segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Procuradoria pede retirada do termo 'Deus seja louvado' das cédulas de real.


O Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública nesta segunda-feira (12) em que pede que as novas cédulas de real passem a ser impressas sem a expressão "Deus seja louvado".
O pedido, feito pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, diz que a existência da frase nas notas fere os princípios de laicidade do Estado e de liberdade religiosa.



"A manutenção da expressão 'Deus seja louvado' [...] configura uma predileção pelas religiões adoradoras de Deus como divindade suprema, fato que, sem dúvida, impede a coexistência em condições igualitárias de todas as religiões cultuadas em solo brasileiro", afirma trecho da ação, assinada pelo procurador Jefferson Aparecido Dias.
"Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: 'Alá seja louvado', 'Buda seja louvado', 'Salve Oxossi', 'Salve Lord Ganesha', 'Deus não existe'. Com certeza haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus", segue o texto.

Link para materia completa:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1184377-procuradoria-pede-retirada-do-termo-deus-seja-louvado-das-cedulas-de-real.shtml 
=====================================================

FINALMENTE !!!!!


43 comentários:

  1. Uma vitória! - No caso não dos ateus mas de todas culturas religiosas ou não.
    Já tinhamos ganhado uma no processo contra o Datena.

    ResponderExcluir
  2. É uma luta importantíssima para a qual temos que dar apoio total. Não há nada mais arrogante do que incluir uma frase dessas nas notas de dinheiro, isso foi uma estupidez que começou com o "honorável" Sarney e espero que termine com a atéia Dilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Atéia Dilma", será mesmo Lineu?

      Excluir
    2. Não tenho a menor dúvida disso mas como ateus sofrem forte rejeição um político que admita isso estará morto, não vence mais eleição alguma. FHC perdeu do Janio em SP exatamente assim, graças ao escroto do Boris Casoy, lembra do caso?

      Excluir
  3. Realmente não faz o menor sentido um país que se diz laico ter uma frase como essa nas suas cédulas oficiais. Tem que tirar.

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma piada ? "Alá seja louvado" é o mesmo que "Deus seja louvado"(só que em outra língua), e "Buda seja louvado" só poderia ser comparado, se na nota estivesse escrito "Jesus seja louvado" ou "Maria seja louvada"... aí sim.
    A expressão "Deus seja louvado" jamais causaria constrangimento entre pessoas de religiões diferentes, visto que todas crêem em Deus (ainda que cada uma a sua maneira). Só incomoda mesmo ao ateísmo... e como incomoda; não sei porque... e olha que as letras são minúsculas, quase imperceptíveis. Sabe qual o nome disso ? Obsessão, fanatismo ateu, preconceito e outras coisas mais que estão por trás de toda essa campanha, e nós sabemos bem o que é.

    Não seria preciso colocar numa nota a frase "Deus não existe", bastaria não escrever nada.

    Dilma é atéia? Há controvérsias. Testemunhas, que ficaram presas com ela no tempo da ditadura, afirmam que, pelo contrário, ela era muito religiosa e era a que mais rezava, inclusive o terço católico, mas não se pode ter certeza disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa bobagem foi obra de José Sarney, aquele cristão que é um poço de virtudes, como todos sabemos. Uma cópia ridícula do que está escrito nas notas de dólar americano, evidenciando um absurdo complexo de vira-latas do maranhense. Mas de nada adiantou. Só para refrescar a memória: depois que colocaram a frase ele teve que cortar 6 zeros do dinheiro, trocar de nome duas vezes e sair do governo com uma inflação de 84% ao mês, o que acabou desaguando no Plano Collor e no confisco do dinheiro do povo. Assim, além de ridícula a frase é inútil. Tem que tirar mesmo!!!!

      Excluir
  5. "Ateus sofrem forte rejeição"... humm... por que será, hein ? E não é só aqui no Brasil não, mas em vários países do nosso 'mundão véio de guerra'. Será que eles já andaram governando ou ainda governam algumas nações por aí que o povo não tenha gostado muito ? Hummmm... é uma possibilidade.

    ResponderExcluir
  6. Piadinha que fiz no meu Face: Você sabe por que o MPF quer tirar o “Deus Seja Louvado” das cédulas de Real? Porque o Valdemiro Santiago quer cobrar o dízimo do Banco Central!!! Kkkkkkkk! é mole?

    ResponderExcluir
  7. Blá, blá, blá, blá, blá... Chega dessas balelas de cristão, tem que tirar.

    ResponderExcluir
  8. O mais grave é que a frase é inespecífica, eles não dizem QUAL deus deveria ser louvado.

    ResponderExcluir
  9. Pois então, até concordo em partes com o Fernando - deus seja louvado - fala de todos em geral. O deus cristão seria Jeova se não me engano. Mas assim como os Norte Americanos roubaram o gentílico de toda a América; Os cristãos roubar... digo apropriaram-se do nome deus. Então acho que nesta parte ele está certo.
    Quanto a incomodar os ateus - não me encomoda. Me encomoda mais elas nos cestos das igrejas que financiam processos de padres pedofilos, me encomoda de ver este dinheiro nos bolsos de pastores corrptos ou comprando armas de destruição nas mãos de fanáticos.
    A proposito Fernando, tu achas tb que se a pessoa não aceitar Jesus ela não será salva? Neste caso todos os Maias, Astecas e Incas que nunca ouviram falar em Jesus cristo o salvador, dessa forma todas estas almas estão no inferno?
    Já que não há reencarnação né ou outra fabula medonha.
    Pense nisto, uma criança na china que nasce e morre e não ouviu falar em jesus, ela tem que ir para o inferno - Segundo a Bíblia pelo menos. Tá escrito isto eu sei que tu não tens como negar. Gostaria de saber só se tu concorda com isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chamouth! mas se pararmos pra pensar, não foi na época do nascimento de jesus, que milhares de meninos menores de 2 anos foram barbaramente assassinados a espada por Herodes? e o deus judaico cristão avisou somente a maria para que ela fugisse com seu filho o tal jesus, e as outras mães que se dana-sem com os saldados do rei. então, eu acho que lá no fundo você, eu,o lineu,o galvão,o paidaluiza, o marcão, o anônimo, e o próprio fernando, já sabemos a resposta sobre crianças que nascem na china e nunca ouviram falar nesse tal jesus. ( depois nós os ateus que somos do mal ).

      Excluir
  10. Adoro quando os crentes afirmam que o deus cristão, islâmico e judeu é o mesmo.
    Um deus volúvel e bem criativo, sem dúvida.
    Cristãos acreditam em seu filho, Jesus, que é na verdade ele mesmo.
    Mas para islâmicos esse filho que é ele não conta, mais importante é
    que rezem as 5 horas da tarde todos os dias, virado para uma certa cidade.
    Para os judeus, povo que ele "escolheu", ele exige que não trabalhem aos sábados, sob pena de morte, nem comam carne de porco.
    Mas um cristão, ok, pode comer porquinhos.
    Esse deus flex 3 em 1 podia ser um pouco mais claro em suas exigências.
    E as 3 grandes religiões, do alto de suas arrogâncias sem fim, consideram-se, cada uma delas, a única certa, chamando de hereges todos os demais.
    O incrível é que uma bobageira sem fim como essa seja seguida por tanta gente.

    ResponderExcluir
  11. Interessante é que eles nunca respondem estas questões: se é preciso ser salvo, como um asteca ou maia poderia ter sido salvo se ele nunca ouviu falar nestes bixos todos?
    Isto que me revolta um pouco, com a minha esposa por exemplo que é católica. Agente conversa ela diz que eu tenho razão que nao faz sentido mesmo, mas ela disse que acredita pois tem fé.
    Haaaa dá vontade de bater com um gato morto até ele ressussitar (ai neste caso eu passo a acreditar rsrs)

    ResponderExcluir
  12. Deus é único, porém os homens, na sua subjetividade, O imaginam de várias formas; mas ele já se revelou em Jesus Cristo.

    "EMBORA SEJA INVISÍVEL AOS OLHOS DA NATUREZA MORTAL, DEUS RECONHECE-SE ATRAVÉS DE SUAS OBRAS". (Aristóteles (384-322 a.C.)

    Chamouth, minha esposa era atéia... hoje crê plenamente em Deus. Um abraço fraterno para sua esposa.

    Já o inferno... é uma longa conversa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, os maias e astecas... estão todos no inferno? o Chamouth pergunta mas vc não responde... estou ansioso para ver qual lendinha voce vai citar.

      Excluir
  13. Ressurreição ? Chamouth, cai de cabeça no estudo do Sudário e garanto que você deixará de ser ateu... tenha medo não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguém deixar de ser ateu por causa do santo trapinho...merece ser internado.

      Excluir
  14. Se Jesus é a salvação, eu também me pergunto: para onde foi parar aqueles que viveram antes dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cristianismo é uma honorável reunião de lendinhas sem sentido e perguntas sem resposta. Uma das minhas favoritas é: com quem Caim e Abel se casaram?

      Excluir
  15. é incrível que ele nunca responde a questão dos maias e astecas. kkkk Cara eu não vou nem mais comentar. Toda vez que o Fernando falar algo, vou comentar embaixo: MAIAS E ASTECAS estão no inferno?

    kkk
    hilário

    ResponderExcluir
  16. Será que neste exato momento os pobres Maias estão sendo torturados naquele lugar que nenhum cristão quer ir?

    ResponderExcluir
  17. Sobre os Maias e Astecas estarem no inferno... só Deus sabe, mas uma coisa posso dizer: eles tinham muito mais desculpas do que nós que vivemos depois de Cristo.

    ResponderExcluir
  18. Pobres maias, astecas, esquimós, aborígenes australianos, indios brasileiros...todos lá , ardendo no inferno...tadinhos. Isso me fez lembrar aquele caso do indio que ao ouvir que a conversão ao catolicismo o salvaria do inferno perguntou ao evangelizador: Mas se eu jamais soubesse alguma coisa de Jesus, eu iria para o inferno mesmo assim? Não, respondeu o padre, nesse caso não.
    Mas então, diz o indio... porque o senhor me contou?
    É como eu sempre digo aqui, o cristianismo não passa de um amontoado de lendinhas singelas e sem sentido algum.

    ResponderExcluir
  19. "Com quem Abel e Caim se casaram"?

    Diz a Bíblia que Adão e Eva tiveram dois filhos: Caim e Abel. O primeiro matou o segundo; donde surge a pergunta: com quem se casou Caim ?
    A leitura do texto bíblico fornece a resposta. Em Gênesis 5,4 vemos que Adão e Eva tiveram "muitos filhos e filhas", de modo que Caim tinha com quem se casar, ainda que fosse com uma irmã sua.
    Todavia, se Caim se casou com uma irmã sua, como se pode condenar o incesto ? Na primeira geração humana não havia doenças hereditárias a serem transmitidas ou não havia o perigo de acúmulo de taras. Também não havia muitas famílias a se congraçarem, como manda a lei natural.

    Lineu, onde foi que eu disse que "todos os Astecas, esquimós, aborígenes australianos, índios brasileiros, etc,, estão ardendo no inferno ?? Ao contrário disso, eu dei a entender que a maioria deles foi salva.
    "§632 As freqüentes afirmações do Novo Testamento segundo as quais Jesus "ressuscitou dentre os mortos" (1Cor 15,20) pressupõem, anteriormente à ressurreição, que este tenha ficado na Morada dos Mortos. Este é o sentido primeiro que a pregação apostólica deu à descida de Jesus aos Infernos: Jesus conheceu a morte como todos os seres humanos e com sua alma esteve com eles na Morada dos Mortos. Mas para lá foi como Salvador, proclamando a boa notícia aos espíritos que ali estavam aprisionados.(Catecismo da Igreja Católica)

    §633 A Escritura denomina a Morada dos Mortos, para a qual Cristo morto desceu, de os Infernos, o sheol ou o Hades, Visto que os que lá se encontram estão privados da visão de Deus. Este é, com efeito, o estado de todos os mortos, maus ou justos, à espera do Redentor que não significa que a sorte deles seja idêntica, como mostra Jesus na parábola do pobre Lázaro recebido no "seio de Abraão". "São precisamente essas almas santas, que esperavam seu Libertador no seio de Abraão, que Jesus libertou ao descer aos Infernos". Jesus não desceu aos Infernos para ali libertar os condenados nem para destruir o Inferno da condenação, mas para libertar os justos que o haviam precedido.(Catecismo da Igreja Católica)

    §634 "A Boa Nova foi igualmente anunciada aos mortos..." (1Pd 4,6). A descida aos Infernos é o cumprimento, até sua plenitude, do anúncio evangélico da salvação. É a fase última da missão messiânica de Jesus, fase condensada no tempo, mas imensamente vasta em sua significação real de extensão da obra redentora a todos os homens de todos os tempos e de todos os lugares, pois todos os que são salvos se tornaram participantes da Redenção. (Catecismo da Igreja Católica)

    "Aquele que desceu é também aquele que subiu" (Ef 4,9-10). Portanto, segundo a bíblia e a Igreja fundada pelo próprio Jesus sobre os Apóstolos, Deus se fez um de nós, participou dos nossos sofrimentos, experimentou a morte, desceu a mansão dos mortos para resgatar as almas dos justos que viveram antes de sua vinda... Ele não esqueceu dos Astecas e nem dos Maias que foram justos em vida.

    Lineu, peço desculpas por ter me alongado, mas... acreditando ou não, foram vocês que me perguntaram.

    ResponderExcluir
  20. depois esse ser diz que tem conhecimento em relação á religião, só mesmo a dele, né??
    segundo os mormons querido fernando! o seu salvador quando morreu, foi para a américa do norte durante os 3 dias que ficou morto, sabe pra que?? pra pregar o evangelho pros índios apaches e moicanos, tô vendo que tenho razão, você só conhece a sua. a dos outros """"" irmãos """"" que se dane.
    você só escreveu astecas, maias, e os tupis guaranis? os moicanos? os apaches?

    ResponderExcluir
  21. Querido Robson, os Mórmons só apareceram nos anos 1800 depois de Cristo... a Igreja de Jesus Cristo, fundada sobre Pedro e os apóstolos, já estava no mundo há muito tempo. Não tem 'essa' de "a sua", "a minha", "a do fulano", "a do beltrano", "a do Macedo", "a do R.R.Soares"... não. A Igreja de Jesus Cristo tem quase dois mil anos; ela é Católica (universal), Apostólica (fundada sobre Pedro e os outros apóstolos), Romana (por que o chefe dos apóstolos, Pedro, ali se alojou pela última vez antes de morrer). Portanto, entre a Igreja fundada por Cristo e uma igreja fundada, 1800 anos depois, por um homem... fico, sem sombra de dúvida, com A Verdadeira Igreja fundada por Jesus Cristo. Ponto.
    Esse é um dos motivos pelos quais muitos se tornam ateus hoje... são muitas "igrejas" confundindo a cabeça das pessoas, mas a verdadeira Igreja de Cristo é uma só. Não estou "puxando brasa para a minha sardinha" porque eu não preciso nem um pouco disto, aliás, a "sardinha" nem é minha, mas de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  22. Se Jesus existisse ,teria vergonha de sua igreja que e tao picareta quanto as que voce critica.

    ResponderExcluir
  23. Paidaluiza... vá estudar história, vá estudar a bíblia. Ele existe, e a tristeza Dele fica por conta desse ateísmo pouco inteligente, que pouco estuda.
    O católico pode provar facilmente que sua Igreja é a verdadeira Igreja de Jesus Cristo... já os "evangélicos" NÃO.

    ResponderExcluir
  24. Caro Fernando ,caso estudasse a biblia veria que o principal mandamento de seu messias foi "ama o proximo como a ti mesmo" e nao "quais regras posso desobedecer que meu deus nao percebera".
    Caso estudasse historia veria que as demais religioes cristas so surgiram porque alguem se cansou das picaretagens da catolica.Nao que sejam todos decentes ,mas assim como todas as religioes,incluindo a sua, possuem pessoas bem intencionadas, e tambem ordinarios que se aproveitam da boa vontade de pessoas decentes.Sou ATEU e nao sigo nenhum deus ou religiao mas seu preconceito pelas demais religioes me entristece.Caso seu messias existisse ficaria envergonhado e entristecido por sua intolerancia.

    ResponderExcluir
  25. será mesmo fernando? verdade verdadeira, que sua igreja leve o nome ""ROMANA"" por quê o apóstolo pedro morreu nessa cidade??????
    tenho minhas dúvidas, visto que foi a partir de um imperador ""ROMANO"" que sua igreja tão humilde e singela cresceu realmente.

    ResponderExcluir
  26. Paidaluiza, isso aqui não tem nada a ver com amor ao próximo ou com preconceito ou com intolerância, até porque tenho diversos amigos (amigos mesmo) evangélicos e alguns ateus; por favor não misture as coisas, ou pior, não tente se passar por certinho e sem preconceitos porque se existe alguém aqui intolerante e preconceituoso é exatamente você (me desculpe a franqueza) em relação ao cristianismo, principalmente o catolicismo. Parece até brincadeira vocês virem me falar de intolerância e preconceito... essa é boa. Isso tem a ver com história, com bíblia.
    A divisão do cristianismo é um escândalo, é anti-bíblica. Jesus disse que "haverá um só rebanho e um só pastor. E se você der uma olhadinha na bíblia, ou pedir para alguém aí do seu lado procurar em Mateus 16, 18, verá : "PEDRO TU ÉS PEDRA E SOBRE ESSA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA...", repare que ele não diz "minhas igrejas", mas "MINHA IGREJA", portanto só UMA. Mais: em 1Timóteo 3, 15 : "A IGREJA DO DEUS VIVO, COLUNA E SUSTENTÁCULO DA VERDADE...", portanto "A IGREJA" e não "AS IGREJAS". Detalhe: a bíblia fala de uma igreja dezenas de vezes... pergunto: onde está aquela igreja dos apóstolos de que fala a bíblia ? Acabou ? Tem muita coisa que vocês não sabem porque esse "pastores não falam e o espaço aqui é pequeno, é uma pena...

    Robson... ai, Robson... essa é mais uma das tantas e tantas mentiras a respeito da Igreja Católica que espalham por aí.
    A palavra católica em relação à Igreja foi usada pela primeira vez no segundo século da era cristã por Santo Inácio bispo de Antioquia, na carta dirigida aos esmirnenses: "Onde quer que se apresente o bispo, ali também esteja a comunidade, assim como a presença de Jesus nos assegura a presença da Igreja católica"(8,2).
    Foi empregada para destacar o sentido universal da Igreja de Cristo. Aos poucos a palavra católica foi sendo usada para definir aqueles que estavam de fato seguindo a doutrina de Jesus. No final do século II, a igreja cristã já era conhecida como Igreja católica, portanto muito antes de constantino. Mais uma grande mentira sobre a Igreja, aliás, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo; te enganaram de novo Robson... corre atrás desse prejuízo e tenha um feliz natal !

    ResponderExcluir
  27. Continue de olhos fechados e finja que a hipocrisia nao e a base de sua religiao...

    ResponderExcluir
  28. eu escrevi ROMANA, não católica.
    eu questionei o nome romana, pois foi a partir de um imperador ROMANO que sua igreja cresceu de fato, não, isso não aprendi com pastores semi analfabetos, mas sim nos livros de história, então eu não acredito noque você escreveu que esse nome foi por quê o apóstolo pedro morreu em roma.
    fernando! entendeu??????? não escrevi sobre a palavra católica, mas sim, romana. senhor deus todo poderoso dai discernimento a esse seu servo chamado fernando.

    ResponderExcluir
  29. Paidaluiza, quem está fechando os olhos por aqui, há muito tempo, é você... não basta ficar repetindo a todo o momento que "a hipocrisia é a base da Igreja Católica" (falta de argumentos), até porque, todos nós, em alguns momentos (ou em muitos), somos hipócritas mesmo...

    Robson, quando Constantino se converteu, o povo, em sua absoluta maioria, já era cristão católico; Ele só fez oficializar algo que o próprio Império Romano não consegui destruir, apesar de 300 anos de carnificina contra os cristãos.
    Se você ler os Atos dos Apóstolos, vai ver que a Igreja-Mãe estava localizada em Jerusalém, onde se encontravam os três principais apóstolos, Pedro, Tiago e João (nessa ordem), que eram chamados de "Colunas da Igreja" ou "os Notáveis"; quando havia discussões ou polêmicas em outras comunidades, essas se dirigiam à Jerusalém para que Pedro desse a palavra final. Até Paulo, em certa ocasião, viajou à Jerusalém para que Pedro desse a palavra final; e diz a bíblia que, quando Pedro terminou de falar "toda a assembléia silenciou", e eles retornaram alegres porque aquela questão havia sido resolvida. Depois disso, os "Notáveis", Pedro Tiago e João (também chamados de "colunas da Igreja") enviaram uma carta apostólica detalhando tudo o que foi dito em reunião em Jerusalém e ordenaram que aquela carta fosse lida em assembléia por toda aquela comunidade.
    Pedro, segundo documentos históricos, segundo a bíblia, segundo a arqueologia e segundo a tradição, foi visto pela última vez em Roma, onde foi crucificado de cabeça para baixo (porque não se achou digno de padecer do mesmo tipo de morte que seu mestre). E é claro que deveria deixar um sucessor na direção da Igreja Universal... foi Lino, o segundo Papa.
    Mateus 16, de novo : "PEDRO, TU ÉS PEDRA, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA. EU TE DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS, E TUDO O QUE LIGARES NA TERRA SERÁ LIGADO NOS CÉUS, E TUDO QUANTO DESLIGARES NA TERRA, SERÁ DESLIGADO NOS CÉUS". De Pedro ao atual papa, Bento XVI, são 265 papas ou Líderes da Igreja Universal... é uma corrente ininterrupta de dois mil anos. A primeira igreja protestante surgiu em 1524 com Martinho Lutero, e depois disso surgiram milhares de outras, porque iam discordando entre si sobre doutrinas e iam se desmembrando em várias... até nossos dias. Isso não parou até hoje porque eles não têm "Pedro", portanto não respeitam a Igreja-Mãe e resolveram seguir somente a bíblia (claro, desprezando assim a Igreja-Mãe e toda a Tradição Apostólica). Hoje existem, se não me engano, 40 mil diferentes denominações, cada uma com uma doutrina diferente, e até hostis entre si... e é cada aberração... quando um não concorda com o outro a respeito da bíblia, eles se separam fundando uma nova igreja de acordo com a interpretação dada por cada um... não há "Pedro", não há unidade.

    ResponderExcluir
  30. Quantos livros de história já foram reprovados, Robson, porque falseavam a verdade, quantos ? O estudo "oficial" diz, realmente, que a Igreja Católica foi fundada por Constantino... é a mentira se tornando oficial (e pobres desses alunos). Há uns 5 anos encontrei uma velha enciclopédia, a Barsa, que dizia claramente isso; liguei para eles, passei e-mail dizendo que aquilo era a mais pura mentira e provei por A+B que não era verdade. Me disseram que era o ensino oficial, e pronto acabou... fim de papo. Que bela argumentação, você não acha ?
    Tem muito mais provas sobre a verdadeira Igreja, mas não cabe aqui; se quiser ler o livro do ex-pastor protestante 'Hans', intitulado "Todos os Caminhos Levam à Roma" ou "O Banquete do Cordeiro"... é uma boa.
    Se vocês realmente pesquisassem e dessem mais ouvidos a autores católicos, ao invés de só ficarem escutando o que esses "pastores" ou "professores" dizem, teriam a oportunidade de confrontar as opiniões e os fatos históricos... mas não... preferem escutar só um lado. Quem escuta só um lado corre sério risco de ser enganado (eu não digo que vá ser enganado, mas que PODE ser enganado)

    ResponderExcluir
  31. você não acha uma afronta aos outros países do planeta? uma igreja ter o nome ROMANA, já que remonta a um período de guerras e conquistas á força, ou isso também é mentira? a civilização ROMANA era escravocrata. por onde passou matou e humilhou oquê tinha pela frente.
    você acha justo fernando, sua igreja se chamar : igreja católica apostólica ROMANA??????????
    entendeu fernando oquê eu quis escrever??? R O M A N A
    não acho que pelo fato do apóstolo pedro ter morrido em roma, deveria-se batizar a igreja com esse sobre nome ASSUSTADOR NA ÉPOCA.

    ResponderExcluir
  32. fernando eu não discuto que de fato o primeiro conglomerado empresarial religioso foi o da sua igreja, mesmo por quê a mesma história oficial que você critica, é mesma que nos ensina a respeito de martinho lutero. pra mim fernando, não interessa se foi constantino que inaugurou sua igreja ou foi a 300 anos antes dele. o fato consumado pra mim é que sempre foi uma empresa, só não enxerga quem não quer,hoje em dia sua igreja é um enorme gigantesco consultório psicológico, que de uma forma e outra, tenta ajudar os deprimidos e solitários das grandes cidades, só isso.

    ResponderExcluir
  33. Não, não. A Igreja poderia se chamar Igreja Católica Apostólica São Paulina, Carioca, Londrina, Amazonense, de Madagascar, alemã, enfim, esse título é somente por uma questão histórica, nada mais. Era a cidade sede do cristianismo porque o chefe dos apóstolos, o chefe da Igreja lá se instalou pela última vez, e ficou até os dias de hoje, ou seja, passou a ser a sede do cristianismo... somente isso... você vê fantasmas e maldade em tudo porque já está condicionado por esse ateísmo carcomido, infelizmente (isso faz até mal).
    Quanto a sua opinião particular a respeito da Igreja... eu não concordo nem um pouco, porém respeito, e se você quer continuar pensando assim... tudo bem... encerrado o assunto.

    ResponderExcluir
  34. ela só se tornou sede do cristianismo depois que constantino se ""converteu""
    antes outros deuses faziam dela sua sede.

    ResponderExcluir
  35. Não. A Igreja-mãe já estava na cidade de Roma, só não estava no palácio. Assim como as comunidades se dirigiam à Jerusalém quando Pedro lá se encontrava, assim também elas se dirigiam à Roma porque Pedro lá estava morando, permanecendo ali até a morte.

    ResponderExcluir