domingo, 13 de março de 2011

Jesus existiu de verdade ou foi inventado?

Convido os leitores interessados a ler este magnifico artigo de Lee Salisbury: "Jesus, o incômodo silêncio da história".
Nele o autor descreve em detalhes a total falta de referência a Jesus nos escritos dos historiadores da época.
Soa realmente estranho que apesar de se dizer filho de deus e de ter supostamente feito tantos milagres Jesus tenha passado em branco pelos registros sérios da história.

http://movimentoantireligiao.wordpress.com/2010/01/19/jesus-o-incomodo-silencio-da-historia/#comment-31

5 comentários:

  1. Tentei vêr as qualificações de Lee Salisbury mas não consegui. Qual é a profissão do Lee e porquê é que ele contrapõe o que os historiadores dizem?

    Entre os historiadores não há dúvidas nenhum que Jesus de Nazaré realmente existiu. Entre os popularizadores há "dúvidas" de muitas coisas (menos deles mesmos).

    Soa realmente estranho que apesar de se dizer filho de deus e de ter supostamente feito tantos milagres Jesus tenha passado em branco pelos registros sérios da história.


    Tirando os Novo Testamento (e os 24,000 manuscritos do mesmo), a citação de Josefo (não a adulterada mas a verídica, que pelos vistos tu não sabias), Luciano o Grego, Tácito (que é uma testemunho hostil ao Cristianismo) e muitas outras linhas de evidências, de facto o Senhor "passou em branco".

    Há mais evidências para a existência, morte e ressurreição do Senhor do que para a existência de Alexandre o Grande.

    Faz um exercício de memória e tenta-te lembrar donde aprendeste sobre Alexandre. Usa o mesmo "rigor" para as fontes que suportam Alexandre como o rigor que usaste para as milhentas fontes que suportam a mais do que óbvia existência do Senhor.

    Ah, e ainda estou à espera que me digas como é possível que os antigos chamavam de "dragão" aos animais que nós hoje chamamos de "dinossauro".

    ResponderExcluir
  2. Mats, realmente não me animo muito a investigar dragões, são Jorge ou coisas afins. Prefiro ficar com a paleontologia, arqueologia, biologia e outras "gias" mais séris do que o criacionismo.
    Mas eu tenho uma perguntinha para você, caso se anime a me responder: se somos todos descendentes do Sr. Noé como é possível haver hoje no planeta homens brancos, negros, indios, orientais (já que para vocês a evolução é uma bobagem). E lembrando que os netinhos do Sr. Noé tiveram que se casar entre si já que só sobraram eles no planeta. Mats, primos irmãos se casando boa coisa não costuma dar, concorda? Será que seu deus deu uma ajudinha ?

    ResponderExcluir
  3. mats! voce liga para que os antigos escreviam?então quando seus filhos,ou sobrinhos chegarem em casa dizendo que aprenderam que a terra gira em torno do sol,por favor,corra e desminta o professor,diga que é o sol que gira entorno da terra!e mostre oque os antigos escreveram na ""bíblia sagrada"" diga a eles(seus filhos e sobrinhos)JOSUÉ OROU E O SOL PAROU.os ciêntistas estão errados,e que pena que os cristãos não queimaram galileu galilei em praça pública.há e fala pros seus filhos e sobrinhos,que hoje os zoológicos não tem uma espécie de dinossauros(dragões) por que noé tinha medo que os dragões queimassem toda a arca, que era de madeira,e os dinossauros(dragões) que voavam não caíram nas arapucas armadas por ele.por isso que o mundo hoje não tem nenhuma espécie de dinossauros.

    ResponderExcluir
  4. Lineu, você sabe me responder por que o célebre Richard Dawkins não quis debater com o professor Willian Craig sobre a existência de Deus?
    Ora, se ele é tão convicto de suas ideias, deveria aceitar o debate. Não acha?

    ResponderExcluir
  5. Não sei, não conheço os detalhes do caso mas não consigo imaginar uma só razão para que ele temesse um debate com um criacionista, uma crença primitiva, obscura e carente de fundamento lógico ou cientifico.

    ResponderExcluir