sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Como surgiu a teoria quântica?



Você certamente já deve ter se perguntado de onde os cientistas tiraram a física quântica, a teoria que afirma que a energia eletromagnética é transmitida em pacotes de energia, ou quantum.
Este vídeo esclarece a história. Tudo começou com um pedido do instituto alemão de padrões, que contratou o físico Max Planck para determinar como tornar as lâmpadas mais eficientes, ou seja, como obter o máximo de luz com o mínimo de energia.
Max Planck começou tentando determinar quanta luz um filamento aquecido fornece. Ele usou a teoria eletromagnética para isto, só que os resultados no laboratório não concordavam com os resultados teóricos.
Ele então fez algo que mais tarde chamou de “ato de desespero”: jogou a teoria eletromagnética pela janela e começou a trabalhar “de trás para frente”, tentando construir uma teoria alternativa a partir dos resultados do laboratório.
Ele chegou à conclusão que a energia eletromagnética vem em pacotes, o “quanta” (plural de “quantum”, em latim), e que as frequências de luz mais altas têm pacotes maiores, e vice-versa.
Veja o resto da história no vídeo abaixo:
=============================================================
A noticia é útil também para mostrar como atua a ciência, como ela é capaz de se auto questionar e como suas descobertas recentes muitas vezes contradizem descobertas anteriores, ou as completam.
Bem diferente de quem pega um livro antigo de fábulas, escreve a palavra "sagrada" na capa e acha que tem todas as respostas.

16 comentários:

  1. É Lineu, eu tento, mas é difícil não ficar revoltado com estes religiosos idiotas quando se pára para pensar o quanto a humanidade hoje estaria desfrutando dos avanços da ciência se não fossem os fdp que criaram estes imbecis (algo que nunca existiu pode ser chamado de imbecil?) de jesus, maomé, alá, shiva, etc.. Se as igrejas e os religiosos não tivessem atrapalhado (e assassinado!) por séculos os cientistas e pensadores, com toda certeza hj estaríamos discutindo sobre como e quando o homem descobriu a cura do câncer, qual será o próximo sistema solar que iremos visitar na nossa galáxia, como é magnífico o ser humano viver 150 ou 200 anos... desculpe me, mas é revoltante que nesta nossa existência não desfrutaremos ainda destes avanços por causa de um bando de espertalhões que dominam uma grande parcela de idiotas pelo mundo inteiro...

    ResponderExcluir
  2. Visão totalmente ridícula, preconceituosa e, principalmente, FALSA de alguém que desconhece quase por completo a religião cristã. Primeiro : dizer que Jesus Cristo nunca existiu já é uma grande burrice. Segundo : Dizer que a Igreja assassinou cientistas é típico de quem se deixou "emprenhar pelos ouvidos", pela mídia, durante anos a fio.
    A imagem Galileu versus Igreja, ou ciência versus Igreja, foi criada (inventada) por pensadores anti-católicos dos séculos 18 e 19, para apresentar a Igreja como inimiga da ciência, do progresso e da razão. Muitos eclesiásticos estudavam sistematicamente astronomia e vários deles vinham defendendo o sistema heliocêntrico mesmo antes de Galileu, como o próprio Copérnico, que era cônego.
    A fé católica caminha com o auxílio da ciência e lhe é uma grande aliada; a Igreja sempre usou a ciência, em todos os tempos. Para dar um grande e bom exemplo, basta dizer que quem fundou a primeira universidade do mundo, a de Bolonha, na Itália, por volta do ano mil, foi a Igreja Católica. E depois vieram muitas outras: Louvaine na Bélgica, Oxford na Inglaterra, Sorbone na França... quem não as conhece ? Hoje são inúmeras as universidades e faculdades católicas espalhadas em todo o mundo, especialmente as Pontifícias Universidades Católicas.
    O Vaticano possui cinco Pontifícias Academias: Ciências; Ciências Sociais; Vida; Cultorum Martyrum e Eclesiástica.
    A seriedade com que a Igreja Católica encara todos os ramos da ciência, lhe confere o grande respeito e autoridade mundial, mesmo diante dos não-católicos. Batalhões de religiosos foram, e ainda são, grandes estudiosos, não apenas da teologia. Basta lembrar que foi um monge, Mendel, quem descobriu as leis básicas da genética; e outro, Copérnico, lançou as bases da Mecânica Espacial.
    É porque a Igreja sempre preservou a ciência, e sempre viu nela um grande dom de Deus para o homem, que toda a nossa Civilização Ocidental foi preservada quando da destruição do Império Romano pelos bárbaros. Se não fosse a enorme cultura assimilada pelos homens da Igreja, todo o patrimônio cultural do ocidente teria sucumbido sob os pés dos bárbaros. Foram os monges e religiosos que guardaram e reproduziram nos seus mosteiros os clássicos da literatura grega e romana que hoje estão à nossa disposição : Cícero, Platão, Pitágoras, Aristóteles, e tantos outros.
    Ao lado de cada igreja havia sempre um hospital e uma escola. Isto levou o povo a dizer que "É BOM VIVER À SOMBRA DO BÁCULO", isto é, sob a proteção da Igreja.
    A Igreja teve grandes cientistas : O monge franciscano Roger Bacon, Cardeal Nicolau de Cusa, o franciscano Luca Pacioli, o gigante Gerberto de Aurilac, Papa Silvestre II, o gênio Franciscano de Robert Grosseteste, o padre Nicolau Steno - pai da estratigrafia, Padre Leon Battista Alberti e muitos outros.
    J.L. Heilbron (1999), da Universidade da Califórnia, em Berkeley, disse que: "A IGREJA CATÓLICA ROMANA DEU MAIS SUPORTE FINANCEIRO E SOCIAL AO ESTUDO DA ASTRONOMIA POR MAIS DE SEIS SÉCULOS DO QUE QUALQUER OUTRA INSTITUIÇÃO". O historiador Thomas Woods afirma que "O VERDADEIRO PAPEL DA IGREJA NO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA PERMANECE UM DOS MAIS BEM GUARDADOS SEGREDOS DA HISTÓRIA MODERNA."
    A Igreja berçou a civilização ocidental em todos os seus campos: arte, filosofia, física, matemática, música, arquitetura, direito, economia, ciência, letras, línguas, etc.

    Portanto, Marcão (o insano), a realidade é bem outra daquela da qual você ouviu falar e acreditou... bem diferente. Ao invés de ficar destilando seu ódio, suas ofensas e sua falta de educação na internet, vá estudar e procurar saber o porquê de terem te enganado e omitido de você estas coisas. Ah, e por falar em ódio... foi essa revolta e esse ódio cegos que moveram os dirigentes ateus da União Soviética e de outros países a massacrarem centenas de milhões de religiosos, e tudo baseado nessas mentiras.
    É engraçado também uma pessoa contemplar essa imensidão, esse infinito que é o universo e ainda continuar ateu ... nem Einstein...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando andou relendo "1984" de Orwell e resolveu reescrever a história de acordo com seus desejos.
      Olhar a imensidão do cosmos e achar que isso prova a existencia de um deus é tatibitati da filosofia, sem comentários...
      Sobre Jesus, sua não existência não é burrice, é uma hipótese.

      Excluir
  3. Não, não ... de modo algum. Andei lendo e estudando alguns dos mais importantes historiadores do nosso tempo como : Dr. Thomas woods, PhD de Harvard, A.C.Crombie, David Lindberg, Edward Grant, Stanley Jaki, Thomas Goldstein, J.L.Heilbron, Rodney Stark, Kenneth Pennington, Daniel Rops e outros.
    O dr. Thomas Woods, por exemplo, mostra que a nossa civilização tem uma grande dívida com a Igreja "pelo sistema universitário, pelo trabalho de caridade realizado, pelo advento da lei internacional, o desenvolvimento das ciências, das artes, da música, do direito, da economia e muito mais". A Igreja Católica salvou e construiu a Civilização Ocidental. Com muita rapidez os críticos da Igreja Católica levantam e expõem os erros de alguns de seus membros em todos os tempos, mas, solertemente escondem as grandes realizações da Igreja em prol da humanidade.
    Lecky, um historiador do século 19, CRÍTICO CONTRA A IGREJA, admitiu que, tanto no campo espiritual como no compromisso da Igreja com os pobres, foi feito algo novo no mundo ocidental e que representou um grande crescimento em relação à Antiguidade.
    Reginald Grégoire (1985) afirma que os monges deram "a toda a Europa... uma rede de fábricas, centros de criação de gado, centros de educação, fervor espiritual,... uma avançada civilização emergiu da onda caótica dos bárbaros; os monges Beneditinos foram os pais da Europa".
    Há hoje no mundo um anticatolicismo espalhado pela mídia e pelas universidades. É dito às pessoas que a história da Igreja é uma história de ignorância, repressão, atraso e estagnação, quando a realidade é exatamente o contrário, como têm demonstrado muitos historiadores modernos. Foi a Igreja quem humanizou o Ocidente insistindo na sociabilidade de cada pessoa humana. Mas infelizmente tudo isso é silenciado; por isso, não se trata de "reescrever a história", mas sim de recuperar esta verdade intencionalmente escondida e abafada pelos professores socialistas comunistas ateus de história e pela grande mídia.

    É por isso e por muito mais que eu peço que não coloquem a Igreja Católica no mesmo "balaio de gatos" dessas seitas pentecostais... é até desumano, injusto... é uma verdadeira piada. A pessoa que faz isso se expõe ao ridículo, ao vexame em plena internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vexame é acreditar em cobras que falam e convencem mulheres a pecar. Vergonha é passar a vida dando nó na lógica para afirmar que o planeta tem 6 mil anos de vida. Ridículo é abrigar padrecos pedófilos e transferi-los de paróquia quando são pegos.
      Programas de caridade são uma coisa muito boa mas não apagam as vergonhas da sua igreja.

      Excluir
  4. Eu jamais disse que apagavam, muito pelo contrário. Um católico equilibrado sabe e tem plena consciência que há erros graves de pessoas dentro da Igreja, mas isso não apaga o imenso bem que a Igreja fez à civilização ocidental, aliás ela moldou e desenvolveu toda uma civilização.
    Em outro post você falou em "peneira"... mas quem usa peneira são vocês ateus, o tempo inteiro, com a Igreja (não sei se você já reparou).
    Eu não estou falando de meras obras assistencialistas de caridade, de meros programas, mas estou falando de todo um desenvolvimento de uma civilização inteira durante séculos e em todos os campos: educação, saúde, agricultura, arquitetura, musica, espiritualidade, leis, direitos humanos, ciência, artes, filosofia, direito internacional e muito mais. Somos pessoas civilizadas, hoje, graças à Igreja Católica... é disso que estou falando e você sabe muito bem... você não é bobo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já diria que somos pessoas civilizadas hoje APESAR da igreja católica....

      Excluir
  5. Você deveria dar graças ao "Big Bang" por existir a Igreja Católica, principalmente no nosso país. Quando a Igreja for minoria por aqui e essas seitas pentecostais, ou pior, o Islamismo tomarem conta, aí sim você não poderá mais ter a liberdade de criar um blog bom como esse.

    Nós, ocidentais, somos mais desenvolvidos (de um modo geral), mais civilizados, respeitamos as mulheres (coisa que o oriente não faz), respeitamos a liberdade de expressão, a democracia, o ateísmo, somos desenvolvidos na ciência e na tecnologia, etc, etc, graças à Igreja Católica que começou lá atrás a dar educação aos povos bárbaros até chegar a nós. Da Europa civilizada e educada pela Igreja partiram as grandes embarcações que desenvolveriam outras regiões do planeta.
    E, veja... tudo isso a partir de um homem (aliás o maior homem que já pisou neste planeta) que escolheu mais doze homens que fundaram uma Igreja ou comunidade, esta comunidade cresceu, se organizou e se desenvolveu tornando-se a maior e a mais antiga instituição da face da terra... é difícil conceber a idéia de que tudo isso tenha se baseado em cima de um "mito" ou "lenda"; isso sim, seria um verdadeiro milagre !

    ResponderExcluir
  6. Respeitam as mulheres pois sao "catolicos de buffet",pois sua biblia prega a discriminaçao das mesmas.
    Ou vai dizer que estou errado.

    "seitas pentecostais, ou pior, o Islamismo " -Mais um exemplo de amor cristao.

    ResponderExcluir
  7. Você já ouviu falar em "BURCA"? Acho que não... porque comparar o tratamento dado às mulheres pelo cristianismo ou catolicismo (no Ocidente moldado pela Igreja) com o dado às mesmas pelo Islamismo e o Oriente em geral... só pode ser uma grande piada ... se você quiser eu posso discorrer aqui sobre os grandes benefícios, os grandes avanços que as mulheres obtiveram com o cristianismo / catolicismo na nossa civilização ocidental... mas é que você faz questão, como bom ateu, de enxergar somente aquilo que te convém.
    E se você acha normal homens-bomba, mulheres sendo apedrejadas em praça pública, mulheres proibidas de mostrar até o rosto, mulheres sendo mutiladas quando atingem seus 12 ou 13 anos de idade, pastores que antes não tinham um "tostão furado" e hoje estão milionários, e tudo isso em pleno século 21... tudo bem... agora, falar de pedofilia na Igreja pode, né ?

    "Seitas pentecostais..." Sim, seitas pentecostais, pois a única Igreja que remonta até Jesus Cristo é a Igreja Católica, e que isso seja dito abertamente, sem fazer média e sem ser hipócrita. A primeira igreja protestante surgiu em 1521, com o padre Martinho Lutero. Dividir a Igreja é ir contra a Bíblia... são seguidores de Martinho Lutero e não de Jesus Cristo; me desculpe se isso escandaliza você, mas é a mais pura verdade... é história, é bíblia...

    Você pode imaginar um Macedo no poder ?

    Neste blog há muitos exemplos de "amor ateu", principalmente em relação à Igreja Católica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria pior que quando sua religiao teve o poder?
      Leia sua biblia e veja como suas mulheres deveriam ser tratadas(segundo as regras de sua religiao)
      Se nao sao, e porque voces escolhem "quais regras podemos desobedecer para tornar nossa religiao menos fanatica" tal qual uma criança num buffet escolhe os doces que mais lhe agrada.Religiao e hipocrisia sempre de maos dadas.

      Excluir
  8. Paidaluiza, o adultério para a Igreja não é só a traição da mulher para com o marido, mas também do marido para com a mulher, o que não acontecia no mundo antigo. Isto foi de grande influência; e a proibição do divórcio deu grande proteção às mulheres. Além disso as mulheres obtiveram mais autonomia graças ao catolicismo.
    O filósofo Robert Phillips (2004) mostra que só pelo catolicismo foi possível existir as comunidades religiosas de mulheres que se autogovernavam, algo que jamais houve no mundo antigo. Pergunta Phillips: "Onde no mundo as mulheres eram capazes de manter suas próprias escolas: conventos, colégios, hospitais, e orfanatos fora da Igreja ?"
    O sociólogo americano Rodney Stark (2003) sustenta que uma das raízes da expansão do catolicismo é a caridade, a maior virtude. E a outra são AS MULHERES. Em "The Rise of Christianity: a Sociologist Reconsiders History", Stark, professor de sociologia e religião comparada da universidade de Washington, lembra que, por volta do ano 200, havia em Roma 131 homens para cada 100 mulheres e 140 para cada 100 na Itália, Ásia Menor e África; isto porque o infanticídio de meninas e de meninos com deficiência era "moralmente aceitável e praticado em todas as classes". O cristianismo santificou o corpo, o fez bendito, morada da alma e do Espírito santo. Cristo colocou o ser humano acima de qualquer condição ou qualidade para integrar a irmandade universal. As mulheres, por razões até muito práticas, foram as mais beneficiadas. As conquistas cristãs ajudaram a formar a família, a propagar a fé e a proteger as mulheres da morte e da sujeição. Não será por tudo isso que as mulheres são maioria na Igreja ( 70% ) ? Ninguém as defendeu tanto durante a história.
    A mulher, na Idade Média, não foi relegada a uma posição de desprezo como muitos pensam. Os fatos desmentem. Muitos querem culpar a Igreja por sufocar a mulher no passado, mas isto não é verdade. Várias mulheres administravam vastos territórios como aldeias, paróquias. A abadessa heloísa, do mosteiro do Paráclito, em meados do século 12, recebia o dízimo de uma vinha, tinha direito a foros sobre feno ou trigo, explorava uma granja. Algumas mulheres, não oriundas de famílias nobres, desempenhavam notáveis funções na Igreja medieval. A citada abadessa Heloísa, do mosteiro do Paráclito, conhecia o grego e o hebraico, que ela ensinava às monjas.
    Por exemplo, as mulheres votavam. Por ocasião dos Estados Gerais de 1308 as mulheres são explicitamente citadas entre as votantes em diversas partes do território francês, e isto não era só nesse lugar.
    A grande historiadora contemporânea, Regine Pernoud, dedicou-se ao estudo da Idade Média, e escreveu uma obra inteira sobre a mulher medieval, com o título "A Mulher no Tempo das Catedrais" (Gradiva, Lisboa); e os livros "Luz Sobre a Idade Média" (publicações Europa-América, Mem Martins, Portugal) e "O Mito da Idade Média" (Idem). Nesse escritos a historiadora francesa DENUNCIA COMO SÃO REPETIDOS CERTOS CHAVÕES SOBRE A IDADE MÉDIA POR PESSOAS MOVIDAS POR CONCEPÇÕES PREDEFINIDAS.
    Mesmo as mulheres que não eram altas damas, nem abadessas nem monjas, mas camponesas ou profissionais de alguma arte da época, exerciam sua influência na vida pública. Nos arquivos medievais lê-se mais de uma vez o caso de uma mulher casada que agia por conta própria, abrindo, por exemplo, uma loja comercial sem precisar, para isto, da autorização do marido. Os registros de Paris datados do século 12 apresentam mulheres médicas, professoras, boticárias, tintureiras, copistas, miniaturistas, encadernadoras. Tem-se notícia das queixas de uma cabeleireira, de uma vendedora de sal, da viúva de um lavrador, de uma cortesã...A influência da Igreja fez respeitar os direitos da mulher, indefesa diante da brutalidade masculina. Ela, no cristianismo, não podia ser tratada com o desprezo da Antigüidade. É MENTIRA A LENDA DE QUE A IGREJA TERIA DITO QUE "A MULHER NÃO TEM ALMA HUMANA".


    ResponderExcluir
  9. Os concílios condenaram muitas vezes o repúdio das esposas por simples caprichos dos maridos e, em alguns lugares eram excomungados os juízes que praticassem injustiças contra as mulheres.
    A mulher foi colocada num plano de igualdade espiritual e moral com o homem e tornou sólida a família, célula da sociedade.
    O uso da aliança (até hoje) tornou-se prática no século 12 como símbolo de amor e fidelidade; "que se usa no dedo em que pulsa a veia do coração", dizia Honória de Autum.
    Este cuidado da Igreja com a família e com o casamento promoveu a mulher, algo que não aconteceu na Índia, China ou no Islamismo. A mulher nessa época era insignificante em todas as sociedades; apenas era vista como reprodutora. A Igreja impôs aos homens a obrigação de respeitarem a dignidade da mulher, que deixou de ser propriedade do marido.
    A mulher deixou de ser um acessório do guerreiro e passou a ser objeto de sua veneração, pelo trabalho da Igreja, especialmente quando apresentou a Virgem Maria como a mulher mais pura, bela e ornada de todas as graças. O culto mariano coroou esta missão de educação do amor.
    Diante dos desregramentos da sociedade feudal, a Igreja soube implantar os princípios do Evangelho que se tornaram a base da civilização européia.

    Meu caro Paidaluiza, eis algumas coisinhas que a Igreja fez quando esteve no poder... depois te falo sobre a bíblia.

    ResponderExcluir
  10. Entao sua igreja resolveu ignorar o que diz sua biblia ou estava fora do contexto?

    ResponderExcluir
  11. Primeiro me diga você a quais passagens da bíblia você se refere.

    ResponderExcluir
  12. Efésios 5
    22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
    23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.
    24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.

    Deuteronômio, 22
    20 Se, porém, esta acusação for confirmada, não se achando na moça os sinais da virgindade,
    21 levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão até que morra; porque fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai. Assim exterminarás o mal do meio de ti.
    22 Se um homem for encontrado deitado com mulher que tenha marido, morrerão ambos, o homem que se tiver deitado com a mulher, e a mulher. Assim exterminarás o mal de Israel.
    23 Se houver moça virgem desposada e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela,
    24 trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis até que morram: a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo. Assim exterminarás o mal do meio de ti.

    ResponderExcluir