sexta-feira, 16 de novembro de 2012

10 mentiras sobre o ateismo.


Texto original de Sam Harris, tradução de Renatofi - www.cubomagicobrasil.com
====================================================================

1) Ateus acreditam que a vida não tem sentido.

Pelo contrário: são os religiosos que se preocupam frequentemente com a falta de sentido na vida e imaginam que ela só pode ser redimida pela promessa da felicidade eterna além da vida. Ateus tendem a ser bastante seguros quanto ao valor da vida. A vida é imbuída de sentido ao ser vivida de modo real e completo. Nossas relações com aqueles que amamos têm sentido agora; não precisam durar para sempre para tê-lo. Ateus tendem a achar que este medo da insignificância é… bem… insignificante.

2) Ateus são responsáveis pelos maiores crimes da história da humanidade.
Pessoas de fé geralmente alegam que os crimes de Hitler, Stalin, Mao e Pol Pot foram produtos inevitáveis da descrença. O problema com o fascismo e o comunismo, entretanto, não é que eles eram críticos demais da religião; o problema é que eles eram muito parecidos com religiões. Tais regimes eram dogmáticos ao extremo e geralmente originaram cultos a personalidades que são indistinguíveis da adoração religiosa. Auschwitz, o gulag e os campos de extermínio não são exemplos do que acontece quando humanos rejeitam os dogmas religiosos; são exemplos de dogmas políticos, raciais e nacionalistas andando à solta. Não houve nenhuma sociedade na história humana que tenha sofrido porque seu povo ficou racional demais.

3) Ateus são dogmáticos.
Judeus, cristãos e muçulmanos afirmam que suas escrituras eram tão prescientes das necessidades humanas que só poderiam ter sido registradas sob orientação de uma divindade onisciente. Um ateu é simplesmente uma pessoa que considerou esta afirmação, leu os livros e descobriu que ela é ridícula. Não é preciso ter fé ou ser dogmático para rejeitar crenças religiosas infundadas. Como disse o historiador Stephen Henry Roberts (1901-71): “Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu”.

4) Ateus acham que tudo no universo surgiu por acaso.
Ninguém sabe como ou por que o universo surgiu. Aliás, não está inteiramente claro se nós podemos falar coerentemente sobre o “começo” ou “criação” do universo, pois essas idéias invocam o conceito de tempo, e estamos falando sobre o surgimento do próprio espaço-tempo. A noção de que os ateus acreditam que tudo tenha surgido por acaso é também usada como crítica à teoria da evolução darwiniana. Como Richard Dawkins explica em seu maravilhoso livro, “Deus, um delírio”, isto representa uma grande falta de entendimento da teoria evolutiva. Apesar de não sabermos precisamente como os processos químicos da Terra jovem originaram a biologia, sabemos que a diversidade e a complexidade que vemos no mundo vivo não é um produto do mero acaso. Evolução é a combinação de mutações aleatórias e da seleção natural. Darwin chegou ao termo “seleção natural” em analogia ao termo “seleção artificial” usadas por criadores de gado. Em ambos os casos, seleção demonstra um efeito altamente não-aleatório no desenvolvimento de quaisquer espécies.

5) Ateísmo não tem conexão com a ciência.
Apesar de ser possível ser um cientista e ainda acreditar em Deus – alguns cientistas parecem conseguir isto –, não há dúvida alguma de que um envolvimento com o pensamento científico tende a corroer, e não a sustentar, a fé. Tomando a população americana como exemplo: A maioria das pesquisas mostra que cerca de 90% do público geral acreditam em um Deus pessoal; entretanto, 93% dos membros da Academia Nacional de Ciências não acreditam. Isto sugere que há poucos modos de pensamento menos apropriados para a fé religiosa do que a ciência.

6) Ateus são arrogantes.
Quando os cientistas não sabem alguma coisa – como por que o universo veio a existir ou como a primeira molécula auto-replicante se formou –, eles admitem. Na ciência, fingir saber coisas que não se sabe é uma falha muito grave. Mas isso é o sangue vital da religião. Uma das ironias monumentais do discurso religioso pode ser encontrado com freqüência em como as pessoas de fé se vangloriam sobre sua humildade, enquanto alegam saber de fatos sobre cosmologia, química e biologia que nenhum cientista conhece. Quando consideram questões sobre a natureza do cosmos, ateus tendem a buscar suas opiniões na ciência. Isso não é arrogância. É honestidade intelectual.

7) Ateus são fechados para a experiência espiritual.
Nada impede um ateu de experimentar o amor, o êxtase, o arrebatamento e o temor; ateus podem valorizar estas experiências e buscá-las regularmente. O que os ateus não tendem a fazer são afirmações injustificadas (e injustificáveis) sobre a natureza da realidade com base em tais experiências. Não há dúvida de que alguns cristãos mudaram suas vidas para melhor ao ler a Bíblia e rezar para Jesus. O que isso prova? Que certas disciplinas de atenção e códigos de conduta podem ter um efeito profundo na mente humana. Tais experiências provam que Jesus é o único salvador da humanidade? Nem mesmo remotamente – porque hindus, budistas, muçulmanos e até mesmo ateus vivenciam experiências similares regularmente.
Não há, na verdade, um único cristão na Terra que possa estar certo de que Jesus sequer usava uma barba, muito menos de que ele nasceu de uma virgem ou ressuscitou dos mortos. Este não é o tipo de alegação que experiências espirituais possam provar.

8) Ateus acreditam que não há nada além da vida e do conhecimento humano.
Ateus são livres para admitir os limites do conhecimento humano de uma maneira que nem os religiosos podem. É óbvio que nós não entendemos completamente o universo; mas é ainda mais óbvio que nem a Bíblia e nem o Corão demonstram o melhor conhecimento dele. Nós não sabemos se há vida complexa em algum outro lugar do cosmos, mas pode haver. E, se há, tais seres podem ter desenvolvido um conhecimento das leis naturais que vastamente excede o nosso. Ateus podem livremente imaginar tais possibilidades. Eles também podem admitir que se extraterrestres brilhantes existirem, o conteúdo da Bíblia e do Corão lhes será menos impressionante do que são para os humanos ateus. Do ponto de vista ateu, as religiões do mundo banalizam completamente a real beleza e imensidão do universo. Não é preciso aceitar nada com base em provas insuficientes para fazer tal observação.

9) Ateus ignoram o fato de que as religiões são extremamente benéficas para a sociedade.
Aqueles que enfatizam os bons efeitos da religião nunca parecem perceber que tais efeitos falham em demonstrar a verdade de qualquer doutrina religiosa. É por isso que temos termos como “wishful thinking” e “auto-enganação”. Há uma profunda diferença entre uma ilusão consoladora e a verdade. De qualquer maneira, os bons efeitos da religião podem ser certamente questionados. Na maioria das vezes, parece que as religiões dão péssimos motivos para se agir bem, quando temos bons motivos atualmente disponíveis. Pergunte a si mesmo: o que é mais moral? Ajudar os pobres por se preocupar com seus sofrimentos, ou ajudá-los porque acha que o criador do universo quer que você o faça e o recompensará por fazê-lo ou o punirá por não fazê-lo?

10) Ateísmo não fornece nenhuma base para a moralidade.
Se uma pessoa ainda não entendeu que a crueldade é errada, não descobrirá isso lendo a Bíblia ou o Corão – já que esses livros transbordam de celebrações da crueldade, tanto humana quanto divina. Não tiramos nossa moralidade da religião. Decidimos o que é bom recorrendo a intuições morais que são (até certo ponto) embutidas em nós e refinadas por milhares de anos de reflexão sobre as causas e possibilidades da felicidade humana. Nós fizemos um progresso moral considerável ao longo dos anos, e não fizemos esse progresso lendo a Bíblia ou o Corão mais atentamente. Ambos os livros aceitam a prática de escravidão – e ainda assim seres humanos civilizados agora reconhecem que escravidão é uma abominação. Tudo que há de bom nas escrituras – como a regra de ouro, por exemplo – pode ser apreciado por seu valor ético, sem a crença de que isso nos tenha sido transmitido pelo criador do universo.

30 comentários:

  1. faltou que ateus acreditam no demônio. Tu não acredita em deus? Então tu é do demônio.

    Como ouço esta

    ResponderExcluir
  2. resumindo:
    nós ateus somos livres das algemas, dos deuses.

    ResponderExcluir
  3. resumindo:
    nós ateus somos livres das algemas, dos deuses.

    ResponderExcluir
  4. Não ia comentar nada ... mas... essa última, a décima, foi de amargar.

    "... e não fizemos esse progresso lendo a Bíblia". Só fizemos, meu caro, só fizemos. A bíblia e a Igreja são as principais responsáveis pela evolução (para melhor, muito melhor) dos costumes do ocidente.

    "...Se uma pessoa ainda não entendeu que a crueldade é errada, não descobrirá isso lendo a Bíblia..."

    Só descobrirá, meu caro, só descobrirá... a bíblia relata tais fatos justamente para mostrar que terão nefastas consequências. Ateus só lêem a bíblia de raspão.

    "... Nós fizemos um progresso moral considerável ao longo dos anos."

    Com certeza ! E noventa por cento desse progresso se deve ao cristianismo, é o que dizem os modernos historiadores (ateu só estuda e lê publicações atéias)... isso nem se discute mais.


    "...Ambos os livros aceitam a prática de escravidão."

    Ainda que alguns aceitassem, devido a cultura da época, o cristianismo não aceitava, porém respeitava as leis vigentes, uma característica dos cristãos. Vemos isso, claramente, na carta do Apóstolo Paulo à Filêmon.
    A carta a Filemom é a mais curta de todas as obras de Paulo e lida com a prática da escravidão. A carta sugere que Paulo estava na prisão quando a escreveu. Filemom era um proprietário de escravos que também hospedava uma igreja em sua casa. Durante o tempo do ministério de Paulo em Éfeso, Filemom tinha provavelmente viajado para a cidade e, ao escutar a pregação de Paulo, converteu-se ao Cristianismo. O escravo Onésimo roubou seu senhor, Filemom, e fugiu, dirigindo-se a Roma e a Paulo. Onésimo ainda era propriedade de Filemom, e Paulo escreveu para suavizar o seu regresso ao seu mestre. Onésimo tornou-se um cristão (Filemom 10) como resultado da testificação de Paulo, o qual queria que Filemom aceitasse Onésimo como um irmão em Cristo e não meramente como um escravo:"PREFIRO FAZER UM PEDIDO INVOCANDO A CARIDADE. VENHO SUPLICAR-TE EM FAVOR DO MEU FILHO ONÉSIMO, QUE GEREI NA PRISÃO... TALVEZ ELE TENHA SIDO RETIRADO DE TI POR UM POUCO DE TEMPO, A FIM DE QUE O RECUPERASSES PARA SEMPRE, NÃO MAIS COMO ESCRAVO, MAS BEM MELHOR DO QUE COMO ESCRAVO, COMO IRMÃO AMADO: MUITÍSSIMO PARA MIM E TANTO MAIS PARA TI". (Filêmon, versículos 10.15-16)

    Paulo tinha advertido os proprietários de escravos sobre sua responsabilidade para com eles. Além disso, Paulo apresentou esses escravos como responsáveis seres morais que deviam temer a Deus. Em Filemom, Paulo não condenou a escravidão, mas apresentou Onésimo como um irmão cristão, em vez de um escravo.

    Robson... você é escravo das mentiras e da falta de conhecimento do ateísmo em relação à religião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A unica resposta possivel ao Fernando e:
      "O pior cego eo que nao quer ver."

      Excluir
    2. Pior cego é aquele que não quer ver é uma frase que se encaixa como uma luva em qualquer criacionista.

      Excluir
    3. querido é justamente por conhecer as religiões, ter conhecimento delas, que quero distância delas, se depender de mim, todas vão á falência!!! e estou fazendo minha pequena parte, não dou um centavo a religião nenhuma. é claro né quando você diz falta de conhecimento em relação á religião, deve-se ler assim;
      "" MINHA FALTA DE CONHECIMENTO EM RELAÇÃO Á TUA RELIGIÃO A CATÓLICA.""
      pois no fundo no fundo fernando você está se lixando pra religião dos outros. segundo a sua crença, a pedra fundamental do cristianismo é católica.
      fernando:
      eu posso fumar a hora que eu quiser, e você?
      eu posso transar com quem eu quiser, e você?
      eu posso beber a hora que eu quiser, e você?
      eu posso comer qualquer comida do planeta, e você na quaresma?
      eu posso entrar em qualquer ambiente do mundo, e você?
      depois eu que sou escravo? e olha que não quis escrever coisas horríveis que poderia fazer com minha liberdade, mas aprendi que é melhor viver num mundo onde as palavras mágicas façam parte de nossas vidas aqui nesse planeta, quais as palavras mágicas??
      obrigado!
      com licença!
      muito obrigado!
      me desculpa!
      por favor!
      não foi nada!
      foi sem querer!
      bom dia, tarde e noite.

      Excluir
  5. Fernando: os maias e astecas estão no inferno?

    ResponderExcluir
  6. Paidaluisa, explique melhor... o que você não entendeu ? Foi a parte do escravo tratado como irmão na bíblia ?

    "...o pior cego é o que não quer ver." Assim dizia Jesus aos descrentes (essa frase é bíblica).

    Você deveria repetir essa frase sempre... diante de um espelho.

    Chamouth, nós que vivemos depois de Cristo temos muito menos desculpas do que eles que viveram antes Dele; mas essa resposta só Deus sabe.
    Deus não quer ninguém no inferno, quem faz a opção somos nós...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..deus fez isso, pensou aquilo, quer desse jeito...cristãos adoram essas coisas. Eu me divirto, ter amigo imaginário e falar por ele me faz lembrar minha infância.

      Excluir
    2. "...escravo tratado como irmão ..."
      Entao foi so na biblia ,pois sua igreja nunca emitiu contracheque para os negros que
      construiram seus suntuosos templos.

      Excluir
  7. Fernando, não seria mais lógico que deus enviasse um cristo para cada povo? Um para os maias, indus, nativos americanos, arabes. Um deus que escolhe um só povo não está tratando todos os filhos como iguais. TU tens filhos Fernando? Tu colocaria um na escola particular e o outro na sinaleira? Pense nisto

    ResponderExcluir
  8. Paidaluiza, seu conhecimento sobre a Igreja se baseia naquilo que você ouviu falar, não na verdade.
    A Igreja, desde os apóstolos, ensinava aos que tinham escravos que esses eram seus irmãos. A mentalidade, mesmo dos padres, influenciados por Platão e Aristóteles, era a de aceitar a escravidão como "uma instituição de direito natural". Era a mentalidade da época. Mas a partir do século quinto a Igreja reagiu contra a escravidão. Entre 451 e 700, cinqüenta concílios regionais aprovaram cânones para proteger os escravos, e muitos bispos em suas terras forçaram os proprietários a libertá-los. No ano de 1102 o Concílio de Londres proibiu: "o ignóbil comércio pelo qual se vendem homens como se fossem animais" (D.Rops, vol.III, p.296ss).
    A Igreja promoveu inúmeras alforrias, libertação de escravos. Em 1197, o abade de Saint Remy libertou todos os servos de Vareilles e de Liège; em 1200, o de Vèzelay libertou todos os que viviam nas terras da abadia; em 1225, o cabido de Santa Cruz de Orleans libertou 500 servos em Èrampes; e assim muitos outros.
    Também os escravos se beneficiaram da proteção da Igreja. Basta dizer que O EX-ESCRAVO CALIXTO SE TORNOU PAPA.
    Embora a liberdade total ao escravo ainda não fosse um princípio bem definido, a Igreja no entanto já a aconselhava.
    Já nos séculos III e IV muitos cristãos ricos tinham libertado os seus escravos, e houve libertações em massa, especialmente na festa da páscoa. Um concílio regional de Borgonha aconselhou os cristãos a oferecer a Deus todos os anos um "dízimo", libertando boa parte deles.
    É preciso entender que a supressão completa da escravidão ainda não tinha amadurecido suficientemente naquela época; dado o regime econômico do tempo, era tão inimaginável a supressão do trabalho escravo como hoje poderia parecer a supressão do tarbalho assalariado. É preciso entender que, não havendo máquinas, a organização econômica da sociedade não permitia ir mais longe; mas ao menos começava a luta pela libertação que a Igreja abraçaria no século X.
    Vê-se, portanto, que a Igreja está longe de ter sido a favor da escravidão, muito pelo contrário, ela foi pioneira da libertação da escravidão. Mais uma mentira a respeito da Igreja...

    Paidaluiza, nós devemos muito à Igreja Católica... MUITO ! Ai da civilização se não fosse a Igreja... não sei se estaríamos nesse patamar moral e tecnológico que nos encontramos hoje em dia...

    Chamouth, Deus enviou um único Cristo para TODOS os povos, sua missão é universal (católica, em grego), porém, Ele tinha que nascer em algum lugar (é lógico), e nada mais justo do que escolher aquele povo que sempre confiou e acreditou Nele durante séculos; este foi encarregado de levar sua mensagem de salvação a todos os outros povos da terra. Não existem vários cristos... Cristo é um só.
    A ordem de Jesus foi esta : "Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho A TODA CRIATURA... ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei... e eis que ESTAREI CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS".

    ResponderExcluir
  9. com certeza absoluta o escravo que virou papa era escravo branco!

    querido o japão vive muito bem obrigado, e nunca precisou da igreja católica!
    penso ao contrário, coitada da civilização ocidental que passou séculos no obscurantismo nas garras da sua igreja, não sei se você já se tocou fernando, é justamente quando os cientistas do ocidente começaram a se desligar definitivamente das garras da sua igreja, que os avanços tecnológicos caíram como cascata sobre a população ocidental, mais precisamente nos últimos 150 anos, já se tocou fernando????
    só uma descoberta maravilhosa que desbancou seu jesuisi, só uma!!!
    a vacina contra a poliomelite, hoje todas as crianças vacinadas estão livres das projeções macabras do seu salvador!! salvador?????

    quando perguntaram pra jesuisi: aquele paralítico nasceu assim por causa do pecado do pai ou da mãe?? ele respondeu, seu salvador fernando, ele nasceu assim para que nele se manifeste o poder de deus, quer dizer então fernando que o cientista sabin acabou com esse poder???? o de levantar paralíticos??? k k k k k k k k k k k k k k k.

    ResponderExcluir
  10. Você está totalmente enganado, Robson, totalmente. Isso de dizer que a igreja atrasou a ciência e que só depois que os cientistas se "libertaram" dela é que as descobertas tecnológicas começaram a surgir é totalmente falso, dos pés a cabeça. Você não aprendeu nada nesse nosso papo que já vai para 2 anos... nadica de nada; continua atrasado (assim como a maioria dos ateus) em relação as recentes pesquisas históricas. É lastimável que você ainda venha com esses chavões de que "a Igreja era inimiga da ciência, do conhecimento e da razão"... pobre de você que não consegue enxergar a verdade, nem mesmo quando historiadores modernos te desmentem totalmente... é triste ver uma pessoa persistir no erro, é triste.
    Saiba que o Japão só se modernizou depois que copiou tudo do Ocidente (eu disse tudo !), depois que ele juntou sua bela tradição com a tecnologia ocidental, tecnologia essa que a Igreja começou a alavancar em plena Idade Média, até então o Japão era atrasadíssimo. Outra coisa: O Japão, com toda sua riqueza, educação, tradição, é o país que tem os maiores índices de suicídio do mundo (entre os jovens nem se fala), assim como a Suécia. O que está faltando a eles, hein ? Eles têm tudo... o que mais lhes falta, hein ?

    Manda algum médico dar uma vacina da poliomielite para um cadeirante e veja se ele vai se levantar. Jesus fazia isso dois mil anos atrás e sem vacina, mas um dia a medicina vai chegar lá.
    Traduzindo o que Jesus quis dizer: "Já que ele nasceu assim (imperfeição a que todos vocês estão sujeitos aqui neste mundo mau), vocês e ele verão a glória de Deus, pois eu estou aqui... eu sou a vida, mas vim para este mundo de morte para que vocês saibam que Deus existe".

    Lineu, eu sei que o blog tá de férias, mas essa é a minha última resposta ao Robson, tudo bem ?

    Boas férias e um feliz natal.

    ResponderExcluir
  11. nossa comecei até chorar!!! fernando!! é mesmo jesus cura paralíticos?????????????????? só se for na casa da mãe joana, k k k k k k k k k k k k k k k k. entenda querido, o cientista sabin ACABOU COM AS PROJEÇÕES MACABRAS DO SALVADOR JESUS CRISTO. k k k k k k k k k k k k k. se liga querido, um paralítico está obrando e andando para o fato de jesus ter vindo a este mundo de morte para que ele saiba que deus existe, o quê este cadeirante quer é ser curado de verdade por esse deus, que nos mostrou que existe. k k k k k k k k k .
    querido! tinha transplantes de órgãos na idade média??
    querido! tinha vacina contra várias doenças na idade média??
    querido! tinha cura para a cólera na idade média??
    querido! tinha óculos para os míopes na idade média??
    querido! tinha a cura para a lepra na idade média??
    querido! o homem pisou na lua na idade média??
    querido! vou parar por aqui, por quê se não o blog do lineu não vai mais ter espaço pra tantas descobertas da ciência em prol da humanidade, É LÓGICO TODAS ESSAS DESCOBERTAS,APÓS SE LIBERTAREM DAS GARRAS DO SEU DEUS, DAS GARRAS DA SUA IGREJA.
    querido!! não adianta seus discursos teóricos pra mim, não cola, eu quero ver a pratica, com meus olhos que a terra há de comer.
    coitado de você fernando! vem aqui num blog de ateus escrever com todas as letras que jesus """F A Z I A""" isso 2.000 anos atrás, obrigado fernando! seu testemunho mostrou a todos os cadeirantes que por ventura leem o blog do lineu desistirem de suas curas, pois é assim mesmo, é fato consumado, jesus fazia, agora só assiste de camarote o sofrimento dos deficientes.

    VIDE : AACD.

    ResponderExcluir
  12. A sua inteligência me espanta ... sem brincadeira. Como você pode comparar a ciência de hoje com a de 500 anos atrás ? O que eu disse foi que "a Igreja começou a alavancar" a tecnologia dos dias atuais e que sempre apoiou a ciência... mas você é fanático, Robson, e esse seu fanatismo não te permite enxergar um palmo adiante do nariz.
    De fato, a Idade Média, ao contrário do que se diz, representou um enorme avanço científico. Muitas descobertas da Era Medieval foram aperfeiçoadas por cientistas posteriores como a refração atmosférica (decoberta por Nicole D'Oresme e conferida a Robert Hooke) e o teorema da velocidade média e vários princípios da cinemática.
    O historiador medievalista francês, ateu, Jacques Le Goff disse que: "A Idade Média equipou a Europa. Mostrou-se conquistadora e inovadora no DOMÍNIO DA TECNOLOGIA, sabendo aperfeiçoar e difundir técnicas que muitas vezes lhe eram anteriores. Se é um exagero falar de revolução tecnológica, houve uma forte aceleração e um processo tecnológico até então muito lento."(Le Goff, 1980).
    Em outra obra, Le Goff diz: "Esta longa Idade Média (...) criou a cidade, a nação, o Estado, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência e, finalmente, a revolução (...)." (Le Goff, 1994).
    Na Idade Média houve um grande desenvolvimento tecnológico apoiado pela Igreja; ela registrou uma série de invenções importantes: a bússola, a roda com aros, o relógio mecânico com pesos e rodas (invenção mais revolucionária do que a pólvora e a da máquina a vapor, o canhão, a caravela, a IMPRENSA, a ferradura de cavalo, os moinhos de água, de maré, de vento...). ISTO TUDO COLOCOU O OCIDENTE EM MELHORES CONDIÇÕES DE CIVILIZAÇÃO DO QUE OUTRAS PARTES DO MUNDO NO SÉCULO 16.
    "Tinha óculos para os míopes na Idade Média"? É CLARO QUE TINHA ! E foram os monges que inventaram as lentes. Os óculos aparecem por volta de 1285; primeiro, de cristal de rocha, depois de vidro. Nos séculos seguintes, outros artesãos iriam melhorar as lentes, de onde resultariam o telescópio e o microscópio, como mostra Fremantle (1970).
    "Tinha a cura para a lepra na Idade Média"? Ainda não, mas, na indústria doméstica, a roca (uma vara com um bojo onde se enrola a estriga, uma porção de linho que se usa para fiar) substitui o fuso; e a partir de 1280, surgiu a roda de fiar, uma das grandes invenções da indústria têxtil. No século 14, o linho é usado pela primeira vez na confecção de roupa branca. Até então, só se usavam os grosseiros panos de lã. Este desenvolvimento melhorou a higiene E O COMBATE À LEPRA.
    Por tudo isso e muito mais, a Idade Média, fruto do trabalho da Igreja em muitos séculos junto aos bárbaros, JAMAIS FOI UMA "IDADE DAS TREVAS", NEM UMA ERA DE ESTAGNAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E CULTURAL.
    A real Idade das Trevas começou após a Revolução Iluminista na França, a partir do século 18, onde se pretendeu eliminar Deus. Durante a Idade Média, o avanço científico e tecnológico estava associado à moralidade, ao respeito à pessoa humana e, principalmente, ao respeito à Deus. Após a Revolução Francesa (1789), com seu pernicioso "ideal racionalista", que negava a fé e tratava Deus como mera ilusão, abriram-se as portas da humanidade para o ateísmo. A partir disso, o progresso científico e tecnológico passou a estar ligado quase sempre à vanglória, à ambição e a ganância; perdeu-se o idealismo da Idade Média católica. Esta revolução tecnológica não obedece mais aos valores éticos e morais que a Idade Média respeitava.

    ResponderExcluir
  13. Vê se corre atrás da verdade, em vez de ficar repetindo mentiras que você ouviu falar por alto.

    Robson, não custa te lembrar que Jesus disse: " Os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes". (Marcos 2,17)
    Milagres acontecem sim, em várias partes do mundo, só que não é todo o dia e nem a toda hora, depende da fé de cada um. No Evangelho de Marcos 6,5 lê-se :" E não podia realizar ali nenhum milagre, a não ser algumas curas de enfermos, impondo-lhes as mãos. 6 E admirou-se da incredulidade deles”.
    Todos nós estamos sob o pecado. Por isso envelhecemos, ficamos doentes, usamos óculos, sentimos dor, medo, não conseguimos usar nem dez por cento da capacidade do nosso cérebro... mas isso um dia (para quem crê, é claro) vai ter fim, acredite.
    O sofrimento passou a fazer parte da nossa vida, mas Deus não está assistindo de camarote não... Ele mesmo se tornou um de nós e participou desses sofrimentos, tornado-se solidário com a gente.

    ResponderExcluir
  14. é fernando, eu acho que aqui no blog do lineu você não defende deus não, seu negócio é exaltar e glorificar a primeira multinacional do planeta, disse que os monges desenvolveram lentes para míopes em 1285, querido fernando! se fosse deus um ser realmente real, esses mesmos monges em 1285 já teriam desenvolvido as lentes atuais, você costuma fazer isso com suas filhas, dar um presente pela metade??? se deus é o mesmo ontem, hoje e sempre.
    que custava ao misericordioso papai celestial dar a fórmula das lentes atuais, aos monges de 1285??????
    fernando! diante das descobertas científicas dos últimos 150 anos, oquê você relatou acima parece brincadeira de crianças, desculpa, mas comparar rodas, linhos, com uma sonda no planeta marte???? e depois você só confirmou com suas próprias escritas, oquê todo ateu já tem conhecimento, as descobertas de todas as eras da humanidade, foi uma sequência atrás da outra, que o próprio homem foi acumulando e passando de pai pra filho(a).
    eita!! fernando!! não adianta, não me entra na cabeça, como um deus tão poderoso e sábio demorou 2.000 anos para dar ao ser humano a fórmula da vacina contra a poliomelite? se isso for ser bondoso, acho que também posso ganhar algum premio nobel, já imaginou fernando quanto sofrimento seu deus poderia ter evitado?? mas pra você tudo bem né?? suas filhas sendo perfeitas que se dane as crianças da AACD.

    querido fernando! um dos apóstolos da sua igreja escreveu talvez, a literatura mais libertadora de todos os tempos.
    ""conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"" e você me manda correr atrás da verdade?? e qual é a verdade?? pra mim ninguém sabe nada ainda, inclusive você e seus líderes.
    é mesmo fernando! deus não assiste de camarote não? então por quê existe a AACD???????? a PESTALOZI ????

    ResponderExcluir
  15. fernando! de que adianta a história enfadonha da sua multinacional primeira, nas filas dos hospitais???
    você não percebe, mas você é farinha do mesmo saco, de onde todos os cristãos fazem parte, todos sem exceção pensam do mesmo jeito que você, vocês não estão nem aí paras as vítimas, contanto que a palavra do deus de vocês se cumpra, o resto é o resto.
    tenho certeza absoluta que quando você doa alguma coisa pra outro coitado, duvido que tenha sido comprado no shopping!! sempre são coisas usadas, desobedecendo completamente um dos maiores mandamentos inventado pelo deus criado por vocês, "" amai ao próximo como a ti mesmo"" dar coisas de segunda mão ao próximo é ama-lo????? kkkkkkkkkkkkkk.
    cristãos vocês são difíceis de entender.

    ResponderExcluir
  16. "Amai ao próximo como a ti mesmo", você diz. Mas você deveria citar também esta, que cabe direitinho pra você : "Não julgue para não ser julgado"...
    Eu tenho mostrado a contribuição imensa para a humanidade dessa que você chama, "pejorativamente" "multinacional", ao contrário de você que ainda não me mostrou nenhuma contribuição do ateísmo para a mesma.

    "...se fosse deus um ser realmente real, esses mesmos monges em 1285 já teriam desenvolvido as lentes atuais, você costuma fazer isso com suas filhas, dar um presente pela metade??? se deus é o mesmo ontem, hoje e sempre."

    Infelizmente você confunde Deus com um mágico ou com uma babá; e se você tivesse filhos, lhes daria uma péssima educação, dando tudo a eles de mão beijada e assim não permitindo que eles se desenvolvessem. A um filho meu eu ensino a pescar... não lhe dou o peixe já pronto, temperadinho no prato... mas pelo jeito você não deixaria nem ele pegar na colher, mas levaria a comida na boquinha dele. Resumindo : você estragaria seu filhos, seria um péssimo pai.
    Meu Deus ! O que foram te ensinar naquela "igreja" que você frequentou... nossa !

    "fernando! de que adianta a história enfadonha da sua multinacional primeira, nas filas dos hospitais???"

    A história da Igreja você não conhece... infelizmente. Quem criou os hospitais, no ocidente, foi a Igreja Católica... mas depois passou para os estados, e hoje existem os particulares que são um verdadeiro comércio.

    "... vocês não estão nem aí para as vítimas..." Não, Robson, não estamos... você é quem está. A Igreja Católica "nunca fez nada pelas vítimas da AIDS, nem nunca criou nenhum hospital, nenhuma universidade, não teve nenhuma participação na abolição da escravatura, nem nas leis ocidentais que hoje conhecemos, sempre foi contra a ciência e massacrou diversos cientistas, queimando-os na fogueira ao milhares... você está certo. E viva o ateismo! Ateus 10x0 cristãos.
    Bola com Robson... atenção... vai marcar... apontou, atirou... ENTROOOOOOOU ... GOOOOOOOOOOOOOOOOOL... DO ROBSON PARA A EQUIPE ATÉIA !!! UMA "PINTURA" DE GOL !!!

    ResponderExcluir
  17. Do jeito que esse fernando comenta aqui no blog parece que o ser humano foi feito para ser uma cobaia e sua vida uma espécie de reality show para um ser superdotado que está nos vigiando "all time".

    ResponderExcluir
  18. fernando! quem chamou a sua igreja, de primeira multinacional do mundo, foi justamente, um ex-padre leonardo boff, um ex-franciscano, eu só achei brilhante a definição que ele deu á sua igreja, e copiei.
    fernando! me desculpe mas pra mim, dar comida na boca de uma criança é uma coisa, (principalmente se ela for normal)agora fernando dar comida na boca de uma criança deficiênte é outra. será mesmo fernando, que você conseguiria ensinar uma criança da AACD a pescar??????? tenho minhas dúvidas, até por quê muitas nem chegam a viver longos anos. será fernando, que você conseguiria ensinar uma criança nascida na áfrica faminta á pescar????? tenho minhas dúvidas, mesmo por quê elas não duram muito, nesse planeta.
    não fernando! eu não confundo deus com um mágico, mesmo por quê nunca vi o MISTER M ressuscitar um morto, assim como fez o seu deus, quando de deparou com o corpo de lázaro seu amigo.
    não foi o seu deus que deixou escrever coisas estranhas no livro sagrado dele????? tipo assim: "se pegarem numa serpente o seu veneno não lhes fará mal algum" então!!!! que custa seu deus curar as crianças da AACD???? já que ele fica perdendo o tempo com loucos que brincam com cascavéis? fernando! não foi eu que me apresentei para a humanidade como um superman, mas sim seu deus!!!! agora você me critica?
    eu nunca vi o MISTER M transformar água em vinho, mas sim, seu deus. ele deixou que esse fato fosse narrado no livro sagrado dele,
    agora você me critica? por acha-lo um mágico??
    fernando você ficou incomodado, quando escrevi que vocês doam coisas usadas ao próximo??????? K K K K K K K K.
    você pulou essa parte???? estão lendo leitores do blog do lineu?
    infelizmente é verdade, "amai ao próximo como a ti mesmo" só é lindo na teoria, mas na pratica!!!!
    pra encerrar fernando, não posso negar que existe muitos hospitais e universidades criadas por sua igreja, até a minha antiga igreja, só existiu a partir da sua. mas já foi fernando! ficou no passado, como já escrevi, foi um tiro no pé dar conhecimento para as massas, até no oriente médio hoje em dia acontece coisas, que no passado jamais aconteceria, por quê?? por causa do conhecimento que muitos estão obtendo, você já notou a diferença da turquia para os outros países islâmicos??. eles são mais desenvolvidos que os outros.
    fernando eu posso estar redondamente enganado, mas não é na áfrica que sua igreja insiste em proibir o uso da camisinha???? então não faz mais que a obrigação de ajudar os infectados!!!!!! é lógico acho que também as evangélicas proíbem também, mas com certeza os pastores curam os infectados com jejum e oração. k k k k k k k k k k k.

    ResponderExcluir
  19. Robson... desisto de você. O seu nível de inteligência e conhecimento não é para um blog como este. Mas vou fazer um último comentário a respeito dessa declaração sua : "não foi eu que me apresentei para a humanidade como um superman, mas sim seu deus!!!!"

    Que eu saiba, Jesus Cristo teve uma vida muito difícil e sofreu muito, diferente do superman...

    Vejam a resposta desse anônimo : "Do jeito que esse fernando comenta aqui no blog parece que o ser humano foi feito para ser uma cobaia e sua vida uma espécie de reality show para um ser superdotado que está nos vigiando "all time".

    Muito pelo contrário, anônimo... justamente por Ele nos dar total liberdade é que o mal existe no mundo (por parte do homem, é claro). vejam como vocês são contraditórios: um quer que Deus intervenha a todo momento na vida do homem, o outro reclama que está sendo vigiado como num reality chow, e o outro reclama que Deus não está nem aí para nós. Vai entender essas cabecinhas preconceituosas...

    ResponderExcluir
  20. fernando e a respeito de vocês fazerem trouxas de roupas usadas e sapatos usados e doarem ao próximo, como a ti mesmo. você tem vergonha de escrever sobre essa infâmia??? essa mentira???
    que eu saiba: foi ele sim, que transformou água em vinho, ressuscitou lázaro seu amigo, mandou pegar em serpentes sem medo algum, andou sobre o mar, etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc,etc e tal.
    você não comentou nada sobre as crianças da aacd? é vergonhoso né? você jejuar e orar e nada mudar nas condições físicas delas!!

    ResponderExcluir
  21. fernando! não quero que fiques triste comigo tá, mas aqui no meu coração, seu deus não entra, maomé não entra, buda não entra, as divindades da índia não entra, tá bom!!! eu não gosto de nenhum, mas como você vem no blog do lineu, falar sobre jesus cristo o seu deus.!!

    ResponderExcluir
  22. Fique a vontade, você é um homem livre. Mas eu não entrei neste blog ateu para ficar pregando, mas sim porque vi que citavam coisas a respeito da Igreja e de Jesus Cristo que não condiziam com a verdade, na maioria das vezes. Mas te faço uma pergunta : Por que é que você sempre cita em seus comentários a minha presença aqui ? Isso te incomoda ?

    "AACD"? Fazer trouxas de roupas usadas e sapatos usados ? Coragem de escrever sobre essa infâmia??? Essa Mentira ???"

    Sem comentários. Com fanático radical e juíz do invisível não se discute. Até porque se eu for contar o número de assuntos sobre os quais você "passou batido", daria para escrever um livro.

    ResponderExcluir
  23. Fernando, Robson... que tal interrompermos essas discussões? Já estão indo mais para o lado pessoal do que o do bom debate....proponho vocês zerarem esse bate-volta sem fim e voltarmos aos comentários pontuais sobre os temas dos posts, o que acham? Abs, Lineu.

    ResponderExcluir
  24. Desculpe, Lineu, mas é que eu não resisto ao Robson. Sempre digo que vou ignorá-lo, mas não consigo. Você tem razão mais uma vez.

    ResponderExcluir
  25. Ótimo artigo, destrói tudo o que a maioria dos religiosos pensam sobre ateísmo.

    ResponderExcluir