voce cita eu desconheço, vou pesquisar e posso comentar aqui depois mas lembre-se que a justiça no Brasil é tão corrupta e manipulável quanto o legislativo, não é nada dificil conduzir um caso para uma sentença dessas se o juiz assim quiser...no meu caso, como um 100% ateu, não perco nem um minuto da minha vida com provas assim já que para mim não faz sentido algum alguém morto voltar a terra para assinar bilhetes psicografados... e não porque um eventual fantasma nao tivesse nisso grande interesse mas sim porque morreu, acabou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lineu, o mais incrível é que esta não é a única decisão neste sentido. Em pelo menos outra oportunidade a prova psicografada foi aceita. Um absurdo sem tamanho, já que a decisão judicial que aceitou esse tipo de prova colocou um fim numa dúvida ancestral da Humanidade: há ou não vida depois da morte.

      Excluir
  18. embora ningem possa voltar atras e fazer um novo começo ,qualquer um pode recomeçar agora e fazer um novo fim, amaivos uns aos outros como eu vos amei , ame o seu proximo como a sigo mesmo

    ResponderExcluir
  19. essa sua foto é uma montagem criada por você e lembre , o espirito da treva vem da astucia e da seduçâo pro malefício , o ateismo é a obra mestra do engano é mais facinante e bem sucedida ilusao de satanas calculada para atrair a simpatia dos que tiveram que levar o seus queridos a tumba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que provas vc tem de que o Lineu fabricou essa foto? Por favor, se tiver evidências concretas de que o Lineu fabricou esta foto, mostre...senão vc está acusando alguém sem ter provas e isso cai no crime de calúnia.

      Excluir
  20. meus filhos ,não sigam o lineu por favor ele não e uma pessoa de deus ;o ateismo e uma religião camuflada atras do satanismo

    ResponderExcluir
  21. Olá Lineu! Tudo bem? Eu tenho quinze anos e sou espírita. Bom, de fato, esta foto é bem suspeita. Mas me responda, como você sabe que não sabe que é uma montagem. Segunda pergunta, se ele não fez mal algum à ninguém (pelo contrário, fez bem a muitos distribuindo cestas básicas e trazendo o conforto para pessoas que perderam entes queridos) porque implica tanto com ele?
    Obrigado e aguardando réplica...

    ResponderExcluir
  22. Mat, eu não implico com ele não e se voce ler várias das minhas respostas aí em cima vai ver que eu reconheço e admiro o lado bom e caridoso de Chico. Sobre a foto, ela foi entregue às revistas pelo próprio Chico, que queria dar prova das materializações. Logo, não é uma montagem feita por inimigos dele e sim uma bobagem dele mesmo bem no inicio de sua carreira. Meu problema com Chico Xavier é a fraude dos livros e das mensagens psicografadas, quem é do bem não devia enganar as pessoas.

    ResponderExcluir
  23. poxa vida e´muito comico as pessoas não perceberem que se trata de uma farsa ou seja uma fraude,esta mulher do lençol.
    infelizmente alguns seres humanos precisam acreditar em mentiras. e outros se aproveitan disto para se dar bem.

    ResponderExcluir
  24. E ainda dizem que contra fatos não há argumentos. Tu põe uma foto dessas e aparece gente pra DEFENDER O CHARLATÃO? Difícil entender a lógica: " tudo bem se aproveitar da fé pública se vc for caridoso e não cobrar pelos serviços"!?

    ResponderExcluir
  25. Juarez, é o que eu sempre digo, é muito mais fácil acreditar do que pensar. Quando o charlatão diz o que as pessoas querem ouvir... não há fato que o desminta e isso vale para numerologia, horoscopo, amarração do amor, vidência e, claro, a maior de todas, o espiritismo e todas as suas vertentes.

    ResponderExcluir
  26. Claudia, faço minhas as suas palavras.... até pq não vale a pena debater c/ tal pobre e desinformada alma... Vale ressaltar seu conselho em visitar hospitais, orfanatos e demais locais onde SE FAÇA O BEM SEM PEDIR NADA EM TROCA como fez o nosso querido irmão CHICO XAVIER.
    É bom lembrar tbm que cristão, umbandista ou até mesmo ATEU pode ajudar O SEMELHANTE e ao invés de falar mal de alguém tão querido e iluminado como nosso irmão, faça algo de útil para o mundo... seja útil e use seu tempo ajudando...

    Que Deus o abençõe

    ResponderExcluir
  27. Karem, seu comentário é de uma pobreza só... quer dizer que para voce o que conta é se a pessoa foi boa e caridosa, se era um farsante ou não, não importa?? Você é preconceituosa e sua opinião revela ignorância crônica, ateus podem ser tão ou maia caridosos que religiosos (principalmente do que os hipócritas, que não são poucos). Crer ou não em deus não guarda relação com solidariedade ou caridade, lembre-se que há países onde o ateismo é maioria (Japão, Suécia, etc) e a população não parece ser composta por pessoas sem coração ou cruéis. Chico, como já cansei de comentar aqui, era bom e caridoso, ajudava as pessoas e ninguém nunca me viu ou ouviu critica-lo por isso. Minhas críticas são pela charlatanice, pelas fotos com fantasminhas fajutos, pelos livrinhos de 5a categoria que escrevia, cheios de erros e com filosofias baratas e medíocres como Nosso Lar e outros. O mundo está cheio de picaretas bonzinhos, faz parte da estratégia deles.

    ResponderExcluir
  28. Aliás, Karem, leia a resposta que escrevi para a Claudia, aí acima, está um pouco mais completa e contem uma perguntinha que voce, como ela, não responde: porque Chico aparece ao lado dessas pessoas cobertas por lençol?

    ResponderExcluir
  29. Eu sugiro para aqueles irmãos, que duvidam do nosso qrido Chico Xavier, que façam uma visita onde ele morou em Uberaba/MG, hj é um museu aberto para visitações! E conheçam tbem os trabalhos que ele realizava com muito amor e dedicação!!! Que tenho certeza que encontraram respostas que chegarão direto no coração de vocês!
    Um exemplo de humildade e amor!!!
    Assistam o programa Pinga Fogo, onde ele foi entrevistado por cientistas,parapcicólogos, entre outros... Vejam suas respostas....
    Desejo a todos vcs muita Paz em seus corações!
    Carolina Wendel
    carolina_a2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Meu Deus, agente se surpreende mesmo com idiotas como você "Lineu"! Uma pessoa que escreveu tantos livros com tantas revelações como Chico Xavier, tem que ser muito criativo mesmo né?? Nossa! Claro eu vou ali agora inventar umas histórias e lançar livros para serem vendidos e bater récordes! Não sei porque as pessoas criticam coisas que não tem a ver com elas. Não é Lineu? Deus não tem nada a ver contigo correto? Então! Ser ateu não tem nada a ver comigo e eu não critico poxa. Se tu não tem nada o que fazer mais vai fazer coisas boas, assim como a Claudia te falou. Além do que eu falei aqui faço minhas as palavras dela. Você é um fraco fazendo isso.

    ResponderExcluir
  31. E ainda tem que ser "aprovado" pelo querido para ficar visível! Hahahahaha! Não, não... Cada uma que eu vejo!

    ResponderExcluir
  32. Exaltado anônimo, então explique aqui para o idiota do Lineu os fantasminhas ao lado do velho Chico... a mulher com o lençol...explique, estou esperando.

    ResponderExcluir
  33. Comentário pobre.... pois é ó grande Lineu... mas prefiro assim...simplicidade e objetividade... não falo dos ateus , falo de vc quando digo q pode ajudar e ocupar seu tempo com caridade ( e olha q essa palavra tem um sentido beeemmmmm amplo viu).
    Não posso te responder ... não estava presente e não sei do que se trata tal foto, mas não costumo enaltecer coisas negativas em ninguém...e que atire a 1ª pedra ... de certo vc desconhece a Doutrina Espírita e toda OBRA de Chico Xavier e seu trabalho maravilhoso... de certo nunca ouviu ou simplesmente leu algumas palavras de conforto e esperança quando perdia um ente querido...
    As palavras caro Lineu, teem poder... e usá-las para o bem ou mal é sua escolha... mas atente mais para coisas q REALMENTE enriquecem sua vida e não passe pela vida sem ACRESCENTAR ...
    Jesus foi questionado tbm e por pessoas que provavelmente se assemelham a vc...
    CARIDADE E TRABALHO SEMPRE são edificantes ... experimente um dia...

    Fique na paz do Pai!

    ResponderExcluir
  34. Sinceramente, não entendo o porque de você, Lineu, chamar de fraude ou farsa esta foto... Tomando os comentários acima, que tanto disseram da bondade, caridade, e tantos outros atos dignos de serem reverenciados a Chico Xavier!
    Em "nossos dias atuais", está em extinção pessoas como Chico Xavier, Madre Tereza, Gandhi e tantos outros benfeitores que estiveram presente conosco! E ainda tentaram demonstrar o verdadeiro amor ao próximo! Daí você me diz... O que Chico ganharia em fraudar uma foto como esta ou qualquer outra? Dinheiro????? Casa???? Bens materiais??? O que sabemos de Chico, e é possível verificar sua autenticidade, na cidade onde ele viveu grande parte de sua vida - Uberaba/MG - dá uma ida até lá.... Procure saber como ele vivia, do que seu tempo era preenchido. Dos livros que publicou jamais retirou um centavo se quer das vendas... Sempre reverteu os valores arrecadados à Instituições Beneficentes. A casa em que vivia (que hoje virou museu "Chico Xavier") era pequena e humilde... Então não vejo razões para ele querer fraudar algo assim... Pense melhor antes de denegrir imagens de pessoas belas como foi o nosso querido Chico! Tudo que eu disse aí acima pode ser comprovado, vá até Uberaba/MG...
    Não sou contra o ateísmo, tanto que tenho amigos que são ateus... e nenhum deles fazem comentários como estes... Pra concluir, penso, estamos num mundo que esta cada dia pior, com guerras urbanas, ações da natureza que estão matando pessoas, como moscas!
    Deixemos as pessoas, buscarem a resposta do seu eu e da vida na consciencia!
    Postar comentários como este seu, é manipular pensamentos.... Cuidado com que escreve, pois você pensar é uma coisa, dizer o que pensa em "público" de temas polêmicos como este é um ato bastante irresponsável de sua parte.
    Procure Lineu, embasar seus comentários, e citar fontes responsáveis e sérias...

    ResponderExcluir
  35. 1) Se a foto não é fraude, é o que?
    2) Para as pessoas "buscarem a resposta do seu eu" é preciso conhecer todas as linhas filosoficas. Essa é a minha colaboração, mostrar um pouco do outro lado.
    3) Ninguém aqui manipula pensamentos, isso é ato falho de religioso, que faz isso o tempo todo. Eu escrevo sobre o que penso e sinto, le quem quer e cada um faz com o que le aqui o que quiser, inclusive nada.
    4) Moro em um país livre, escrevo sobre o que eu quiser. Que ameaça mais medieval foi essa, o unico cuidado que eu tenho que ter é o de escrever de acordo com minha consciência, só isso. Religiosos podem berrar suas idéias em todas as midias ao nosso redor mas um ateu divulgar suas teses em um blog é irresponsabilidade? Mas porque??
    5) E você, quais são as fontes que voce citou?

    ResponderExcluir
  36. Karem, para voce eu digo:
    1) Não sou Grande Lineu nem nada parecido, só uma pessoa que divulga suas idéias em um blog.
    2)Você não me conhece, não sabe se faço caridade ou não. Está, portando, sendo preconceituosa ao achar que só pessoas religiosas são caridosas e solidárias e uma coisa nada tem a ver com a outra.
    3) Eu li o Livro dos Espiritos e o dos Mediuns, além de Nosso Lar e outros que não me lembro agora. De novo voce afirma coisas sobre mim sem saber, eu critico o espiritismo por conhece-lo muito bem.
    4) A foto, Karem, a foto... dificil explicar, não é? Chico em pessoa divulgou essas fotos como provas de suas materializações mas qualquer um pode observar que não passa de uma pessoa com um lençol por cima, concorda? É o que eu sempre digo, questionar dá trabalho, acreditar é sempre muito mais fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me irrita ver a quantidade de pessoas que usam as mesmas acusações... não custa nada ler a opinião do Lineu para entender o sentido da informação, sinceramente deve se sentir exausto em repetir que Chico foi uma bom homem.. pilantra, mas um bom homem rs
      Lendo os comentários ficou claro que por admiração as pessoas se comportam de maneira irracional..
      não levando em consideração que Chico antes de ser essa pessoa admirada foi um homem e como todos os outros homens teve seus defeitos... e as mesmas pessoas que dizem que o humano é imperfeito em situações como essa ignora a própria mensagem .. fazer oque né?

      Excluir
  37. A desinformação leva a duvida.É simples não se acreditar quando não se vive.acredito sim nele,é verdade,e seria muita ignorancia achar que alguém que nunca quis um centavo de seus livros faria uma farsa,pq ele faria isso mesmo???O espirito jamais morre,sempre vive,ou vc acha mesmo que vc se acabará um dia?

    ResponderExcluir
  38. A farsa ocorreu de forma mais explicita no inicio da carreira dele, com o tempo ficou ele ficou mais sofisticado em seus métdos. Fez isso, suponho, para adquirir fama, Chico não se ligava em dinheiro e sim em fama. Quanto ao espirito, é exatamente o que eu acho, morreu, acabou.

    ResponderExcluir
  39. Ateísmo é disfarce do satanismo? Caramba, conheço ateus com um grau de ética muito maior que de qualquer diligente religioso! Incrível como esses porta-vozes do espiritismo consideram-se superiores e dispostos a rechaçar com discuroso vazios qualquer manifestação sóbria e relevante sobre a fraude do discurso. E Deus me livre de mais um filme sobre Chico Xavier - tem outra "pérola" chegando aí! No ano passado, o cinema brasileiro cometeu duas das piores desculpas para difundir espiritismo no cinema! Se os irmãos Lumiere soubessem a "utilidade" que encontrariam para a arte que eles criaram...

    ResponderExcluir
  40. A verdade cedo ou tarde aparecerá!

    ResponderExcluir
  41. João, e vem aí uma mini série na Globo...mais Chico e seus fantasminhas. Se voce quiser um antídoto no youtube dá para ver o "Religulous" que é hilário, voce já viu?

    ResponderExcluir
  42. Essa foto realmente parece ser uma farça...O Chico não necessitava de tal,contudo, é uma prova contra ele e visível a olho nú.
    Olha lineu, há muitas coisas entre o céu e a Terra que são mistérios, não cabe a mim dizê-las pois reconheço q é uma pessoa bem informada e sabe exatamente do que falo...o rspírito é ETERNO e vc sabe disso não quer reconhecer!

    ResponderExcluir
  43. Eu sei disso? Como assim? Não acredito em espiritos nem em vida eterna. E os misterios que voce cita para mim são as lacunas da ciência, quanto mais ela avança... menos serão os misterios. Quanto ao Chico, ele não precisava disso... depois de ter ficado famoso mas no inicio essa foi a sua estrategia de promoção.

    ResponderExcluir
  44. Mais uma pseudo religiao com o intuito de arrecadar dinheiro, ele era um charlatão e como muitos pastores, milhoes ficarao ao lado dele e por ele morrerao e matarao.

    ResponderExcluir
  45. Ah Lineu se vc não acredita também não deve sair falando mal! Várias pessoas saem falando mal de quem é ateu ou cético, acho que você está sendo como eles.
    Quanto ao Chico, aprendi muito com suas palavras, se foram psicografadas e se são verdadeiras ou não, é algo que fica reservado para o futuro, mas aprendi com elas ao meu modo.
    Não vou a igreja, nem gosto dela, mas os textos "para mim" é claro, tem sua riqueza.
    Agora pense, ele poderia simplesmente ter comprado um carro caro, ganho várias mulheres, vivido bem e sumido como tantos que vemos por aí, mas decidiu levar uma vida de caridade, não sabemos de nenhuma mansão comprada, jatinhos e afins.
    Quanto a você, por que ao invés de ter um blog para sair falando mal dos outros porque não pensa em fazer um blog com coisas "úteis" para ateus ou crentes, sem distinções?
    Ou, porque não faz com que seja um blog de discussão, assim ninguém se ofende!

    ResponderExcluir
  46. Aos leitores informo que não vou mais responder aos comentários deste post, cansei de ler e falar sempre a mesma coisa. Os comentários - a favor ou contra - são sempre bem vindos e serão todos publicados e quem quiser saber o que eu penso basta ler todas as respostas que dei anteriormente.

    ResponderExcluir
  47. você dissertou:

    "Chico Xavier psicografou mensagens de pessoas vivas ou inventadas, caindo em armadilhas infantis preparadas pelos jornalistas."

    Você pode provar isso ?????

    Posta aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessoa A: Deus existe.
      Pessoa B: Então prova aí

      Excluir
    2. pessoa A:Deus Existe
      pessoa B:Vc tem como provar isso?

      Excluir
  48. Boa tarde Lineu.

    Acompanhei o debate acima e percebo que realmente a foto é estranha. Todavia, CX foi uma pessoa que adquiriu muitos inimigos durante sua vida, pois essas pessoas eram descrentes e a Igreja Católica, que era muito forte na época, não aceitava o espiritismo. Será que não foi uma montagem ou talvez alguma matéria armada para enfraquecer o espiritismo? Pode ser não acha?


    Creio que vc, sendo Ateu, deve ser uma pessoa que acredita muito em provas científicas, para tanto, a física moderna, através de cientistas e estudioso já confirmou a existência do esperítimo e de muita energia no ser humano. Se precisa de provas, dê uma pesquisada sobre o tema.

    Vc afirma que CX era um charlatão que durante anos enganou as pessoas, mesmo escrevendo quase 400 livros, com temas variados, muito à frente daquele tempo, reconhecido mundialmente e, tudo isso, com o mínimo de estudo, pois não tinha tempo para tal, devido à sua vida dedicada ao bem, caridade e ajuda às pessoas.

    Pois bem, diante disso, gostaria que me respondesse apenas uma pergunta, qual seja:

    Se era um charlatão, que técnica utilizava para psicografar milhões de cartas de pessoas que já haviam morrido, de diversas partes do mundo, sendo que fazia isso na frente de seus familiares vivos, sem nunca te-losn visto antes, falando de assuntos que só esses familiares tinham conhecimento e, ainda, firmar com a assinatura da própria pessoa (já falecida) e em sequência, ou seja, uma atrás da outra, sem descanso e sem consultar ninguém ou nenhum material?

    Tive uma experiência dessa na família, com meu avô e, por isso afirmo que ele relamente era um fenômeno, certos que com seus erros, tendo em vista que era um ser humano e por ser o espiritismo uma ciência não exata.

    Valeu, aguardo resposta

    Abraço

    Saulo

    ResponderExcluir
  49. Lineu, você é ridículo, suas conclusões precipitadas dos assundo sobre Chico Xavier são ridículas. Todas as vezes que alguém fala sobre algo bom que ele fez ou algo fascinante feito pelo mesmo, você simplesmente leva o assunto pro lado das fotos.
    Se você nao sabe existem várias outras fotos que mostram materializações que Chico presenciou. Procure melhor informações antes de postar em um blog impondo suas opiniões idiotas. Na minha opinião você é uma pessoa carente que necessita de algo ou alguém.E ao invés de procurar o necessário acaba fazendo essas coisas injustas com alguém q nem pode se defender pois está amparando encarnados e desencarnados. Você tem todo o direito de impor sua opinião que pra mim e milhares de pessoas nao vale nada, mas da próxima vez que quiser fazer isto procure direito e pense bem antes de postar alguma coisa. Que Deus tenha piedade de você, e de suas opiniões sem conceito algum.

    ResponderExcluir
  50. caro irmao lineu...mesmo sendo ateu somos irmaos em cristo..e um dia voce vai saber disso, quando estiver diante dos anjos do senhor!!! como eu disse , caro irmao em cristo, quer voce acredite ou nao um dia estaremos todos diante do senhor jesus...e não adiante postar se eu posso provar isso, porque seria um comentario de um tamanho absurdo e embecilidade de sua parte!!!agora com toda a sua inteligiencia, se voce acredita mesmo que é a ciencia que vai te salvar..ponha um quadro do seu cientista amado na parede de seu quarto e todos os dias ajoelhe sobre perante ele e peça por sua salvaçao, pois o fim esta proximo e todos nos com as nossas devidas crenças devemos buscar a salvaçao dos nossos pecados.....amem irmao em cristo!!! pença antes de chamar alguem de farçante e so para completar...essas revistas que voce tanto comenta que fizeram reportagem a respeito de chico xavier onde estao??? nao vsi postar ai como resposta que chiquinho pagou para elas falirem...rsrs!!!!

    ResponderExcluir
  51. Caro Lineu, meu nome é Malou
    Você gosta de atrito, não acho que o debate evolui algo, apenas causa polêmica e desordem, cada um acredita e pensa do seu jeito não precisando exteriorar, se eu exteriorar sempre minhas convicções é um sinal claro de falta de convicção pessoal!
    Lineu ateu o Malou te analisou

    ResponderExcluir
  52. Isso que é nao ter opiniao propria!!! Uns babacas daquela epoca(a imprensa),que estavam incomodados com o dom de Chico Xavier, e que, claro, queriam a todo custo menosprezar o trabalho dele e com isso baterem recordes de vendas de jornais e tambem se promoverem profissionalmente ainda atingem aluados de hoje, em pleno seculo 21. Nao esquecam que os puros de coracoes e bondosos sao os que mais sofrem no mundo, um exemplo, Jesus Cristo!!!!

    ResponderExcluir
  53. Que a foto era uma fraude, lá isso era.
    Ficou comprovado por jornais, foi uma fraude reconhecida pelo próprio Chico.
    Mas quem não erra? O Chico errava (por que ele não haveria de errar?), eu, você e o Lineu erramos.
    Em todo caso, é preciso respeito - não ao Chico, mas àqueles que acreditam em sua doutrina, àqueles que, como o Lineu, não acreditam em nada e em gente como eu, que acredita em Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  54. Po é que voce não viu a sessão inteira de fotos. Essa mulher de lençol se formou aos poucos. Acho que tem na internet da uma procurada...

    ResponderExcluir
  55. Ei Lineu é fácil dizer que não mais vai responder este post.... Fugiu do apelo do povo né mesmo! É isto aí quem manda postar assuntos polêmicos.... Agora suporte as conseguencias! Manipulador de idéias....!

    ResponderExcluir
  56. PARABÉNS LINEU! GRANDES CIENTISTAS HISTÓRICAMENTE FORAM INJUSTIÇADOS DIANTE DA FÉ CEGA DE MUITOS , E SINCERAMENTE INDEPENDENTE DO BEM QUE VC FAÇPA AO PRÓXIMO TENHO CERTEZA DE QUE NÃO HÁ NADA SUPERIOR AO ESCLARECIMENTO , A INFORMAÇÃO E PRINCIPALMENTE O ESTÍMULO AO RACIOCINIO EM RELAÇÃO A EVIDÊNCIAS TÃO CLARAS! ISSO É UM VERDADEIRO BEM A TRISTE HUMANIDADE! BOM TRABALHO!!

    ResponderExcluir
  57. O CONCEITO DO BEM E DO MAL É RELATIVO, POSTURAS COMO VISITAR DOENTES, PRESOS, ÓRFÃOS, ETC NÃO SIGNIFICAM NECESSARIAMENTE CARIDADE COM O PRÓXIMO. ADMIRO MUITO A SUA DISPOSIÇÃO DE ELUCIDAR FATOS COMO ESSES E ACHO QUE ISSO É UMA VERDADEIRA CARIDADE PARA COM UM POVO TÃO CARENTE DE FENÔMENOS!!!!

    ResponderExcluir
  58. Sabe meu caro colega nem me importo muito se ele via ou não espiritos pois pra mim não faz a menor diferença isso....
    mas em mundo como está o de hoje q igrejas pregam o evagelho pra tirar dinheiro dos mais necessitados e se vende terrenos no céu, e mesmo assim só ficam mais ricos e não ajundam ninguém...
    Olhando por esse lado chico foi eroi um verdadeiro irmão de caridade, vendeu livros e ajudou os pobres.Se usou ou não de mentiras pouco me importa, me importo sim com pessoas qu buscam de mentiras para ficarem ricos as custas de enganar o povo....
    Quem dera se nascem mais um milhão de chicos pra ajudar essa nação de miséria...
    Mais respeito seu ponto de vista...
    Tem uma otima tarde...

    ResponderExcluir
  59. a JUJU falo tudo... meu deus, como este cara é ridículo... a e antes de vc deveria respeitas nossa religião.

    ResponderExcluir
  60. caro irmao lineu...mesmo sendo ateu somos irmaos em cristo..e um dia voce vai saber disso, quando estiver diante dos anjos do senhor!!! como eu disse , caro irmao em cristo, quer voce acredite ou nao um dia estaremos todos diante do senhor jesus...e não adiante postar se eu posso provar isso, porque seria um comentario de um tamanho absurdo e embecilidade de sua parte!!!agora com toda a sua inteligiencia, se voce acredita mesmo que é a ciencia que vai te salvar..ponha um quadro do seu cientista amado na parede de seu quarto e todos os dias ajoelhe sobre perante ele e peça por sua salvaçao, pois o fim esta proximo e todos nos com as nossas devidas crenças devemos buscar a salvaçao dos nossos pecados.....amem irmao em cristo!!! pença antes de chamar alguem de farçante e so para completar...essas revistas que voce tanto comenta que fizeram reportagem a respeito de chico xavier onde estao??? nao vsi postar ai como resposta que chiquinho pagou para elas falirem...rsrs!!!!

    ResponderExcluir
  61. Lineu,
    Tudo bem?
    Não tenho religião, embora acredite em Deus tirando minhas próprias conclusões e não a interpretações de terceiros.
    Estudo a doutrina espírita, na parte científica e religiosa.
    Então... outro dia li em vários sites onde diziam que a aura de chico xavier foi medida por cientistas da nasa. A aura de um médium normal chega a 2cm. Uma famosa espírita americana teve a aura medida e chegou a quase 4 metros. Aí o espanto dos cientistas, pois a aura de Chico chegou a 10 metros. Gostaria que compartilhasse a sua idéia científica sobre o assunto.

    Falando sobre ectoplasma... é fato e é estudado.

    Um agrande abraço,

    Gerson

    ResponderExcluir
  62. Sou espirita da religião umbandista. Respeito e admiro a vida de Chico Xavier assim como respeito e admiro a vida de Jesus, ou seja, homens que vieram a Terra somente para provarmos que podemos viver BEM somente praticando coisas boas e tendo AMOR pelo próximo. Sou um religioso que não me prendo a "conceitos fixos" e procuro sempre abrir meu "leque de possibilidades" tanto para o SIM quanto para o NAO, buscando em qualquer tipo de crença, algo que me torne uma pessoa melhor e útil ao meu próximo.

    Creio que o estudo, a observação e minhas próprias conclusões não iram diminuir ou "tirar a minha fé", e sim me livrar das metaforas e más interpretações criadas para manipular a maioria. Quem conhece a obra de joseph campbell (o poder do mito) sabe o que estou falando. Não se trata de perder a fé e sim de nos livrar dos erros de interpretações que a fé nos traz.
    Repeito o "Lineu" como ateu assim como respeito o mais fervoroso homem de crença neste planeta. Pois todos temos o direito de acreditar ou não em algo, porém tenho uma opnião (mais sempre respeitanto) sobre as pessoas que nao acreditam em Deus, Buda, Messias, Oxalá, Tupã, ou qualquer outra divindade mundana.
    "Uma arvore sem raiz é uma arvore sem vida e simplesmente decorativa e assim como um homem sem fé, é simplesmente decorativo o tempo irá mostrar que uma arvore sem raiz nao vive, um homem sem fé também".

    SOBRE A FOTO.

    Uma imagem pode nos dar 1 milhao interpretacoes diferentes, mais talvez nunca possa nos dar a interpretação real do acontecido. Portanto temos que tomar muito cuidado com o que "ACHAMOS" para nao distorcer o real acontecimento daquele momento. como diz o ditado. "Quem conta um conto, aumenta um ponto".

    Sempre houve e sempre haverá fraudes nas religioes com intuito de causar impacto nas pessoas. Fato que me deixa muito triste pois denigre a fé de muitos que sao serios.

    As fotos de materializacao feitas na presença de CHICO sao sim montadas mais nao com o intuito de enganar. O que houve, fato esse contado por pessoas que estiveram nos locais da foto, foi um DEMONSTRACAO de como os espiritos se fossem visiveis a todos, agiriam no corpo e mente das pessoas que estariam sendo "perturbadas" pelos mesmos. SIM, se trata de uma encenação, porem pela má fé de muitos que queriam vender algo, essa fotos FOI MAU INTERPRETADA e publicada como uma materializacao ao lado de Chico, aproveitando-se de sua capacidade mediunica com intuito de dar credibilidade a mesma.

    Portanto antes de falar que foi o proprio chico Xavier que "armou" isso. Devemos saber da verdadeira historia antes de tirar conclusoes equivocadas.

    igor_gtv8@yahoo.com.br

    se alguem quizer saber meu ponto de vista de algum tema me passe um email

    ResponderExcluir
  63. Eu só sinto por você, de verdade, fico muito triste mesmo. Só te peço, que em um momento íntimo seu com a sua "energia cósmica" ou o nome que queiras dar, peça perdão pela descrenças que tens e peça também que te iluminem para que consigas encontrar respostas para as tuas aflições íntimas. Peço a Deus e ao nosso amado Mestre Jesus que lhe envie oportunidades para você se encontrar. Do fundo do meu coração, nem lhe conheço, mas desejo que sejas feliz e que encontre o Veradeiro Amor antes de desencarnar. Muita paz para você e muito amor no seu coração.

    Val

    ResponderExcluir
  64. Val, obrigado.

    Aos demais leitores informo que não vou mais responder aos comentários deste post, cansei de ler e falar sempre a mesma coisa. Os comentários - a favor ou contra - são sempre bem vindos e serão todos publicados e quem quiser saber o que eu penso basta ler todas as respostas que dei anteriormente.

    ResponderExcluir
  65. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  66. Caro Lineu, entendo o seu ponto de vista e respeito profundamente o seu ceticismo. Mas peço considerar que no site (http://pesquisasespiritas.blogspot.com/2010/08/otilia-diogo-estudo-de-caso.html) você poderá encontrar uma informação muito importante sobre este caso aonde Otília Diogo se apresenta como a líder de todo este movimento. Se você prestar atenção a foto poderá verificar que:
    - Chico Xavier não estava contente, mas compenetrado na posição de quem investiga;
    - Esta foto foi tirada no instante quem que sua mão direita estava na posição de quem toca com o objetivo de aferir;
    - Suas roupas amarrotadas e simples (note a mancha da camisa) denunciavam de onde vinha: da lida do trabalho e não para uma foto promocional ou propagandística do espiritismo.
    Fica claro aqui que esta foto foi tirada (sem o seu consentimento) em um dos poucos momentos da vida do Chico onde ele assume o papel de investigador dos fenômenos mediúnicos e não promotor dos mesmos.
    Decerto você irá criticar duramente estes fatos que para mim são irrefutáveis, porém peço considerar que é preciso ver de outro ângulo, pois a sua visão aqui para nós que lemos o seu blog ainda é a de quem ataca com o intuito de alimentar o próprio ceticismo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  67. Juca, as pessoas não se conformam em ver alguém tão bom e caridoso sendo criticado e saem em sua defesa de forma apaixonada mas um pouco fora da realidade. Você defende a tese de que ele estava ali para investigar um fenômeno. O Igor, que voce pode ler aí acima, afirma que na verdade Chico estava fazendo uma demonstração de como seriam e agiriram os espiritos se fossem visiveis a todos. Um outro leitor afirma que a foto é montagem e que Chico nunca posou para ela. Outro afirma que a foto era fraude mas que Chico admitiu e se arrependeu! Percebe? Cada um tem sua tese (ou seu desejo...). A verdade, até onde eu sei (e serei o 1o a assumir meu erro se eu estiver errado)é que Chico entregou pessoalmente essas fotos a jornalistas que o questionavam no inicio de sua carreira, como prova das materializações que fazia. Se fez isso estava assumindo que os fantasminhas da foto eram reais.
    Você diz que eu ataco CX para alimentar meu próprio ceticismo mas eu não ataco ninguém, este blog é sobre ateismo e não sobre Chico Xavier. E meu ceticismo não precisa mais ser alimentado, já passei dessa fase.
    Mas para mim, na verdade, não faz a menor diferença se as fotos eram isso ou aquilo, como ateu tenho firme convicção da inexistência de deuses, almas, espiritos, reencarnações e tudo mais que se relacione. Sendo assim, para um homem (Chico ou qualquer outro medium) que passe a vida afirmando se comunicar com mortos só há duas explicações possíveis: esquizofrenia ou fraude.

    Eu sei (e aqui não se cansam de me lembrar) que ele escreveu 400 livros e só fez o bem mas não acho que isso seja prova de nada. Pode muito bem ter sido um homem com muita imaginação, alguma ajuda externa, em busca de fama e adoração, o que conseguiu. Não me parece que fosse ligado em dinheiro e isso é outro ponto que enfurece os leitores desse post: como eu posso criticar alguém que doou aos pobres tudo que ganhou na vida, como se isso fosse prova inconteste da veracidade das comunicações que alegava fazer.
    Para um ateu, morreu, acabou, esta é a minha crença e o objetivo do blog é simplesmente mostrar às pessoas que há uma outra maneira de interpretar fenomenos e dúvidas existenciais diferente das posturas dogmáticas das igrejas e de certos crentes.

    ResponderExcluir
  68. Que Deus te ilumine meu irmão, pois você vai precisar e muito.
    Tenho certeza de que onde nosso grande Chico estiver, não deve se abalar com isso e até pedir ajuda por você.

    ResponderExcluir
  69. É óbvio que isso é um lençol, porém não significa que a foto é verdadeira!
    Das duas uma:é uma pessoa muito parecida com Chico ou MONTAGEM! Hoje em dia, não se precisa ser nenhum Expert em informática pra se fazer uma montagem muito convincente.
    Lineu, sei que meu comentário não mudará sua opinião, porém, talvez te faça pesquisar sobre. Se você for estudar o espiritismo a fundo(não só o que ensinam em Centros) você notará que o Espiritismo não é uma religião, é mais uma filosofia de vida. Tal propõe a união entre a ciência e a religião(Mais a espiritualidade e o espiritismo do que religião.)Ao contrário do que se pensa, não são contraditórias e nem rivais, muito pelo contrário, são complementares.Ambas estão em processo de evolução, adiantamento.O que se precisa é a abertura da mente humana para novas possibilidades, estamos em processo de adiantamento moral, intelectual...embora tudo seja devagar.Pesquise sobre o assunto em livros específicos. Estima-se que muitas lacunas da ciência serão preenchidas com o conhecimento da espiritualidade; o estudo sobre energias emanadas de cada pensamento, atitude, palavras... A verdadeira origem de doenças que "surgem" do nada, depressão,alucinações, e etc. Claro que a mente humana está muito vulnerável a grandes imaginções, coisas que nós mesmos criamos em nossas mentes, (afinal ela tem um enorme poder q poucos conhecem).
    "Dica": pesquise sobre:materialização de energias em forma de doenças,lei de ação e reação... Tem um estudo muito interessante que pesquisadores fizeram com copos de água que foram colocados em frente caixas de som com, por exemplo, um rock bem pesado e uma música ambiente. Eles fotografaram microscópicamente as reações das moléculas de água diante das diferentes músicas, diante de uma gravação com a voz de Hitler e outra com uma prece e etc. OBS.: isso é de um livro, que não me lembro o nome, ele é todo em inglês e com imagens das moléculas, talvez ache-o na net.Também tem em vídeo documentário.
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foto foi publicada a décadas. Não é Montagem ou alguém muito parecido é ele. Se vc tivesse lido os comentário anteriores do Lineu veria que ele citou quais suas fontes.

      Excluir
  70. Vc deve ser uma pessoa que precisa de provas, neh?
    então, vc prova q Chico fez tal coisa? vc tava lá?
    ou alguém te falou? vc viu escrito em algum lugar, neh? vc ñ pode provar isso, então ñ pode caluniar alguém em seu blog sem provas.
    nem juizes céticos condenam alguém a prisão sem provas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ler o que foi comentado mais acima verá que ele publicou suas fontes

      Excluir
  71. Suponhamos que Chico tenha sido um charlatão. A troco de quê ele se dedicaria a pessoas loucamente desesperadas,aguentaria líderes religiosos o ofendendo, atrapalhando seu trabalho, pessoas o chamando de CHARLATÃO, o difamando?
    Por FAMA???
    Viveu quase 100 se desgastando e ficando doente sem ao menos ganhar por isso!
    Pra que alguém faria isso sem acreditar que "ganharia" algo mais valioso que isso além dessa vida??? Sem acreditar no que ele mesmo dizia!
    Nem um louco faria isso!
    Quanto mais um esperto charlatão, né? ;)

    ResponderExcluir
  72. Me desculpe, de verdade, se eu estiver errada.
    Não estudei muito Enstein ainda.
    Não soube de seu ateísmo,mas li que quanto mais ele estudava o universo, mais ele acreditava em Deus.
    Não sei se ele pensava assim, mas não acho que, como pensam muitos, Deus tenha a aparência humana, animal...
    Acho que Ele é/está em todo universo. É a inteligência maior, amor e justiça infinitos...
    Tão lindo e complexo que ainda não somos capazes de entender suas leis universais, sua justiça, seu amor... por isso, alguns o acham injustos, outros nem crêem em sua existência, outros o julgam como um pai severo e rancoroso...
    E assim, nasceu a distorção de quem Ele realmente é, e também a descrença.

    ResponderExcluir
  73. Hoje a propria ciencia nao tem como explicar tudo, independente da religiao das pessoas devemos respeitar pois fé é isso nao tem como ter provas de existencia é apenas crer é como o amor nao existe um por que de uma pessoa amar a outra ela apenas ama (quando é amor verdadeiro) entao so acho que devemos respeitar todas as crencas pq é facil chamar uma pessoa de charlatao sem ela esta presente para se defender...

    ResponderExcluir
  74. SE conhecer e ler pelo menos o livros basicos da codificação espirita ai faça uma reflexão de tudo e depois ,fara como eu que me coloquei a conhecer a doutrina ESPIRITA por eu mesmo critica-la por não entende-la a fundo me tornei ESPIRITA praticante e muinto feliz ,peso a DEUS que vc encontre seu caminho por que a DEUS não importa o tempo essa e uma lei que acreditando ou não somos obrigados a evoluir intimamente no


    espirito ,e acordamos para a realidade que não e tão simples assim ,aqui estamos sempre de passagem ate o encontro con DEUS de onde viemos,muinta paz ,,,sempreee....


    ALEXANDRE franca -sp

    ResponderExcluir
  75. O negócio é que as pessoas só acreditam no que lêem, e no que vêem, afinal, você não estava lá!? Se Deus existe de fato, como você pode saber se você nunca viu? Cada um acredita naquilo que for de sua vontade. Não é?

    ResponderExcluir
  76. Laís lais.seso@gmail.com11 de março de 2011 às 09:05

    Galera, sejamos racionais...
    Vocês leram o nome do Blog ? Então acho melhor vocês lerem novamente!
    A proposta é trazer contra argumentos para qualquer religião ou crença, afinal estamos lendo textos de Lineu, o ateu!
    O cara não está denegrindo ninguém, apenas expondo o que ele acredita ou não.
    A questão é se estamos preparados para ver com olhares críticos as nossas crenças. Antes de parar aqui para trazer qualquer opinião ou argumento contra ou a favor do pensamento de Lineu, devemos averiguar o que vai dar sustentação para os nossos argumentos, do contrário é melhor que não se escreva nada ... Minha opinião sobre o tema é que em muitos pontos das codificações espíritas básicas fazem muito sentido filosoficamente (Evangelho, segundo o Espiritismo) e em alguns casos cientificamente (em A Gênese). Devemos sempre tomar o cuidado de refletir sobre uma opinião contrária a nossa e procurar entender o que levou aquela conclusão, buscando suas fontes. Assim, para quem não procura a fonte do pensamento espírita, ele sempre será incompreendido. Não estou falando aqui de acreditar, mas de entender. Portanto fica a sugestão para Lineu: deixe mais claras as suas fontes... elas são seguras? Tem certeza que aquela mulher na foto foi descrita como um espírito? Ou se tratava de uma peça teatral, sei lá... Outra sugestão é que é legal conhecer as coisas também para critica-las negativamente e encontrar argumentos mais fortes.
    No mais... adoro a tensão que este tipo de conversa causa as tanto as de fé cega quanto as que em nada tem fé. Boa sorte com o blog.

    ResponderExcluir
  77. Lineu, só gostaria de dizer que independente de vc crer ou não nisso ou naquilo, acho que o respeito impera acima de tudo não é? se vc não acredita respeite quem acredita não falando com deboche.... vc pode não acreditar em Deus, mas eu tenho a CERTEZA da existência dele... quanto à imagem acima, nada posso dizer, mas caso tenha interesse, posso lhe enviar texto com imagens semelhantes de muuuuuuuuitos anos atrás e caso vc queira questionar a veracidade dos fatos, faça sua justificativa com bases sólidas....

    ResponderExcluir
  78. Lineu, primeiramente gostaria de dizer que independente da crença ou não disso ou daquilo, o respeito é importante... Posso te enviar fotos muitíssimo parecidas como esta feitas antes mesmo de saber quem era Chico.... quanto a vc não acreditar em Deus, td bem... eu não acredito, eu tenho CERTEZA de Deus!!!

    ResponderExcluir
  79. Anonimo, como é fácil a vida dos videntes, bruxos e fraudadores da fé humana em geral...dos seus críticos sempre se exigem "bases sólidas" ao criticar ou denunciar, mas deles ninguém exige prova ou base alguma de seus atos, basta a fé.

    ResponderExcluir
  80. Milena, se as fotos que vc quer enviar são muitissimo parecidas com esta...o que pretende provar enviando-as para mim? Eu publiquei uma ou duas mas há diversas outras que já vi, só não publico aqui pporque como não me canso de dizer este não é um blog sobre CX e sim sobre ateismo.

    ResponderExcluir
  81. da Revista “Isto É”



    Através de leis da física e da filosofia, pesquisador polonês Michael Heller mostra que Deus existe e ganha um dos mais cobiçados prêmios. Ele montou a sua metodologia a partir do chamado “Deus dos cientistas”: o big bang, a grande explosão de um átomo primordial que teria originado tudo aquilo que compõe o universo.

    ResponderExcluir
  82. Frases de Albert Einstein:
    "Deus é a lei e o legislador do universo".

    Muitas vezes “acusado” de ser ateu e de introduzir a duvida a respeito de Deus, Albert Einstein elaborou e seguiu um pensamento religioso complexo e profundo, entendendo que a religião e a ciência eram complementares.

    Quando se pretende falar da relação entre Albert Einstein e a religião, é inevitável lembrar uma de suas frases mais famosas: “A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Isso seria mais do que suficiente para se perceber que o cientista tinha uma relação especial com a religião. Alguns biógrafos de Einstein (1879-1955) chegaram a defender a noção de que essa relação ocorreu basicamente em sua infância, mas essa idéia já não é mais aceita. Uma das pesquisas mais profundas desse relacionamento entre ciência e religião na vida e obra de Einstein está no livro Einstein e a Religião, de Max Jammer, professor de Física e colega de Einstein em Princeton.
    Jammer cita outra frase importante de Einstein, numa entrevista concedida ao escritor James Murphy e ao matemático John William Navin Sullivan (1886-1937), em 1930. “Todas as especulações mais refinadas no campo da ciência”, disse Einstein, “provêm de um profundo sentimento religioso; sem esse sentimento, elas seriam infrutíferas”.

    ResponderExcluir
  83. o mundo seria tão melhor sem pessoas IDIOTAS como você!!
    vc acha mesmo que a imagem de alguem como o Chico vai sofrer com teus comentários?? Cara, se acha mesmo, então tu é louco kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  84. Caro Anônimo nervozinho, você deixa aqui um comentário sem qualquer argumentação razoável...e o idiota sou eu??

    ResponderExcluir
  85. Não importa se acreditam ou desacreditam, a verdade é que esse homem só fez o bem, não ganhou um centavo com as centenas de livros que psicografou, dinheiro que ajudou muitas instituições.
    Para mim não importa se és espirita, católico, evangélico e etc, o importante mesmo é fazer bem. Feio é ofender e difamar aqueles que pisaram nesse mundo e viveram suas vidas ajudando o próximo.
    E tu, o que faz pelos bem e pelos outros?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  86. Anonimo, essa pergunta já respondi muitas vezes, leia acima ou nos comentários de outros posts. Abraço.

    ResponderExcluir
  87. Lineu! Noq vc acredita?

    ResponderExcluir
  88. Ninguem fala da caridade, da caridade que Chico fez a todos que o procuravam e essa caridade cobre multidoes de erros do Chico!
    Ele mesmo varias vezes disse que ele nao era perfeito...

    A caridade querido semelhantes... A caridade!

    ResponderExcluir
  89. Lineu!
    No seu intimo mesmo, você acredita em Deus!
    Tanto te intriga que você passa o dia falando e pensando Nele.
    Se você é tão critico, estude a ciência, novas tecnologias, sem duvida a humanidade precisa disto. Não perca seu tempo causando discordia. SEJA ÚTIL!!
    Abs e fique com Deus.
    Ps.: Seu amigo Eisten, era fã de Deus!!!

    ResponderExcluir
  90. è Ateu???Graças a Deus...
    Vê se da proxima vez coloca uma máteria mais útil para nós pobres mortais...Não acredita em Deus...tenho pena de você???
    Que Deus lhe proteja...

    ResponderExcluir
  91. "Voce no fundo acredita em deus", "quando chegar o dia do juizo final voce vai se arrepender", "Einstein não era ateu", "Vá fazer algo de útil" : é impressionante a capacidade que as pessoas tem de postar sempre os mesmos comentários. Nada de argumentos, provas, debates, nada disso, só o velho e ruim nhenhenhem religioso chato.

    ResponderExcluir
  92. você é um pobre de espírito e louco materialista.

    ResponderExcluir
  93. Marco, esse é seu melhor comentário?

    ResponderExcluir
  94. chico consegui convence ate um ateu que nem voce !!!

    ResponderExcluir
  95. Caro "Lineu":

    Todos nós temos o direito de questionar fatos e fotos que possam nos causar dúvidas, assim como voce o fez.
    Assim vemos a foto de Einstein que está ao lado do teu pseudônimo "Lineu, o Ateu" e o fato informado por voce, que assim como ele, voce é um ateu.
    Pois bem, a foto de Einstein ligando a "Lineu o Ateu" eu considero um FRAUDE, uma montagem descabida de conhecimentos de um ser humano.
    Einstein nao era ateu. Einsten se considerava religioso sem ter a religiao.
    E já que nós necessitamos de provas para aceitar os fatos, sugiro que leia o livro escrito por um dos maiores cientistas que já existiu na face da terra "Como Vejo o Mundo - Albert Einstein".

    ResponderExcluir
  96. Caro anônimo, leia comentários anteriores, aqui e em outros posts, já respondi a essa sua colocação muitas vezes.

    ResponderExcluir
  97. a questão é que ateus são tão chatos quanto os religiosos fanaticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você achou um jeito de se sentir superior a ambos
      ( http://migre.me/7xq0z )

      Excluir
  98. O dia em que você estiver com um câncer, ou perdido alguém muito querido, vai rever muito rapidamente seus conceitos.
    Que DEUS tenha piedade da sua alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O velho argumento religioso de encontrar a "verdade" numa situação de risco. Saiba que é possível viver "sem Deus" e ser feliz. Veja o Caso de Dráuzio Varella, que quase morreu e nem por isso deixou de ser ateu. Recentemente sofri um Avc hemorrágico raro(tenho apenas 21 anos e nenhum dos agravantes pró avc, como pressão alta), e em nenhum momento cheguei a apelar para deus ou munha "alma".

      Excluir
  99. Duda, em primeiro lugar obrigado por me desejar um cancer. Em, segundo, porque uma doença grave me faria rever meus conceitos? Seu comentário é primitivo. Eu poderia lhe desejar a perda de um membro, voce passaria o resto de sua piedosa existencia rezando por nada porque, como se sabe, deus adora curar cegos e deficientes fisicos mas jamais um amputado, ou vc conhece algum caso?

    ResponderExcluir
  100. A foto está de chorar a rir! :) O que é isso? Será que ninguém vê a barbaridade desta foto? Pelo que dizem o Sr. Chico Xavier era uma pessoa boa e ainda bem. Mas temos que separar os factos: Uma coisa é ser-se uma pessoa boa; outra bem diferente é acreditar que o espírito pode ser presente a nós através de um pobre coitado enrolado em ligaduras... :) Gosto mais do Harry Poter. :) Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  101. Pois é, Ursinho, é o que eu tenho tido aqui...

    ResponderExcluir
  102. Lineu você é um otário , além de tudo é burro... vai passar um bom tempinho no umbral pra aprender a se orientar..

    achou ruím? já vi que a carapuça serviu!

    ResponderExcluir
  103. Mais um daqueles comentários inteligentes e bem fundamentados...

    ResponderExcluir
  104. Para que Lineu perceba que tudo tem uma relação de causa e efeito (sim sou espirita, e por isso digo isto), a causa pela qual Chico Xavier escreveu, psicografou, recebeu por psicofonia foi Deus. O Deus da caridade, da justiça, do amparo e do Amor. O seu efeito, o efeito desta causa foi o bem que assistiu dezenas, centenas e mesmo milhares de pessoas. Agora eu lhe pergunto meu amigo (aqui estou a recitar o Chico Xavier, sim porque ele era amigo de todos até mesmo seu)já reparou que Deus até lhe deu a oportunidade de ter um pc para escrever e dizer mal de quem voçê quiser? Já repoarou que podia estar a dizer bem de alguém e faz o contrário? Esta sua causa de escrever mal sobre Chico Xavier pode surtir um efeito com o qual não consiguirá viver? E depois, mata-se mesmo? Pede ajuda? E se pedir, já viu que pode ser ajudado por alguém que goste e acredite em Chico Xavier? Lembre-se que Chico Xavier disse que se morresse antes de nós não iria estranhar o céu porque ser nosso amigo já era um pedaço desse céu. E voçê é amigo do quê e de quem? Um grande abraço fraternal. Ricardo

    ResponderExcluir
  105. Ricardo, as fotos, explique as fotos... esse é o tema do post.

    ResponderExcluir
  106. Caro Lineu, para quem não percebe ou acredita seja no espiritismo e nas suas diversas maneiras de se expressar, como quer voçê que eu explique o que é uma materialização? Como quer voçê que eu lhe explique o que é ectoplasma? Para lhe explicar isso, teria imenso gosto que voçê dé-se umas espiadinha nos seguintes livros: O livros dos Espiritos, O livro dos mediuns, no evangelho segundo o espiritismo. Mas como deve-lhe parecer são livros chatos, grandes e de longos temas. Ok, eu percebo isso. Mas já que tem um blog é porque tem internet, então aconcelho-o a pesquisar um pouco sobre esta doutrina. Agoras as fotos tratam de uma mediunidade muito em especial. Assim como há psicografia, psicofonia, psicopictografia, de audiência e de visão. Acredito que depois de ler um pouco e de pesquisar na net, vai ter um pouco mais de bagagem para falar sobre espiritismo. Procure não censurar sobre o que talvez não conheça. Faça isso que seria uma mais valia para si e para os seus. Caso não faça e continue na ignorância actual, pode ser, pode ser que um dia em uma vida futura nós que aqui estamos no blog nos encontremos todos juntos a ouvir uma palestra sua sobre o quê: Doutrina Espirita. Aí meu amigo lhe darei todo o meu apoio, caridade e amizade assim como agora lhe dou atenção, compreensão e me resigno com a sua maneira de pensar. Um grande Abraço. Ricardo

    ResponderExcluir
  107. Ricardo, a tal "materialização" tem nome e sobrenome: Otilia Diogo, presa mais de uma vez nos anos 70 por diversas falsificações e embustes. Se voce quer chamar aquele pedaço de pano ridiculamente preso na boca do homem de "ectoplasma", fique a vontade. Sobre os livros que voce me recomenda, acredite, já li todos. Leia os comentários acima desse mesmo post, tudo que voce fala já foi dito por outros e respondido por mim aqui mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foto é tipo o Et Bilu dos espíritas.É óbvia a fraude, mas tem uns crentes que insistem em defender.

      Excluir
  108. Saiba Sr. Lineo ou sei lá quem seja, que a ciência está precisando de vc, URGENTEMENTE! Não sei como muito ateus de vcs conseguem se fantasiar atrás de tanta mediocridade, ou então tomam partes de um filme e o compôe conforme as suas intenções. Meu nobre Sr. Lineo, conheces muito pouco do Chico pelo visto e nada conheces sobre as inúmeras tentantivas da ciência de desmascará-lo, que por sinal foram em vão. Da mesma forma que vc usou o CONTROL-C e CONTROL-v para lhe dar crédito, porque não fazes o mesmo com os assuntos expostos pelos muitos cientistas que seguiram Chico? Em um mundo tal como o nosso, pessoas iguais a vc é que deixam que outras desacreditem na palavra "ÉTICA e DIGNIDADE". Texto tôsco e sem fundamento.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  109. Mais do mesmo: ofensas, indignação, ameaças tolas mas nada, nadinha de argumentação lógica. E eu que sou tosco...

    ResponderExcluir
  110. GOSTARIA DE VE-LO EM UM AVIÃO, ONDE A MAIS DE 10.000 PES, O PILOTO SE JOGA-SE DE PARAQUEDAS, E VC ESTAO LA DENTRO, SABE O QUE IRIAMOS ENCONTRAR NAS CAIXAS PRETAS??????

    VC GRITARIA MUITO ALTO " SOCOOOOOOOOOOOOOOOOOORO MEU DEEEEEEEEEUS.

    SEU PALHAÇO IDIOTA

    ResponderExcluir
  111. Roger, agradeço pelo comentário educado e bem embasado, é sempre um prazer debater com pessoas do seu nível. Gostaria de lembra-lo que independentemente dos gritos dos passageiros os aviões continuam caindo e matando muita gente.

    ResponderExcluir
  112. A imprensa alimentou o caso e a dupla mais famosa do jornalismo brasileiro foi até Pedro Leopoldo entrevistar Chico Xavier. Percebendo que não seriam atendidos, David Nasser e Jean Manzon, de O Cruzeiro, disseram ser jornalistas estrangeiros para conseguir a matéria. Se os espíritos existissem, avisariam Chico da farsa.

    Ao final do encontro, Chico autografou alguns livros com os quais presenteou os repórteres. Feito o serviço, trataram de sair logo da cidade. A matéria tomou 10 páginas da edição de 12 de agosto de 1944. Chico ficou preocupado. Aquilo poderia prejudicá-lo ainda mais.

    Trinta anos depois, em uma entrevista ao jornal carioca O Dia, David Nasser definiria Chico Xavier como “o maior remorso da minha vida”. Ele contou que dois dias depois do encontro, enquanto escrevia a matéria, já de madrugada, Jean Manzon ligou para ele:

    - David, você trouxe aquele livro que o homem nos ofereceu?
    - Claro que sim.
    - Pois bem, abra-o na primeira página e leia a dedicatória.

    O jornalista correu para o livro e leu: “Ao irmão David Nasser, oferece Emmanuel”.

    Segundo Nasser, ele, Manzon e o motorista fizeram um pacto de silêncio sobre o episódio e a matéria foi publicada sem que a dedicatória do guia espiritual de Chico Xavier fosse mencionada.

    Qualquer notícia deve ser averiguada de todos os lados...para não sermos irresponsáveis.

    ResponderExcluir
  113. Estranho...Na imagem,tem a sombra de Chico,graças a iluminação da camera.Mas o suposto espiríto não tem sombra...Porque?Oo

    ResponderExcluir
  114. Fabio, a moça coberta com o lençol se chamava Otilia Diogo, conhecida como embusteira e farsante, foi presa mais de uma vez, inclusive foi pega em um hotel com uma valise onde estava a fantasia completa de fantasminha. Voce realmente acredita que alguém assim seria capaz de ter poderes mágicos, incluindo não ter sombra? pense bem...

    ResponderExcluir
  115. Ola amigo, conheço um ditado que diz o seguinte para aquele que cre nenhuma palavra é necessaria,e para aquele que não cre nenhuma palavra é possivel, porem acho que voce esta sendo parcial neste assunto do Chico Xavier, os reporteres que fizeram a reportagem se retrataram em relação a propria materia, e quando foram se apresentar para os entrevistados se identificaram como jornalistas estrangeiros (mentiram para conseguir a materia e a credibilidade deles foi junto) a foto a que voce se refere foi uma montagem sem duvida, porem como saber se não foi como uma ilustração do que pode ser visto pelos mediuns, a espiritualidade sempre prega que não pode conceder provas cabais pois dai não haveria necessidade de haver a fé.Vamos ser justos e olhar as coisas sob todas oticas possiveis.
    Abraço

    ResponderExcluir
  116. Pedro, leia nos comentarios acima, temos leitores com todos os tipos de explicação para as fotos: Chico não sabia da fraude 2) a foto é falsa 3) Chico posou para mostrar que era fraude 4) etc. Na verdade a conhecida embusteira Otilia Diogo é a mulher sob o lençol, ela foi presa tempos depois em um hotel com a fantasia completa de fantasma em uma maleta. Chico participou da encenação, posou para as foto (foram varias) e autorizou a entrega das mesmas aos reporteres como prova das materializações que realizava. Esses são os fatos e dele voce pode tirar as conclusões que quiser, eu tirei as minhas.
    Quando voce fala que "a espiritualidade sempre prega" voce está se referindo a que ou a quem? Qual seria o sentido desse joguinho de "não dou provas cabais para que a fé seja necessária" ??
    Teistas sempre fazem isso, transformam afirmações feitas por seres humanos em dogmas "sagrados", repetem o mantra por anos ou seculos e eles se revestem da tal "autenticidade por antiguidade". Essa é a historia da bíblia, uma coleção de textos escritos de forma e fonte bem humanos mas tratados pelas igrejas atuais como verdade divina. Bem, desviei do assunto. Só para completar, concordo totalmente em ser justo e olhar as coisas sob todas as óticas possíveis, é isso que fiz nesse post e é esse o principal objetivo do blog.

    ResponderExcluir
  117. meu queri do irmao meu nome e adilsom moro em lagoa da prata meu tel e 03192520820 creio que para propagar a sua fe nao se torna nessesario desmereser o nosso irmao desencarnado voce sabe como deus e grandioso e fez diversas coisas em sua vida pobre dos que conhecem o evangelho e nao o praticam mas como sempre deus nao te dara as costa e te dara a oportunidade de voltar para um dialogo mais esplicativo dentro da doutrina espirita pode ne procurar deus te abencoe...

    ResponderExcluir
  118. Eu sei como deus é grandioso?? De onde você tirou isso, Adilson? Grandiosa é a imaginação dos que acreditam nesse ser mágico.

    ResponderExcluir
  119. Oi Lineu, estou curioso e gostaria de saber se voce acredita em vida extra terrestre

    ResponderExcluir
  120. Pedro, aqui no blog mesmo tenho um post sobre isso...mas, em resumo, acredito que possa haver mas não acredito que tenha havido qualquer contato até hoje. Mas leia o post...

    ResponderExcluir
  121. Lineu não resta dúvidas sobre os truques desse sujeito. É possível que ele tenha algumas boas qualidades mas quanto a sua espiritualidade infelizmente não consigo crer que não existiu ma fé nesses atos, muito embora alguns conhecedores disseram que de tão louco que ele era acabava acreditando na própria mentira. Existe um livro chamado ortodoxia de chesterton que fala sobre esses ze roelas que acreditam tanto em si mesmo e que no final acabam loucos ...

    ResponderExcluir
  122. bobinho vc né? vê-se como vc é puramente igonorante, ai ai ai ai ai...
    tolinho!

    ResponderExcluir
  123. Senhor lineu, o senhor é tão ignorante q tem q se esconder atrás desta foto? nota-se q vc é bem tolo, e nada sabe sobre ciência, espiritismo ou filosofia...coitadinho, precisa estudar mais, viu??

    ResponderExcluir
  124. Se vc já leu algum livro dele, vai perceber q uma pessoa tão humilde não teria como invetar tudo o q descorre nos livros, e outra, para se criticar, é preciso CONHECER, o objeto de crítica, coisa q vc não conhece, não é? aliás, vc já leu algum livrinho??? meu filho tem os do menino maluquinho, do ziraldo, vc quer??????????????

    ResponderExcluir
  125. Marina, seus comentários são de uma pobreza só...não vale a pena nem responder. Se você quiser saber mesmo o que penso sobre eles leia minhas respostas anteriores pois você nem original foi.

    ResponderExcluir
  126. Viva o ateísmo, viva o cérebro livre e ''graças a Deus'' eu não sou arrogante como essas pessoas acima que se acham os gênio!
    Pede pro Chico Xavier psicografar uma gramatica pra vocês aprenderem a escrever também! Povo burro!
    ATEU COM ORGULHO!

    ResponderExcluir
  127. Ele pode ter sido um cara bom, de coração bom! Porem ou ele era louco ou queria ser, meio que discretamente, adorado! Buscando isso da melhor forma, sendo modesto e fazendo seus milagres... Se quer ajudar, ajude e pronto! Mas não engane..

    ResponderExcluir
  128. Quer dizer que toda esta história é uma farsa?
    Filmes, dezenas de livros, artigos científicos sobre o cara, caso de justiça resolvido com a ajuda do médium...?
    Olha, tendo a ser cético, mas existem casos que realmente vão além da farsa.

    ResponderExcluir
  129. Thalles Predebon Paiva de Abreu14 de janeiro de 2012 às 17:56

    cara to assutado de ler essas respostas!!!
    pq eles não leem o q vc escreveu antes
    (perdoe a abreviação é um geito mais fácil de escrever)
    tbm não sou nenhum mestre na lingua portuguesa =)
    tenho pena de algumas pessoas q n conseguem se desapegar de suas crenças mesmo com evidencias tão fortes como essa
    n sei se vc já abordou esse assunto mas acho q seria interessante falar sobre a guarda do sábado
    (feita pela igreja adventista) é um assunto bem polêmico
    bem aki vão agumas dicas de como começar a sua busca colossenses 2:16 e gálatas 3.
    muito bom esse post!!!

    ResponderExcluir
  130. Chico Xavier foi um produto de marketing, criado e mantido por um grupo de exploradores de sua "santa loucura".
    Os livros que ele assina simplesmente não são deles: seu filho, amigos ou escritores fantasmas faziam o que bem entendiam e ele, em sua "loucura", concordava com tudo.
    "Mas por que ninguém o prendeu?"
    Porque é melhor manter uma falsa liderança útil e lucrativa do que deixar de mentir à população. Ainda mais no Brasil.

    Ou seja, o falecido foi, e é. explorado.
    Pois ele dizia exatamente as mentiras que os desesperados queriam ouvir.
    É melhor mil mentiras douradas do que uma simples verdade horrenda.

    ResponderExcluir
  131. Fico tão imprecionado com a capacidade das pessoas em ser movidas, simplesmente, pela fé. Sem qualquer embasamento científico, elas são capazes de defender pessoas como Chico, valendo-se de falsas esperanças proporcionadas por ele, por toda a vida. Chega a ser patético.

    ResponderExcluir
  132. lineu, sou seu fã... fui lendo até o décimo comentário e já percebi que você é uma pessoa sensata. parabéns

    ResponderExcluir
  133. "Eu sei como deus é grandioso?? De onde você tirou isso, Adilson? Grandiosa é a imaginação dos que acreditam nesse ser mágico." Adorei!
    Duro é esse povo que nos chamam de "carentes" , carentes são vocês que preferem acreditar em, como disse Jô Soares, contos de fadas.
    Abraço Lineu!

    ResponderExcluir
  134. Parabéns Lineu.

    ResponderExcluir
  135. Será que é pré-requisito de deísta escrever tão mal? Parabéns por ter paciência de ler todo comentário idiota que escrevem no seu blog, deve ser uma tarefa árdua. Por exemplo olha essa Marina. Acho que nenhum deles deve ter lido o suficiente a julgar pela precariedade gramatical das sentenças.

    ResponderExcluir
  136. Ninguém aí disponibiliza a fonte aí das manchetes não? Interessei no assunto!

    ResponderExcluir
  137. Lineu, vc tem paciência demais hein cara. Deixa esse povo ignorante pra lá... O cara ver essa foto e continuar acreditando na farsa é sinal de loucura. Nem dá pra debater com esse povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens, uma só mente que eu ajude a abrir para a lógica e a ciência... já terá valido a pena.

      Excluir
  138. não vi nenhum ataque a imagem de chico xavier, enquanto um homem da caridade o que é, mas sim um questionamento, o porque da fraude, o que é o mais comum quando o assunto é o sobrenatural,o homem é um animal racional insulta a inteligência humana, escrever livros é um sinal de criatividade, criatividade essa que nas mais diversas épocas, criaram dogmas de acordo com o mitologia de sua cultura, porque na verdade, a fé é mais um aspecto cultural de efeito moral de um determinado tempo ou povo, do que realmente uma mágica que move montanhas, e vocês esquecem que nós ateus procuramos informações em suas bíblias, torá, corão, livros kardecistas, e quando refutamos, a resposta sempre termina no mesmo beco sem saída, você não tem fé, então não pode compreender. mas a lógica nos da a compreensão de que a mente humana é capaz criar um mundo fantasioso cheios de símbolos, formas, dogmas é assim com espiritos, fadas, duendes, deus, homem-aranha, e como ex-cristão eu digo o temor irracional de um poder superior, o qual estrupam nossas mentes, desde do momento em que nascemos é o que nos torna tão alienáveis e suscetíveis a crer em qualquer fenômeno mesmo que criado pelo homem sem sequer questionar e usar da razão para compreender tal situação.

    ResponderExcluir
  139. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  140. Não faço e nunca fiz parte de nenhum grupo religioso. Desde pequeno eu tive o bom prazer de poder escolher qual religião ou não seguir. Assim tive a curiosidade de conhecer todas e me informar sobre elas, desde então resolvi não ter religião e sempre fui criticado por isso, as vezes ate perdendo novas amizades por tocar nesse assunto. Em uma época me considerava um ateu, mas tenho visto comentários vindo da "ATEA - Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos" que sinceramente não esperava ler coisas tão corriqueiras vindo de uma associação de ateus, que provavelmente deveriam ter um bom senso maior que a maioria da população. A coisa que me incomoda em si é esse prazer de relatar e atacar outras religiões como os próprios evangélicos fazem. Não costumo julgar a opinião alheia, mas vi o post no facebook e vim parar nesse seu blog. Ao ler essa matéria do Chico Xavier, não me contive de comentar o seu post. Eu acho que sua opinião é formada por uma fonte pouco confiáveis que é a internet, esse fato da foto eu vejo muitos ângulos para analisar a situação, e sua descrição me parece amadora, só acho que uma pessoa que se considera ateu deveria ter um bom conhecimento, pois sendo ateus somos céticos, assim temos que ser diferente dos que nos julgam e não perder tempo sujando e criticando as outras religiões e sua fé. Sei que essa foto existiu e esse fato foi parar na integra, só acho que levar em consideração o que uma emissora de TV relata não é a melhor forma de compor uma opinião critica e formada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, então dê uma boa explicação para a foto. Aliás, as fotos, porque são várias...

      Excluir
  141. Não entendeu porque num blog ateu crentes vem querer se sentir superior. Olha a invasão de espaço aí. Nunca tive notícias de algum ateu em missas ou cultos 'pregando a palavra'.

    ResponderExcluir
  142. ok que vc é ateu, legal cara.
    nem por isso você deve ir atrás de doutrinas religiosas e querer desmoralizá-las.
    há uma diferença grande entre o não ter religião e querer que outros não tenham.

    o errado em "religiões" é querer provar que está "certo" e ir contra a crença de outros.
    cada um com a sua crença, sem mexer um com o outro.
    não há motivo pra que vc queira provar o que ha de certo e errado, uma vez que religião é algo pessoal.

    vc pode crer no nada, e esse é um direito seu. desde que vc não atrapalhe a vida de quem não concorda com você.
    vc pode ser muçulmano, espirita, protestante, crente, desde que não queira mudar outras pessoas.

    o que acontece depois da morte, se há uma força maior, ninguem sabe. a ausencia de provas tambem não é a prova da inexistencia. ou é novidade pra você saber que não compreendemos tudo no universo?

    então, duas palavras a você, e a todos aqueles que discutem sobre religião: respeite, ande.

    de uma pessoa com crenças e sem religão, com o unico intuito de buscar a paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordar não é desrespeitar e criticar não é desmoralizar. O debate só enriquece o conhecimento das pessoas, a favor ou contra.

      Excluir
  143. Quanto ao Chico não é novidade isso tudo de truques,sou fã do Chico não por seus 'milagres' e sim por sua capacidade de conseguir enganar tanta gente.
    Quanto aos insultos a nós Ateus aqui na página do "Lineu,O Ateu",vocês nos tem como filhos do demônio só que esqueceram que nós também não acreditamos em Diabos ou coisa parecida,não é só por ser Ateu que vamos sair pelas ruas matando cristãos,simplesmente vivemos a vida sem medo de castigo eterno.E não adianta dizer: Ah vão morrer no inferno,Deus vai castigar-lhes,entre outros por que sinceramente nada vai mudar nossa opção de viver à vida.Outra coisinha,pra que vocês estão aqui num blog ateísta?

    ResponderExcluir
  144. Quanto ao Chico não é novidade isso tudo de truques,sou fã do Chico não por seus 'milagres' e sim por sua capacidade de conseguir enganar tanta gente.
    Quanto aos insultos a nós Ateus aqui na página do "Lineu,O Ateu",vocês nos tem como filhos do demônio só que esqueceram que nós também não acreditamos em Diabos ou coisa parecida,não é só por ser Ateu que vamos sair pelas ruas matando cristãos,simplesmente vivemos a vida sem medo de castigo eterno.E não adianta dizer: Ah vão morrer no inferno,Deus vai castigar-lhes,entre outros por que sinceramente nada vai mudar nossa opção de viver à vida.Outra coisinha,pra que vocês estão aqui num blog ateísta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galvão, não tem problema, os crentes sao bem vindos aqui, o objetivo do blog é justamente abrir um pouco que seja a mente deles... E, concordo com vc, CX era um gênio.

      Excluir
  145. Chico Xavier foi um homem bom que escreveu muitos livros, ajudou pessoas pobres, humilde, dedicado, benfeitor etc.
    Mas assim como todos nós era um ser humano, e seres humanos são inerentemente errantes, erramos sempre em algum
    momento na vida, ele foi um charlatão que ajudou pessoas, ele fez com que multidões acreditassem nele e isso já é um grande
    mérito porque esse poder é para poucos.
    O texto é interessante, nunca tinha ouvido falar antes sobre esse assunto.
    Acho que esses idolatras cegos e cheios de si deveriam respeitar a opinião alheia, não sou ateu, mas acho válido expor pensamentos
    afim de tentar expandir horizontes e nos dar uma outra visão sobre um assunto tão discutido.
    Escrever best-selles também é para poucos JK Rolling que o diga!

    ResponderExcluir
  146. Lineu. Apoiado até onde li. Maio 2010. Boas argumentações!

    ResponderExcluir
  147. Eu critico o espiritismo por conhecimento de causa. Eu já frequentei centro espírita, já li os livros sobre essa doutrina, participei de estudos de livros espíritas e td aquilo não passa de crendices.

    Uma médium espírita chegou a entregar uma carta psicografada da minha irmã pra minha mãe. Mas detalhe: minha irmã está viva (a não ser que meus pais, eu, meus tios, primos e todos os alunos e funcionários da escola que minha irmã frequentam estejam sofrendo de alucinação em massa ao achar que minha irmã não está morta...o que é improvável) Ou será que todos somos médiuns e o que estamos vendo é o fantasma da minha irmã? hehehehhehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, o texto dessas cartas em geral é bem generico, vale para qualquer morto, as pessoas em desespero acreditam em qualquer bobagem que as confortem.

      Excluir
  148. Religiosos são na grande maioria, idiotas, iletrados, acreditam que jesus veio à terra para nos salvar, que tudo que a bíblia diz é verdadeiro, sem esse livro os religiosos nada seriam, pois sem a fonte da mentira não teriam como sobreviver, Chico Xavier foi pessoa boa, humilde, inculto, talvez cercado por espertalhões que devem ter se aproveitado de sua ingenuidade. A propósito quem era a mulher do lençol mesmo? Lineu tô contigo e não abro.












    xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome da mulher era Otília Diogo, conhecida farsante, presa mais de uma vez.

      Excluir
  149. Coitado do Lineu... é tanta gente imbecil falando sempre a mesma coisa pra ele que deve dar muita preguiça de responder.

    As pessoas acham os livros do CX incríveis.. gente, esse povo já leu alguma outra coisa pra poder comparar e ver a pobreza literária dos livros dele? Freud escreveu mais livros que ele, não há nada de anormal em escrever 400 livros se é tudo tão lugar-comum.

    Tem gente que vai se remexer com o comentário mas essa gente precisa ler Gabriel García Marquez ou Saramago para comparar e depois dizer se os livros do Chico Xavier são realmente bons.

    Esse povo que só lê Bíblia e CX e depois vem cheio de banca dizer que os livros são maravilhosos dá até pena.

    ResponderExcluir
  150. Gente... é incrível também o quanto essas pessoas usam ironia e o quanto são preconceituosas...
    Coisas do tipo "coitadinho, precisa estudar mais, viu??" ou "aliás, vc já leu algum livrinho??? meu filho tem os do menino maluquinho, do ziraldo, vc quer??????????????" mostram acima de tudo pobreza de caráter. Não conseguem sustentar nenhum argumento e por isso ofendem.

    Lineu, tô contigo, meu caro.

    ResponderExcluir
  151. Fala lineu! Crente pra cacete enchendo teu saco aqui né? hohoho' Ótimo texto! Continue o bom trabalho! Tem gente que precisa viver longe da escuridão da fé e do medo de ir pro inferno... hsuahusah e alguém tem que produzir algum conteúdo de estudo e/ou suporte. Whatever... Muita paz irmão! \o/

    ResponderExcluir
  152. Fala Lineu! Um monte de crentelho te torrando o saco aqui né?! HAHA' Keep up the good work man! Tem muita gente que precisa de material de estudo e/ou suporte para se livrar das garras da crença forçada.

    Muita paz e paciência! \o\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, estou firme aqui...é duro combater crendices tão arraigadas mas vale a pena.

      Excluir
  153. parabéns pelo blog, é gostoso de ler como vc se expressa! continue com seu trabalho! e nao deixe de responder as perguntas diferentes ,abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuro responder todas, mas muitas vezes são sempre as mesmas, como no caso deste post...

      Excluir
  154. Está de parabéns Lineu, seu blog possui conteúdo filosófico e demonstra coragem!
    Papel aceita tudo, eu posso escrever tantos livros quanto eu quiser, dos assuntos que preferir. Felizmente é muito fácil enganar as pessoas, é só dizer o que elas querem ouvir primeiro e depois implantar as idéias que preferir.
    Muito obrigado por fazer esse trabalho de elucidar uma parte da realidade para todos, algo que a maioria não consegue perceber.

    ResponderExcluir
  155. Lineu: parabéns pela sua tenacidade e paciência em defender a razão. Infelizmente, quem estava certo era Frank Zappa, que dizia que a força motriz do Universo é mesmo a estupidez. É a única conclusão possível depois de ler tantos comentários estúpidos de pessoas incapazes de pensar.

    ResponderExcluir
  156. Lineu: parabéns pela sua tenacidade e paciência em defender a razão. Infelizmente, quem estava certo era Frank Zappa, que dizia que a força motriz do Universo é mesmo a estupidez. É a única conclusão possível depois de ler tantos comentários estúpidos de pessoas incapazes de pensar.

    ResponderExcluir
  157. Lineu, meu caro... você é muito paciente com essa gente tão estúpida... admirável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o objetivo do blog...abrir um pouco que seja a mente deles...

      Excluir