domingo, 11 de março de 2012

O que afinal significa a palavra "sagrado" ?


Essa é uma boa pergunta: o que afinal significa “sagrado” (a)?
É uma palavra usada por todas as religiões e credos e costuma provocar arrepios (de medo ou de prazer) nos chamados "tementes a deus".
As vacas na India são... sagradas, assim como a bíblia, a Torá e tantas outras coisas por aí.
Mas, afinal, o que isso quer dizer?
Nosso querido Aurelio diz o seguinte:

Sagrado
adj. Consagrado ao culto: vasos sagrados. / Que recebeu a consagração, que cumpriu as cerimônias de sagração. / Relativo à religião ou ao culto. / Inviolável. / Venerável, respeitável: compromisso sagrado. // Fig. Fogo sagrado, sentimentos nobres e apaixonados: o fogo sagrado da liberdade. // Livros sagrados, o Antigo e o Novo Testamento. / &151; S.m. O que é sagrado: o sagrado e o profano. // Sagrado Coração, o Coração de Jesus, venerado pelos católicos.

Ou seja, se você espremer... não sai nada. Nadinha...
Sagrado então quer dizer "que recebeu a consagração", isso é tão boa definição quanto dizer que uma pessoa bonita tem beleza... é um looping, dá a impressão de dizer muito e não diz nada.
As religiões usam muito essa estratégia, são “ideias circulares”.

Vejamos, “venerável” é aquele que deve ser venerado (sabe-se lá porque).
“Inviolável”...bem, aqui temos um significado interessante... por exemplo, quando dizemos que a constituição é “sagrada” significa que não pode ser alterada (inviolável) e não que tenha sido escrita por um deus.

Na verdade o que se observa é que quem decide o que é ou não sagrado somos nós, os humanos, sem qualquer ajuda do divino.

Adicione-se a isso a chamada "autenticidade por antiguidade" e qualquer coisa que venha sendo chamada de sagrada por séculos a fio será, sem dúvida, algo que veio de deus e que como tal deve ser respeitada.

A bíblia, por exemplo: um livro de grande valor histórico mas que basicamente se compõe de lendas, tradições orais e contos milenares de peregrinos do deserto mas com a palavra "sagrada" na capa imediatamente se transforma na "palavra do senhor".
Mesmo que, como todos sabem, tenha sido inteirinha escrita por pobres mortais.
Nenhum texto na historia da civilização foi tão editado, adaptado, traduzido, cortado, re-editado. Os evangelhos, por exemplo, sabe-se que apenas 4 são "sagrados" mas na verdade foram escolhidos pela igreja, de acordo com seus interesses., dentre tantos outros que foram escritos.
Para os tupis o rio era sagrado, assim como a vaca dos hindus, uma pedra no alto da montanha ou uma arvore especial.
Para uma coisa ser sagrada basta que alguém um dia diga que é e que outros passem anos repetindo isso.
Assim, toda vez que se deparar com algo "sagrado", desconfie e lembre-se: a única coisa realmente sagrada é nosso santo direito de combater crendices.

Um comentário:

  1. Normal, a igreja adora os argumentos circulares e autenticidade por antiguidade, são falácias que não são admitidas em debates sérios mas que são usados largamente pela igreja, só cai em falácia quem quer!!!

    ResponderExcluir