terça-feira, 6 de março de 2012


Justiça gaúcha manda retirar crucifixos de repartições


A Justiça do Rio Grande do Sul decidiu nesta terça-feira (6) acatar pedido de uma ONG e vai retirar crucifixos e símbolos religiosos de todas as salas do Judiciário do Estado.
O Tribunal de Justiça gaúcho considerou que a presença do objeto nos fóruns e na sede do Judiciário pode ir contra princípios constitucionais de um Estado laico (que não sofre influência de igrejas).
A retirada dos símbolos foi um pedido da ONG Liga Brasileira de Lésbicas, o que motivou um processo administrativo no tribunal.
O relator do caso, o desembargador Cláudio Baldino Maciel, afirmou em seu voto que um julgamento feito em uma sala onde há um "expressivo símbolo" de uma doutrina religiosa não é a melhor forma de mostrar que o julgador está "equidistante" dos valores em conflito.
A decisão foi tomada pelo Conselho da Magistratura, órgão do TJ gaúcho para planejamento e administração. Representantes de entidades religiosas acompanharam a sessão.
No ano passado, o TJ havia negado o mesmo pedido da Liga de Lésbicas, que encaminhou ainda solicitação semelhante à Câmara Municipal de Porto Alegre.
A presença de símbolos cristãos em prédios públicos motiva polêmica em outras partes do Brasil e do mundo.
Em São Paulo, o Ministério Público Federal ajuizou ação em 2009 pedindo a retirada de crucifixos de edifícios federais. O pedido foi negado em primeira instância porque a juíza responsável considerou "natural" a exibição do objeto em um país de "formação histórico-cultural cristã".
No mesmo ano, a Comissão Europeia condenou a Itália por manter objetos religiosos em salas de aula.
===============
Fonte: Folha de SP.
=================
Rápido comentário: lugar de crucifixo é em parede de casa de religioso não em edifícios públicos.

20 comentários:

  1. Rápido comentário : o Brasil é um país onde 95% das pessoas se diz cristã (católicos, protestantes e até espíritas); nada mais natural do que repartições públicas deste país adotarem o símbolo de tal religião. O ridículo mesmo é uma minoriazinha ínfimazinha reivindicar a retirada desses símbolos. Eles se sentem muito incomodados... muito mesmo. É a velha perseguiçãozinha camuflada de "defesa de um Estado laico"... e vem mais por aí...
    Isso deveria ser decidido através de voto popular... aí eu pago pra ver.
    Uma minoria (nem 5%) não pode decidir por uma esmagadora maioria.

    Vou começar uma campanha: ja´que não pode mais nas repartições públicas... vamos colocar nas nossas casas, nos muros, nas nossas empresas particulares, no nosso comércio, no nosso veículo, na nossa loja, pendurada no nosso pescoço, estampada na nossa camisa, etc, etc, etc,... e os incomodados que vão para a Rússia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a quantidade de votos não seria válida, uma vez que o estado JÁ É LAICO.

      Excluir
  2. Não, Fernando, os incomodados não precisarão ir à Rússia porque deixariam de ser incomodados por símbolos religiosos em repartições públicas de um país cuja constituição prevê a laicidade do Estado. Seus 95% são um exagero, de onde você tirou esse dado? Mesmo que fosse verdade não seria argumento aceitável, há que se defender os direitos das minorias.

    ResponderExcluir
  3. quando eu fui a décadas evangélico, um dia apareceu um pastor que deu uma explicação interessante, do porque evangélicos não deveriam usar o crucifixo no pescoço. vejamos: ""se eu visse meu pai, sendo morto por uma faca, iria usar a faca suja de sangue no pescoço??""

    ""se eu visse meu filho sendo morto por uma faca, iria usar a faca suja de sangue no pescoço??""

    ""se eu visse minha mãe sendo morta por uma faca, iria usar a faca suja de sangue no pescoço??""
    mesmo não tendo mais nada a haver com nenhuma religião, fico pensando, nesse raciocínio do pastor. é estranho milhões usarem esse símbolo no pescoço, qual símbolo? o crucifixo, o instrumento usado pra matar meu suposto salvador. só pra quem tem fé mesmo, oque não é mais meu caso.

    ResponderExcluir
  4. Fernando, essa ridícula minoriazinha ínfimazinha(menos de 5%?? duvido muito) tem seus direitos, sabemos o resultado de tirar direitos de minorias.
    Não adianta reclamar, colocar na fogueira quem discorda não pode mais, vocês não tem chance.

    ResponderExcluir
  5. Na Europa estão sendo fechados 200 templos/igrejas... por mês. A relação entre grau de instrução e ateismo é diretamente proporcional, uma bobagem sem tamanho como essa de colocar crucifixos em tribunais e repartições é algo que no futuro vai provocar risos, como um hábito primitivo do passado. Eu queria ver como o Fernando ia se sentir em um julgamento de um processo contra, digamos, um muçulmano, se visse na parede sobre o juiz um símbolo dessa religião.
    O cristianismo sofre de uma arrogância sem limites, temos que lembrar que para eles o unico deus que existe de verdade é o deles, eles são ateus em relação a todos os outros.

    ResponderExcluir
  6. Robson, por mais desconfortável que pareça, esta é a crença central da Igreja cristã. Cristo tinha que morrer como um sacrifício humano por nossos pecados para aplacar a fúria do "Deus" Levítico. A religião mais proeminente neste planeta, praticado por dois bilhões de pessoas, tem o sacrifício humano como seu princípio fundamental. O crucifixo é um negócio realmente bizarro dessa religião insana, que um dia será varrido do planta, junto com ela!
    Grande abraço
    galvão

    P.S. Lineu, passe corretamente o link das 3.000 divindades, quero ver isso

    ResponderExcluir
  7. Galvão, já corrigi no post... obrigado.
    É aqui:
    http://www.godchecker.com/

    ResponderExcluir
  8. Respondendo ao Fernando lá em cima (em cima perto do senhor) - Os religiosos precisam mesmo colocar seus símbolos de adoração visíveis para todos verem? A Fé de voces não basta para os mesmos, tem que se auto afirmar a todo momento? Isto não é Fé meu amigo...

    ResponderExcluir
  9. Robson, esse "pastor" lê a bíblia ? Acho que não. Eles andam com ela debaixo do braço, mas entendê-la e conhecê-la vai uma grande distância.
    1Cor 1,22-25 (primeira carta de São Paulo aos coríntios) : "OS JUDEUS PEDEM SINAIS MILAGROSOS, OS GREGOS PROCURAM SABEDORIA; NÓS, PORÉM, PREGAMOS CRISTO CRUCIFICADO, ESCÂNDALO PARA OS JUDEUS E INSENSATEZ PARA OS PAGÃOS. MAS, PARA OS QUE SÃO CHAMADOS, TANTO JUDEUS COMO GREGOS, ESSE CRISTO É PODER DE DEUS E SABEDORIA DE DEUS. POIS O QUE É DITO INSENSATEZ DE DEUS É MAIS SÁBIO DO QUE OS HOMENS, E O QUE É DITO FRAQUEZA DE DEUS É MAIS FORTE DO QUE OS HOMENS".
    os ateus se encaixam nas três categorias: GREGOS, JUDEUS E PAGÃOS.

    Galvão... esse discurso de que "Um dia" o cristianismo e os crucifixos serão varridos do planeta é antiiiiiigo... é falado há dois mil anos. Cada década que passa vem alguém dizendo isso, há cada geração aparece alguém dizendo isso ou mesmo perseguindo o cristianismo e querendo que ele seja destruido. Reis, príncipes, autoridades, governantes enfim já tentaram isso; a União soviética já tentou (e como matou cristãos !), a China tenta agora... em vão.

    Posso até concordar, até porque esse assunto não é tão relevante assim, mas faço aqui e agora uma aposta com todos vocês : Se quiserem retirar os símbolos religiosos, então que retirem (lei é lei e os cristãos estão sujeitos à ela conforme ensinou Jesus e conforme diz a Bílbia), mas vocês passarão a ver crucifixos por toda a parte, como nunca viram antes... nos lares cristãos, nos muros cristãos, no comércio cristão, nas fábricas cristãs, nos veículos cristãos, no pescoço dos católicos. Será que vocês não aprendem com a história ?

    Chamouth, te garanto que não tem nada a ver com "auto afirmação", o nosso Deus é vivo e verdadeiro, apenas temos na cruz um símbolo de gratidão e um exemplo máximo de amor ao próximo, apenas isso... não fique tão incomodado com a presença de um crucifixo, isso não é ser ateu. Vocês sim, estão querendo se auto afirmar, ou auto afirmar o seu ateísmo retirando as cruzes dos locais públicos só para não terem que encará-la.

    Imaginemos que a mãe, o pai ou um irmão de vocês (até mesmo um grande amigo), tenha marcado uma época com seus feitos, tenha sido uma pessoa que ajudou bastante os outros, ajudou a salvar muitas vidas, foi sempre prestativo e nunca negou ajuda a quem quer que fosse, e por fim deu sua própria vida para salvar a de seus amigos. Era estimado e admirado por todos; por isso, ao morrer, seu amigos mais chegados, junto com todo o povo, resolveram lhe prestar uma homenagem mais do que merecida: colocaram uma foto sua nas repartições públicas e mandaram fazer uma estátua em praça pública. Passados alguns anos, resolveram que iriam tirar a foto da sua mãe dos locais públicos e derrubar a estátua, por achar que ninguém é obrigado a acreditar nos feitos dela. O que vocês achariam de tal atitude, sabendo que a sua mãe fez muito, mas muito mesmo, pelo desenvolvimento desse mesmo estado, e dessa mesma sociedade ?

    Retirar o crucifixo dos locais públicos é retirar um símbolo de uma religião que construiu a nossa civilização, que teve grande participação no desenvolvimento, na educação, na saúde, na agricultura, na arte, nas leis (o direito internacional, por exemplo) da nossa civilização ocidental... a maior e mais próspera de toda a história da humanidade.
    Retirar os símbolos religiosos é o mesmo que deixar lá o símbolo ateu : UMA PAREDE VAZIA, UM NADA ... e isso é ateísmo !

    ResponderExcluir
  10. eu acho lineu!, galvão! que não devemos tirar os crucifixos dos filmes de drácula, faz parte da nossa juventude, adolescência, quem não se lembra do filme "" A HORA DO ESPANTO "" foi muito legal o efeito especial do crucifixo grudando na testa do vampiro!!!.
    por favor justiça!! deixe os crucifixos nos filmes de terror. to começando a ficar triste só de imaginar.

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma sugestão, minha gente : vamos derrubar a estátua do Cristo Redentor no Rio De Janeiro, vamos mudar o nome da cidade de São Paulo, do Espírito Santo, de Santa Catarina, de San Francisco nos Estados Unidos; vamos, lésbicas, avante ! Contra este cristianismo "perverso" que quer mudar o nosso modo de vida ! Avaaaaante !!!

    Drácula ?!? Tinha que ser o Robson mesmo ...

    ResponderExcluir
  12. Fernando, estamos falando de parede de tribunal, local onde acontecem julgamentos e cujo ambiente tem que ser isento e laico, só isso. Por mais absurdo que seja você continua defendendo a tese de que apenas os simbolos da SUA religião é que devem continuar lá pendurados sobre a cabeça dos juizes. Que tal ao lado da cruz a gente colocar a estrela judaica, uma imagem de Osíris, outra de Tupã, outra do islã, uma foto de Alan Kardec, outra de Iemanjá...isso você não quer, quer apenas o seu. Reflita, Fernando, reflita... você está sendo mais ilógico do que quando ficava aqui defendendo a lenda de Noé.

    ResponderExcluir
  13. Lineu, se quiserem colocar esses símbolos... ótimo, por mim não teria problema algum. Por exemplo, Allan Kardek, uma estrela dos nossos irmãos mais velhos (os judeus). O Islã, por exemplo, tem o maior respeito por Jesus, se é que você sabe disso Lineu; para eles foi um grande profeta e eles o tem na mais alta conta. Agora, Osiris não existiu, Tupã não existiu, Iemanjá idem. Esses três não existiram e não fizeram nada pela nossa civilização, ao contrário da Igreja Católica que é a grande responsável pelo salvação do ocidente, em todos os sentidos que você possa imaginar (já te disse isso): nossas leis, nossa educação, os hospitais e universidades criados por ela, a agricultura que começou com o ensinamento dos monges na Europa e depois foi trazida para cá, a arquitetura, as artes, a ciência, o fim dos duelos, o fim dos combates de gladiadores na arena, o fim do infanticídio. Foi ela quem preservou a cultura greco-romana quando os povos bárbaros destruiran Roma, Literalmente. A Igreja foi crucial para o desenvolvimento do Ocidente; o povo e as autoridades aprenderam a admirá-la e amá-la, tanto é que havia um ditado popular que dizia : "É bom ficar à sombra do báculo". Seria o mesmo que dizer: "É bom ter a Igreja por perto, nos sentimos bem e seguros, podemos confiar nela". Até hoje, na opinião do povo, as instituições mais confiáveis são os bombeiros e a Igreja Católica, segundo pesquisas recentes.
    Então, Lineu, se querem retirar... que retirem, lei é lei e é para ser obedecida. Mas que é profundamente lamentável é.
    E esse negócio de Estado laico, Lineu, é só um pretexto... vem muito mais por aí, aguarde. Daqui alguns anos você vai se lembrar do que eu te falei aqui.

    ResponderExcluir
  14. O Fernando insiste na lenga lenga de que só o deus dele é que existe, todos os outros 4 mil inventados pela humanidade são falsos. Quanta arrogância...
    Profundamente lamentável é vermos cristãos defenderem uma tese cretina dessas sem enxergar o óbvio: tendo em vista que nem todos tem a mesma religião... tribunais de justiça devem manter suas paredes livres de qualquer simbolo religioso.
    Não entendo a dificuldade que você tem em aceitar isso, não estou falando em trocar por simbolos de outras crenças nem para pendurar simbolos ateus.
    Neste caso nada é mais justo que... nada.

    ResponderExcluir
  15. desculpas fernando e outros cristãos afins!!! se vocês não se tocam, alguém tem que fazer isso;
    1 - vir num blog ateu e escrever versículos bíblicos, para dar legitimidade a seus pensamentos, é ridículo.
    2 - para os ateus a bíblia vale menos do que 1 centavo.
    3 - para os ateus é justamente oque esta escrito nesse livro sangrento que nos motiva a seguir em frente contra esse mesmo livro.
    4 - falo por mim, hoje em dia eu estou obrando e andando pra bíblia.
    5 - é tão ridículo como um corintiano entrar num blog do palmeiras e ficar elogiando seu time.
    6 - acordem cristãos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! para nós ateus a bíblia vale menos do que o senhor dos anéis!!!!
    7 - para nós os ateus não estamos nem ai para o que diz em I coríntios, II coríntios, III coríntios, IV coríntios, V coríntios, VI coríntios, VII coríntios, VIII coríntios, IX coríntios, X coríntios, SERÁ QUE DEU PRA ENTENDER????

    ResponderExcluir
  16. 1- Fazer um blog ateu, vá lá, é um direito de qualquer um, mas achincalhar e querer ridicularizar a crença dos que acreditam... isso sim, é ridiculo.

    2- Se a bílbia, para você, vale menos que um centavo, então fique na sua e não ridicularize quem acredita.

    3- Se o livro é "sangrento", tudo bem, fique com sua opinião, mas não venha fazer um blog para dizer que quem acredita é burro e ignorante e que só os ateus são inteligentes.

    4- Se você fala por si mesmo, guarde sua opinião para você e pare de ofender a quem acredita.

    5- Não venha com esta comparação ridícula de times de futebol, porque não cola; a partir do momento em que o "Palmeiras se intromete nas coisas do clube Coríntians e ofende esse clube, o Coríntians tem direito, sim, de se intrometer nas coisas do clube Palmeiras, pelo menos para se defender e esclarecer, e vice-versa.

    6- Acoredem ateus !!!!!!!!!!!! Para nós, Cristãos, o ateísmo é coisa do século 19, tão atrasado e pobre de idéias e de estudos sérios. Pra nós cristãos o ateísmo radical não passa de preconceito ideológico contra a Igreja. Pra nós, cristãos, o ateísmo rema, atualmente, contra a maré científica do século 21, e vai cair como um galho podre, assim como aconteceu na União Soviética e nos países da Cortina de Ferro. A ateísmo não passa de falta de inteligência; e você, Robson, na União Soviética, como líder, mataria muitos cristãos (tá na cara).

    7- Nós, Cristãos, não estamos nem aí para o que diz o Sr. "sabe tudo", Stephen Hawkins, por exemplo... aliás, ele não responde as perguntas cruciais, só enrola.
    NÃO DEU PRA ENTENDER NÃO... e sabe por quê ? Você pretende que eu assista a esse desfile de baboseiras (a maioria falsas, como ja´provei por aqui) em relação à Igreja, ao cristianismo e a bíblia sem dizer nada, e sabendo que 80 por cento do que se diz aqui a respeito é inteiramente falso e desprovido de qualquer estudo sério e profundo ?? Você só pode estar de brincadeira.
    Aguente firme, e se sua cabecinha atéia bitolada não aguenta... então faça seu próprio blog e não deixe que ninguém emita uma opinião contrária à sua, ditardozinho Soviético ...

    ResponderExcluir
  17. Lineu, só para encerrar... esse assunto não é assim tão relevante não, mas só queria deixar registrado que não existe maior símbolo de Justiça do que Jesus Cristo... não existe. Ele é adorado pelos espíritas, pelos católicos, pelos protestantes, pelos indús... é respeitadíssimo pelos muçulmanos, e, por fim, por milhões de ateus (não radicais, é claro, com o Robson); nada mais natural do que este símbolo estar numa sala de um tribunal de justiça, por exemplo. Jesus Cristo é universal, apesar de ter deixado a Igreja Católica Apostólica Romana no mundo.

    ResponderExcluir
  18. Fernando, Robson: eu fico com a sensação que esse debate de vocês não está levando ninguém a lugar algum, além de as vezes ficar meio agressivo...

    ResponderExcluir
  19. Fernando, OK, só para encerrar: não discordo do que você escreveu sobre o respeito que as religiões tem por Jesus mas isso não muda o fato de estarmos em um estado laico onde a religião deve ser 100% separada do governo e da justiça. Maioria não é totalidade, há que se respeitar, além da lei, o direito das minorias. Eu garanto para você que um judeu, um muçulmano, com certeza vão sempre preferir que aquela parede sobre a cabeça do juiz esteja em branco do que com uma cruz pendurada.

    ResponderExcluir