sábado, 18 de setembro de 2010

Ateu acredita em ET ?



A pergunta, a princípio, pode parecer estranha ou absurda afinal, em teoria, a vida extra terrestre nada tem a ver com a vida após a morte.
Mas ambas tem uma coisa em comum: hoje, dependem de fé.
Para quem baseia suas crenças no pensamento científico tanto uma como a outra aguardam comprovação e não passam, hoje, de especulação. São, apenas, possibilidades e jamais houve sobre os temas um único caso comprovado cientificamente.
A sobrevivência à morte de um “corpo astral” sempre foi a base fundamental de todas as religiões, que trocam consolo e esperança por dinheiro.
Milagres, comunicações com o além, reencarnações, não passam de especulação e quase sempre podem ser explicados pela ciência.
Se as pessoas pudessem escolher seu destino entre o “morreu, acabou” e o “morreu e vai para o céu” não hesitariam e assim fica fácil compreender porque há muito mais religiosos que ateus: a fé oferece perspectiva muito mais agradável.
No caso da vida extraterrestre acontecem processos semelhantes.
A comunidade cientifica internacional converge em direção à idéia de que o processo de evolução que aconteceu na Terra pode ter acontecido em outros pontos do universo.
Afinal, os elementos químicos e as leis da física são, comprovadamente, as mesmas em qualquer estrela, planeta ou nebulosa de qualquer galáxia. Carbono, oxigênio, hélio estão em toda parte, assim como a gravidade, a matéria escura e os processos de fusão nuclear. A luz viaja da mesma forma e na mesma velocidade esteja você aqui ou em uma galáxia há bilhões de anos luz e quem afirma isso não é o papa ou o Edir Macedo e sim a ciência.
No entanto não houve até hoje um único caso de contato extra terrestre que tivesse comprovação cientifica.
Claro, há relatos de abdução, há discos que foram “vistos” por multidões, há inscrições misteriosas em montanhas, há os “deuses astronautas”, o ET de Varginha, o Caso Roswell e tantos outros mas todos, sem qualquer exceção, carecem de uma prova cientifica de que não tenham passado de ilusão, fraude, engano ou má interpretação de um fenômeno natural.
Mas como a ausência de evidência nunca pode ser interpretada como evidência da ausência... o homem continua procurando. O mais importante programa cientifico de busca de vida extraterrestre é o SETI (Search for Extra Terrestrial Inteligence) que rastreia os céus 24 hs por dia à procura de um sinal de rádio, de luz ou qualquer outra forma de comunicação que comprovadamente seja emitida por uma fonte inteligente e de forma intencional.
Mas, até agora, nada, nem um único sinalzinho. Se surgiu vida em outros lugares ela ainda não se comunicou conosco.
Claro, assim como tem gente que vê Jesus na torrada e acredita que um facho de luz seja a mãe de Chico Xavier há também os que acreditam que já fomos visitados por discos voadores mesmo que não haja disso qualquer comprovação (a não ser que você considere programas do Discovery Channel como prova... o que, convenhamos, só alguém muito ingênuo faria).
Quanto à vida após a morte e a existência de um deus criador, sou 100% ateu. Já quanto à existência de vida extra terrestre – inteligente ou não - sou 100% agnóstico.
Desta forma, respondendo ao titulo deste post, eu digo que ateu não acredita em deus mas pode sim perfeitamente acreditar que existam ET´s. Mas permanecemos no aguardo da comprovação pela ciência desta que será a mais importante noticia de todos os tempos: a de que não estamos sós no universo.
Espero viver para isso... até porque, depois que eu morrer... acabou.

6 comentários:

  1. Deixando os ets de lado, que aliás não duvido da existência, bom, quero comentar sua frase de início: "Creio em um Big Bang pai, todo poderoso, criador do céu e da Terra". Acredito realmente que o big-bang fez o universo existir. Mas de onde veio e surgiu o big-bang? Do acaso? E o que é o acaso? Com certeza o acaso é um nada que deste nada conseguiu criar uma explosão gerando tudo que há. Logo isso prova que em termos cientificos o acaso, sendo o nada, não existe. Voltando a história do big-bang, deste nada, deste acaso,foi capaz de provocar uma explosão que criou o universo. Ou seja, o "nada" criou muitos planetas, estrelas, depois mares, plantas, vidas... Como pode o acaso ser mais inteligente e apto que os seres humanos em criar algo? Está certo que nós- seres humanos- vivemos criando coisas: casas, máquinas, remédios para doenças, clones de animais, etc. Mas o acaso tem uma façanha que nós não temos: ele consegue criar algo do nada, e nós não, para criarmos algo precisamos tirar de alguma coisa já criada pela natureza. Ou seja, somos uns deuses bem limitados... E o acaso? Como ele é incrível! Já observou a fundo as criações dele pelo mundo a fora? A começar pelo cérebro humano: cheio de detalhes, de riquezas científicas, tão surpreendente que nem nós conseguimos analisá-lo direito... Até em uma simples folha há tanto detalhe visto a microscópio,tanta riqueza científica que eu me pergunto: como pode o acaso, que não pensa ter criado algo assim? Tudo isso me faz ter a certeza de que o big-bang foi criado por uma força inteligente, por um Deus. A ciência para mim só estuda as criações deste Deus magnífico. E sobre o surgimento deste Deus, ainda somos mentalmente limitados para compreender. Bom, agradeço pela atenção, e bom dia.
    Té mais

    ResponderExcluir
  2. O que você chama de "acaso" a ciência chama de evolução e há uma lógica clara escondida nela e que não depende de fé para ser compreendida. O olho e o cérebro humano, a fotossintese, os sistemas reprodutivos e, enfim, tudo que nos maravilha na vida não são exatamente frutos do acaso como você coloca. Leia Darwin e você entenderá como as coisas aconteceram. Já sobre o que veio antes do Big Bang a ciência ainda não tem uma resposta definitiva mas há diversas teorias em desenvolvimento: universos paralelos, teoria das cordas, multiversos e outros conceitos que podem hoje parecer ficção mas temos que nos lembrar que o mesmo um dia se disse do heliocentrismo e da relatividade. Mas o fato de não termos ainda uma resposta definitiva sobre a origem de tudo não significa que tudo tenha sido criado por um velhinho de barbas brancas em 6 dias, não é mesmo? Obrigado pela visita, apareça sempre, abs, Lineu.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que não é nem tanto fé Lineu, mas um raciocinio lógico diante das probabilidades.
    Existem milhões de estrelas, em milhões de sistemas, em não sei quantas galáxias.
    Acho que ETs com naves espacias e lasers, estilo dos filmes, realmente é um pouco forçado; mas é muito provavel que haja vida em outros planetas, como micro organismos, plantas e quem saiba alguns animais. É tudo uma questão de adaptação ao meio onde vivem e evolução.

    ResponderExcluir
  4. Concordo, Jorge. Aqui mesmo, no sistema solar, há Europa, uma lua de Júpiter com oceano líquido sob camada de gelo e onde acredita-se que possa haver vida microscópica. Mas em geral quando as pessoas e a mídia falam em vida extraterrestre referem-se, como você citou, a homenzinhos verdes e discos voadores, coisas cuja existencia ainda não tivemos comprovação séria. Sobre as estrelas e galáxias uma estimativa aproximada é a de que existam 200 bilhões de galáxias, cada uma delas com 200 bilhões de estrelas... o resultado dessa multiplicação é uma sequencia de zeros que nem podemos imaginar...mesmo assim, para atingirmos a estrela mais próxima do nosso sol seria preciso viajar 5 anos na velocidade da luz, algo muito longe da realidade do nosso conhecimento atual.

    ResponderExcluir
  5. No século XIX, no auge do racionalismo que rejeitava o espiritual, era comum dizer que a ciência e a fé não combinavam entre si; a ciência parecia negar as afirmações da fé e colocar a religião no obscurantismo, como se fosse coisa de ignorantes. Mas isto já não acontece hoje. As conclusões de cientistas de renome mostram que a própria ciência insinua a existência de uma inteligência superior, responsável pela ordem do universo; e o estudo da origem e do desenvolvimento da matéria tem levado o homem a reconhecer um ser supremo.
    Os materialistas querem substituir Deus pelo acaso, como se este fosse "inteligente" e capaz de programar e executar algo, mas hoje não se crê mais nisso. Vale a pena lembrar aqui a palavra do Dr. Adolf Butenandt, prêmio Nobel em bioquímica:

    " Com os átomos de um bilhão de estrelas, o acaso cego não conseguiria produzir sequer uma proteína útil para o ser vivo." ( A Criação Não É Um Mito, Ed. Paulinas, SP, 1972 )

    O acaso é cego e não pode criar e ordenar nada. Como dizia Einstein, "Deus não joga dados". Tudo que existe fora do nada é "obra" de uma inteligência.

    ResponderExcluir