segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
Israel cria uma Escola para Profetas.
Notícia daquelas que a gente lê e pensa: é sério isso??
Veio da Associated Press e foi publicada pelo Estadão de hoje, se for pegadinha a culpa não é minha.
O nome completo da bobagem é "Escola para Profetas Caim e Abel", em homenagem aos filhos de Adão e Eva (a dupla onde um irmão matou o outro e saiu por aí fazendo sexo com suas irmãs mais novas).
O objetivo da escola, segundo a noticia, é treinar os alunos - os futuros profetas - para anunciar desígnios de deus e predizer acontecimentos por inspiração divina.
Pelo menos é barato: U$ 50,00 pelas 40 aulas.
Vou fazer uma profecia: não vai dar certo.
Profeta que se preze dispensa diploma, o importante é ser filho de virgem, nascer dia 25 de dezembro, andar sobre as águas e fazer alguns milagres, aí sim.
O resto é profeta artificial, não vale.
domingo, 30 de dezembro de 2012
Iemanjá? Pelo amor do seu deus, me poupe!
Já começou o tsunami de bobagens que são ditas e escritas nessa época do ano sobre as tolices relacionadas à "rainha do mar".
É impressionante ver pessoas inteligentes e cultas que acreditam que existe mesmo uma deusa no mar que troca oferendas por favores e proteções.
Será ela rainha de todos os mares ou só dos nossos?
Mar Negro, Mar do Norte, Mar de Marmara, será que a nossa bondosa sereia manda por lá também?
Oceanos estão incluidos? Teria ela poder em todo o planeta?
E qual seria a oferenda certa?
Se eu puser poucas flores e muita comida ou muita flor e algumas fitas do senhor do bonfim...será que serei atendido na mesma forma?
Como ela faz a seleção , terá ela uma equipe de anjinhos que analisa as ofertas, pondera o tamanho do favor pedido e passa a lista dos aprovados para a sereia atender?
Uma dúvida cruel: se eu pular 6 ondinhas e não sete...será que ela me dá um desconto e me atende mesmo assim?
Quando você tenta convencer alguém da falsidade de algo que lhe faz bem em geral a pessoa dispensa a lógica e prefere ficar com o beneficio emocional.
Como dizem... entre a verdade e a lenda, imprima-se a lenda, disso vivem todas as religiões, crendices, pseudo-ciências, superstições, etc.
Mas...Iemanjá não dá!
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
SP: policial confunde Bíblia com arma e mata lixeiro em abordagem.
Um funcionário público de 42 anos foi morto na noite de quarta-feira por um policial militar em Avaré, no interior de São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, o homem, que trabalha como coletor de lixo, foi abordado durante um patrulhamento da Polícia Militar na rua Felix Fagundes. No momento em que ele levantou os braços, um dos policiais confundiu com uma arma a Bíblia que o lixeiro levava no bolso, e atirou contra ele.
O tiro atingiu o pescoço do funcionário, que chegou a ser socorrido pelos policiais ao Pronto-Socorro Municipal, mas não resistiu e faleceu. Ele seria enterrado nesta quinta-feira.
O cabo responsável pelos disparos admitiu ter se confundido e pensado que o homem estava armado. Ele foi levado a São Paulo, onde ficará no presídio militar Romão Gomes, enquanto são feitas as investigações do ocorrido.
(fonte: Terra)
(fonte: Terra)
========================================
Essa vai para a série "Onde estava deus nessa hora?".
domingo, 23 de dezembro de 2012
Um feliz Nateu a todos !!
Sou ateu, muito ateu... mas gosto do natal.
Presentes, bons vinhos, as delícias da ceia, ver amigos, rever familiares, não trabalhar....
Basta não pensar nas lendas relacionadas à data e a festa fica muito mais divertida.
Afinal, lembrem-se:
a bíblia não diz em lugar algum que Jesus nasceu dia 25 de dezembro, a data foi escolhida estrategicamente para coincidir com o solstício de inverno e eclipsar festividades pagãs.
Puro marketing.
Aliás, lembrem-se também que esse Papai Noel de barbas brancas e vestido de vermelho não passa de um personagem (com marca registrada e tudo) da Coca Cola.
Assim sendo...divirtam-se e nada de ficar por aí rezando ou indo à missa, se é para perder tempo com personagens imaginários o melhor seria mandar cartinhas para o velho Santa Claus, as chances de você ser atendido são bem maiores.
Feliz Nateu a todos !!
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Lineu em férias.
O blog do Lineu tira férias....
(afinal, somos todos filhos de...uma explosão estelar).
Aos leitores fica a sugestão para passearem pelos 4 anos de posts, são todos muito atuais nas idéias que defendem.
(crentes falam as mesmas coisas há séculos e ninguém reclama....)
Voltamos em Janeiro!
(afinal, somos todos filhos de...uma explosão estelar).
Aos leitores fica a sugestão para passearem pelos 4 anos de posts, são todos muito atuais nas idéias que defendem.
(crentes falam as mesmas coisas há séculos e ninguém reclama....)
Voltamos em Janeiro!
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Niemeyer.
1907 - 2012
Gênio.
Inovador, ousado, criativo, brilhante.
Um dos maiores nomes da arquitetura mundial em todos os tempos.
E ateu.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Austríaco escapa de acidente, vai à igreja agradecer e morre esmagado por altar.
Caso ocorreu em Viena, segundo a imprensa britânica.
Gunther Link, de 45 anos, morreu imediatamente.
O austríaco Gunther Link, um católico devoto de 45 anos, escapou da morte quando ficou preso em um elevador. Em seguida, foi a uma igreja agradecer a Deus, mas o altar de pedra caiu sobre ele e o matou, segundo o jornal britânico "Telegraph".
O caso ocorreu na Igreja Weinhaus, em Viena, capital austríaca. Link teve morte instantânea, segundo o jornal.
"Ele era um homem muito religioso, ficou assustado quando ficou preso no elevador e rezou para se livrar", disse Roman Hahslinger, porta-voz da polícia.
"Pouco depois, ele saiu do elevador e foi direto à igreja para agradecer", disse o policial. "Ele aparentemente abraçou um pilar de pedra em que o altar estava apoiado, e o altar caiu sobre ele, matando-o na hora."
O corpo de Link foi encontrado por paroquianos que chegaram à igreja no dia seguinte para assistir a uma missa.
As impressões digitais da vítima foram encontradas no altar. O caso vai ser investigado.
O caso ocorreu na Igreja Weinhaus, em Viena, capital austríaca. Link teve morte instantânea, segundo o jornal.
"Ele era um homem muito religioso, ficou assustado quando ficou preso no elevador e rezou para se livrar", disse Roman Hahslinger, porta-voz da polícia.
"Pouco depois, ele saiu do elevador e foi direto à igreja para agradecer", disse o policial. "Ele aparentemente abraçou um pilar de pedra em que o altar estava apoiado, e o altar caiu sobre ele, matando-o na hora."
O corpo de Link foi encontrado por paroquianos que chegaram à igreja no dia seguinte para assistir a uma missa.
As impressões digitais da vítima foram encontradas no altar. O caso vai ser investigado.
(fonte: Globo.com)
================================================
Ah, como é bondoso e misericordioso esse deus...
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
A sagrada bíblia.
Há coisas na bíblia que são um espanto, inexplicáveis mesmo.
Afinal, trata-se, segundo os crentes, de um texto sagrado, inspirado divinamente.
Logo, um texto que devemos supor seja perfeito, irretocável a ponto de provocar o surgimento das idéias obscuras e ridículas do criacionismo, que servem apenas como uma necessária tentativa de justificar as bobagens biblicas já negadas pela ciência.
Em geral quando perguntados a respeito os crentes costumam dar voltas e voltas dizendo que deus falava a língua da época, que aqueles eram os costumes, etc.
Faz algum sentido isso?
Não é o mesmo deus? Ou ele teria evoluido, naquela época achava legal bater em escravos, apedrejar adulteras e matar quem trabalhasse aos sábados mas hoje não pensa mais assim?
No genesis deus exige sacrifícios animais, e ainda especificando que quer os bichinhos cortados ao meio.
Quanta bondade.
A bíblia é uma honorável coleção de lendas primitivas, tradições orais, historias de povos antigos dos desertos e foi traduzida, enxertada, adaptada, selecionada, retraduzida, cortada, ajeitada...por milênios a fio.
Fazer de um texto assim sua verdade maior é uma insanidade.
Um universo que veio do nada.
O físico teórico Lawrence Krauss já tomou parte em muitos tópicos complicados, da evolução até o estado das políticas científicas, passando pela física quântica e até a ciência em Star Trek. Mas em um de seus livros, ele talvez fale sobre o assunto limite: como nosso universo surgiu do nada sem uma intervenção divina.
O argumento de que Deus foi o responsável pelo toque inicial, dando vida ao cosmos, vem desde Aristóteles e Tomás de Aquino. Em debates com teólogos, “a questão ‘porque existe algo ao invés de nada’ sempre aparece como ‘inexplicável’ e implica a existência de um criador”, afirma Krauss. “Nós já fomos tão longe, que responder essa pergunta – ou fazer questões similares – virou parte da ciência”.
Ele comentou essa intrigante questão em uma palestra gravada, em uma conferência da Aliança Ateísta Internacional, em 2009. O vídeo já teve mais de um milhão de visualizações, e incitou Krauss a publicar seu mais novo livro, “A Universe From Nothing”.
Porque existe algo ao invés de nada? O cientista afirma que essa questão implica uma pesquisa que não está realmente no propósito científico. “O ‘porque’ nunca é realmente um ‘porque’… de verdade, quando dizemos ‘porque’, estamos querendo saber ‘como’”.
Ok, mas então como temos um universo do nada? Krauss traça uma série de descobertas, desde a teoria geral da relatividade de Einstein até os últimos estudos da energia escura, exemplificando como os cientistas determinaram que os espaços vazios estão preenchidos com energia, na forma de partículas virtuais. Da perspectiva da física quântica, as partículas entram e saem da existência a todo o tempo. Pra Krauss e muitos outros teóricos, o nada é tão instável que ele tem que criado algo: em nosso caso, o universo.
E ainda mais. Krauss e seus colegas tem a visão de que pode haver uma sucessão infindável de big bangs, criando muitos universos com diferentes parâmetros e leis físicas. Alguns desses volta ao nada imediatamente, enquanto outros – como o nosso – ficam por aí tempo suficiente para dar origem às galáxias, estrelas, planetas e vida. Os cientistas ainda não têm uma forma de testar essa hipótese, mas isso explicaria como temos sorte de estar vivos: ganhamos na loteria cósmica.
“Alguns dizem ‘Bom, isso é só uma escapatória’”, comenta Krauss. “Mas é uma desculpa menor do que Deus”.
=================================================
Viagens e muito trabalho estão deixando o blogueiro sem muito tempo para blogar...mas aproveito para divulgar as excelentes matérias publicadas pelo Hypescience sobre temas muito discutidos aqui.
Este de hoje, por exemplo, é um dos campeões: do nada pode ter surgido um universo?
Segue o link para o texto completo:
http://hypescience.com/como-ter-um-universo-inteiro-do-nada/
sábado, 1 de dezembro de 2012
O que é o tempo?
Uma pergunta que todo ateu ouve:
Quem criou a matéria que foi expelida no big bang, o que havia ANTES da explosão?
Os questionamentos em geral vão na direção da tese defendida:
se não há um deus criador qual a resposta para essas perguntas?
Esse é, claro, o maior dos mistérios e até hoje indecifrado.
Mas a ciência, ao contrário das religiões, não para de avançar, de evoluir.
Hipoteses, teses, idéias, debates...daí saem as novas teorias e assim avança a humanidade.
Mas talvez ao invés de perguntarmos o que havia ANTES devêssemos perguntar o que afinal significam esses conceitos de "antes" e "depois", pois o tempo, como bem disse o sábio inspirador desse blog, é relativo.
Sobre o tema recomendo um otimo texto do Hypescience, segue abaixo um pequeno trecho e o link para a matéria completa:
=================================================
Medimos a passagem do tempo com base em movimento, mas também fazemos o inverso: dizemos que um carro levou horas para fazer um percurso, ou que o coração de uma pessoa bate um determinado número de vezes por minuto. “O tempo pode ser apenas uma ‘moeda comum’ ou uma unidade de movimento com a qual todos os outros movimentos são medidos, tornando mais fácil a descrição do mundo, mas sem ter uma existência independente”, sugere o autor. “Medir processos (de movimento) usando tempo é como usar dinheiro ao invés de troca direta de mercadorias”.
Curiosamente, o presente não pode ser restrito a uma medida de tempo. Quanto dura o “agora”? Um segundo? Um milésimo de segundo? Vivemos nesse pequeno (e, ao mesmo tempo, imensurável) intervalo entre o passado e o futuro – que podem ser medidos, mas não acessados.
“Isso sugere que nossa percepção do tempo como passado, presente e futuro pode ser apenas uma ilusão criada por nossa mente em uma tentativa de entender o mundo em transformação que nos cerca.
http://hypescience.com/o-que-e-o-tempo/
Assinar:
Postagens (Atom)