quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Estado laico...e corinthiano.


Brincadeira genial que ilustra bem como uma pessoa sem religião se sente quando lê o indefensável "deus seja louvado" nas notas de real.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Aos 459 anos São Paulo ganha sua igreja gay.


Criada em 2006 no Rio de Janeiro a Igreja Cristã Contemporânea abre as portas de sua primeira filial em São Paulo no dia em que a cidade completa 459 anos.

A posição dos cristãos sobre a homossexualidade sempre foi contraditória.
Para não parecerem cruéis e primitivos declaram-se solidários aos gays mas contra a homossexualidade, como se isso pudesse fazer algum sentido.
Além disso fazem cara de paisagem quando perguntados sobre passagens bíblicas que descrevem claramente relações homossexuais, sendo o rei David protagonista da mais célebre dessas citações.

David parece ter tido tórrido romance com Jonatã, filho do rei Saul, a quem declara um amor "maior que pelas mulheres".
Crentes afirmam tratar-se de amizade verdadeira, sem conotações sexuais e para isso citam passagens onde essa idéia poderia estar justificada.

Mas, como sempre, omitem outras, cuja interpretação claramente desmente o que afirmam.
Uma delas descreve como David e Jonatã despem-se, deitam-se na cama e beijam um ao outro.
Amizade sincera?

Pessoas nascem heterossexuais, homossexuais, pan sexuais, bi sexuais e mais uma infinidade de variações.
Ninguém deveria incentivar, elogiar, criticar ou condenar, não se trata de opção.
O que é importante é que todos sejam felizes como são. O importante é que sejam honestos, esforçados, criativos, divertidos, generosos, justos e mais uma infinidade de adjetivos mas, acima de tudo, que sejam o que são porque não há alternativa, a pessoa nasce para o que é.

Igrejas e governos deviam reconhecer isso de uma vez mas acho que isso só vai acontecer quando o preconceito for seriamente combatido pela sociedade.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Lineu no Facebook.

.

Já ficou amigo da página do blog do Lineu no Facebook?

https://www.facebook.com/lineuoateu  

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vaticano é dono oculto de imóveis caros em Londres.


Poucos turistas em visita a Londres imaginariam que as instalações da refinada joalheria Bulgari em New Bond Street têm qualquer conexão com o papa. O mesmo vale para a sede do próspero banco de investimento Altium Capital, na esquina de St. James' Square e Pall Mall.
Mas esses edifícios de escritórios em um dos bairros mais caros de Londres são parte de um surpreendente império secreto de imóveis comerciais do Vaticano.
Por trás de uma estrutura disfarçada por companhias de paraísos fiscais, a carteira internacional de imóveis da igreja foi expandida ao longo dos anos, com o uso de dinheiro pago originalmente por Mussolini em troca do reconhecimento do regime fascista pelo papa, em 1929.
Desde então, o valor internacional desse patrimônio criado com a ajuda de Mussolini vem crescendo até atingir os 500 milhões de libras.
Em 2006, no auge da mais recente bolha imobiliária, o Vaticano investiu 15 milhões de libras desse dinheiro para adquirir o imóvel do nº 30, St. James' Square. Outros imóveis britânicos controlados pela igreja ficam em 168 New Bond Street e na cidade de Coventry. O Vaticano também controla edifícios de apartamentos em Paris e na Suíça.
O aspecto surpreendente da história, para alguns, será o esforço do Vaticano para preservar o sigilo sobre os milhões de Mussolini. O edifício da St. James' Square foi adquirido por uma empresa chamada British Grolux Investment, que detém outros imóveis no Reino Unido.
O registro de empresas britânico não revela os verdadeiros proprietários da empresa e não menciona o Vaticano.
Menciona dois acionistas nominais, ambos proeminentes executivos bancários católicos: John Varley, que até recentemente presidia o Barclays Bank, e Robin Herbert, ex-executivo do banco de investimento Leopold Joseph.
O "Guardian" enviou cartas a ambos perguntando a quem eles representavam, mas não recebeu respostas. A lei britânica permite que os verdadeiros proprietários de uma empresa sejam protegidos por sócios nominais.
BANQUEIRO
Os investimentos com o dinheiro de Mussolini no Reino Unido são controlados hoje, em companhia de outras propriedades europeias e de uma subsidiária de câmbio, por um funcionário do Vaticano em Roma, Paolo Mennini, que opera como banqueiro de investimento do papa.
Mennini comanda uma divisão especial do Vaticano, a divisão extraordinária da Amministrazione del Patrimonio della Sede Apostolica, que administra o chamado "patrimônio da Santa Sé".
De acordo com um relatório do Conselho da Europa no ano passado, que investigou os controles financeiros do Vaticano, os ativos controlados pela divisão de Mennini superam € 680 milhões.
Embora o sigilo quanto à origem fascista da riqueza papal pudesse ser compreensível durante a guerra, o que fica menos claro é o motivo para que o Vaticano tenha continuado a guardar segredo sobre suas propriedades em Londres mesmo depois que sua estrutura financeira foi reorganizada, em 1999.
O "Guardian" perguntou ao representante do Vaticano em Londres, o núncio apostólico Antonio Mennini, por que o papado continuava a manter tanto segredo sobre seus investimentos imobiliários na cidade. Também perguntou em que o papa gastava a receita gerada por eles.
Confirmando sua tradição de silêncio sobre o tema, um porta-voz da Igreja Católica afirmou que o núncio nada tinha a declarar.
(Fonte: FSP, 23/01/13)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Astrologia, mas pode chamar de astro-bobagem.

Há tempos estou para postar sobre astrologia, a rainha das pseudo ciências...e hoje me deparei com esse texto excelente publicado no Hype Science por Mustafá Ali Kanso.
=================================================================


Existe ciência na arte divinatória?



Atendendo, mais uma vez ao questionamento dos leitores, retorno ao tema da futurologia x arte divinatória, em virtude de alguns e-mails, de leitores que são astrólogos, reclamando de meu artigo anterior – afinal astrologia é ciência ou não? E nas demais artes divinatórias – não existe nem um pouco de ciência?
Recordando que em nosso artigo da semana passada discorremos sobre as principais diferenças entre futurologia e arte divinatória:
1. Futurologia é uma ciência cujo foco de estudo é o futuro. Busca antecipar-se ao que pode acontecer no futuro usando para isso a observação, a lógica – e consequentemente – a razão. Vale-se de uma linguagem clara e objetiva sendo geralmente apoiada por índices de probabilidade.
2. As artes divinatórias buscam prever o futuro valendo-se de forças ou poderes sobrenaturais, tendo como base um oráculo e/ou recursos “místicos”, tais como bolas de cristal, cartas de tarô, búzios, tábuas ouija, pêndulos, etc. Sua linguagem é geralmente simbólica, cifrada ou hermética e fundamenta-se na fé de seus praticantes pela respectiva arte.
Tendo o intuito aqui de efetuar as devidas diferenciações, inicio com um conceito bastante elementar de ciência (existe muito mais nessa cornucópia):
Ciência é o conjunto do conhecimento humano dotado de objetividade e universalidade, socialmente adquirido, historicamente acumulado sujeito à comprovação feita pela observação e/ou experimentação e/ou pela evidenciação lógica (leia-se aqui o uso do rigor matemático) – não se admitindo, portanto, argumentos de autoridade.
Um dos exemplos mais gritantes do efeito desastroso que o argumento de autoridade pode provocar é o caso da defesa de Aristóteles e Claudius Ptolomeu ao Geocentrismo. Naquela época, quem ousaria discordar? Por séculos esse equívoco perdurou.
Atualmente todo o conceito novo é examinado exaustivamente pela comunidade científica e posto à prova antes de receber a chancela de “conceito científico” – não importa quem seja o seu autor.
Aliás, quando mais “importante” for o autor do artigo maior é a “gana” com o qual ele será examinado.
Imagine meu prestígio se eu conseguir provar matematicamente (ou pela experimentação ou pela observação de algum fenômeno cósmico) que a Teoria Especial da Gravitação de Einstein apresenta erros formais. Uau! Prêmio Nobel para mim!
Logo: argumento de autoridade não é científico.
Da mesma forma que juízo de valor:
Por exemplo:
A ideia de que a vaca é sagrada não é científica.
O conceito de “sagrado” é juízo de valor – é subjetivo, é argumento de autoridade (alguém muito sábio e/ou muito importante afirmou isso). E também não é universal – com todo o respeito aos praticantes, a vaca é sagrada apenas entre os hindus.
E por aí vai.
Voltando à astrologia:
Mesmo que o mais importante cientista dê seu testemunho de que a astrologia “funciona” e de que seu mapa astral evitou que ele morresse de um derrame, a astrologia não seria classificada como ciência (que meus caros leitores astrólogos me perdoem se estou estragando seu mercado).
Mais uma vez:
A ciência não admite argumentos de autoridade.
Não existem evidências científicas da influência dos astros sobre a vida das pessoas.
Sou sagitariano, logo Júpiter me influenciou no instante em que nasci.
No instante de meu nascimento, o efeito, por exemplo, do campo gravitacional do médico obstetra é muito maior do que o do campo gravitacional de Júpiter. Isso por que o médico estava muito mais perto de mim do que Júpiter. Isso é provado matematicamente pelas leis da gravitação Universal.
Então não é a gravidade que influencia. O que influencia então?
Mesmo que o astrólogo tenha que realizar observações astronômicas complexas, executar cálculos sofisticados – não existem evidências causais entre o “destino” de uma pessoa e as posições relativas dos planetas em “casas” específicas de arranjos meramente visuais de estrelas muitíssimo distantes uma das outras – coisa que chamamos de constelações.
E isso se aplica às demais artes divinatórias.
Quando não são comprovadas as relações causais entre o fenômeno oracular observado (sorteio de cartas de um baralho, movimento de astros, de pêndulos, etc.) e o futuro previsto para o consulente, essas previsões não poderão ser intituladas de científicas.
Simples assim.
Em minhas palestras sobre o Método Científico, muitos de meus alunos questionam esse ceticismo da ciência, como se fosse um empecilho à criatividade e à imaginação.
O ceticismo é uma poderosa ferramenta da ciência desde que aliado à observação criteriosa, à inteligência, à razão e à experimentação. Duvidar por duvidar é tão estéril quanto acreditar por acreditar.
Eu vou duvidar até o instante em que conseguir a comprovação. Se não, vou continuar duvidando.
Evidentemente não vou julgar ninguém pelo fato de acreditar em horóscopo. Cada um tem a liberdade de acreditar no que quiser.
E afinal, emitir juízo de valor pode ser eminentemente humano, mas não é – em absoluto –
científico.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Papa Alexandre 6º pagou em ouro para viver mais, diz biógrafo.


Preocupado com o histórico de seus antecessores, Rodrigo Bórgia, conhecido como um dos papas mais cruéis da história, pagou, em ouro, para viver mais. "Como pontífice, uma de suas maiores preocupações foi prolongar seu pontificado --e, por conseguinte, sua vida", escreve Volker Reinhardt no livro "Alexandre VI - Bórgia, o Papa Sinistro".
Divulgação
Narra história de assassinatos, subornos, chantagens, orgias e nepotismo
Narra história de assassinatos, chantagens, orgias e nepotismo
Segundo o autor, Bórgia era obcecado com a possibilidade de viver por mais tempo. "Outros papas esperavam pelas preces de pobres selecionados. Alexandre 6º, ao contrário, apostava na consciência saudável sobre o lucro."
Nos seus 11 anos de pontificado, Bórgia fundamentou o seu poder em subornos, chantagens e assassinatos. A possibilidade de que ele mesmo provasse de seu veneno era uma preocupação diária.
"Começou oferecendo 30 ducados a cada um de seus criados, acrescentando cinco ducados ao montante a cada ano", escreve Reinhardt. "A contrapartida daqueles presenteados de forma tão generosa era garantir que o prêmio chegasse a 100 ducados por cabeça, ou, em última análise, assegurar que Alexandre 6º chegasse aos 86 anos de idade".
Fonte: FSP, 17/01

===============================================
Como foram e são bons e generosos esses papas...lembrando que são "santificados" e emissários de deus, imaginem se não fossem.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Se a picada tem um fim, é esse.


Governo concede passaporte diplomático a líder da Igreja Mundial


O governo autorizou os líderes da Igreja Mundial do Poder de Deus a receberem passaporte diplomáticos do Ministério das Relações Exteriores. O apóstolo Valdemiro Santiago de Oliveira e sua mulher, Franciléia de Castro Gomes de Oliveira, receberam o documento, de acordo com o "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (14). A portaria é assinada pelo ministro interino Ruy Nunes Pinto Nogueira.
O documento permite acesso a fila de entrada separada em alguns aeroportos e facilita a obtenção de vistos em alguns países que o exigem. O tratamento tende a ser menos rígido que o dado a brasileiros com passaporte comum. Mas a assessoria do Ministério das Relações Exteriores afirma que a posse do documento não garante nenhum tipo de imunidade diplomática ou privilégio em regiões aduaneiras.
===============================================

Enganam os incautos, não pagam impostos e ganham passaporte diplomático.
Se era só isso que faltava...agora não falta mais nada.

Para pensar.


Os crentes dizem que o demônio é poderosíssimo, senhor do inferno e capaz de grandes maldades. Um ser tão poderoso assim poderia, por exemplo, incorporar em Obama e deflagrar uma guerra mundial, mas prefere ficar azucrinando frequentadores de terreiros de umbanda e brincando de entrar e sair de corpos de pessoas em cultos evangélicos. Porque será?


Cristãos, Judeus e Muçulmanos: qual a diferença entre eles?
Segundo a lenda bíblica, quando abriram a gruta onde Jesus havia sido enterrado o corpo não estava mais lá.
Cristãos são os que acreditam que Jesus ressuscitou.
Judeus são os que acham que os cristãos tiraram o corpo de lá.
Muçulmanos acham que Jesus é apenas mais um profeta e não filho de deus.
E por conta dessa diferença de opinião todos se matam até hoje.



Crentes dizem que a melhor vida é a que vem após a morte, ao lado de deus na paz da eternidade. Mas quando um papa, um cardeal ou alguma pessoa muito especial fica seriamente doente eles logo organizam "correntes de oração", vigílias, novenas e promessas...para que a tal pessoa se recupere, ao invés de, em júbilo, saudarem a ida da pessoa para o lado de deus. Por que?


Crentes afirmam que o texto da biblia é perfeito e sagrado pois foi inspirado por deus. Mas quando citamos as passagens que mandam apedrejar adulteras, jogar bebês nas pedras ou matar pessoas que trabalham aos sábados, os crentes se calam. Por que?


A melhor maneira de se defender de possessões demoníacas é ser ateu. Não há registro na história da humanidade de um único ateu que tenha sido possuído por um demônio. Porque será?


A racionalidade associada à decência moral é o instrumento mais eficaz para o bem que o nosso planeta já conheceu.
(Stephen Jay Gould)

sábado, 12 de janeiro de 2013

Filho desobediente? Apedreje-o até a morte!


"Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos,
Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá. "

Deuteronômio 21:18-21

Segundo os crentes a bíblia é a palavra de deus.
E para eles deus é perfeito e eterno.
Supõe-se, claro, que deus não evolua, posto que perfeito.
Mas esse deus poucos milhares de anos atrás aconselhava seu povo
a matar crianças desobedientes com pedras.
O mesmo método ele indica para a punição de adúlteras ou
de homens que trabalhem aos sábados.
Um deus que exigia que ovelhas e outros animais fossem degolados 
e que o sangue fosse a ele oferecido.
Um deus tão poderoso mas que mesmo assim se preocupa em preparar
uma lista de quais animais são puros, usando critérios como
ter ou não a unha fendida ou ser um ruminante.
O texto da bíblia é tão sem sentido que é um espanto que tenha
tido o poder de gerar igrejas tão poderosas.



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A consciência.


A consciência, concedida apenas à nossa espécie na história da vida na Terra, é a invenção evolucionária mais admiravelmente poderosa já desenvolvida. 
Embora acidental e imprevisível, ela deu ao Homo Sapiens um poder sem precedentes, tanto na historia da nossa própria espécie como sobre a vida de toda a biosfera contemporânea.
(Stephen Jay Gould)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Santa bobagem.


A Arquidiocese do Rio inicia no próximo dia 18 o processo de beatificação que pode transformar uma menina de nove anos na primeira santa nascida no Rio. 
Odette Vidal de Oliveira morreu em 1939, vítima de meningite, e desde então vem sendo cultuada por um número crescente de católicos.
"Já identificamos centenas de graças alcançadas por fiéis que pediram a intercessão de Odetinha. Mas agora precisamos comprovar de fato um milagre", explica o padre e historiador João Cláudio Loureiro do Nascimento." (fonte: FSP - 10/01/13)

Quanta bobagem....
O que será que faz a igreja afirmar que "identificou centenas de graças"?
Identificou como?
Milhares de pessoas rezam pedindo ajuda, cura, dinheiro, seja lá o que for.
Para uma parte dessas pessoas a "graça" solicitada acontece, para outras não.
Como aconteceria de qualquer maneira, com ou sem os pedidos feitos à "santa".
As pessoas que foram "atendidas" saem por aí contando seus casos, com todo o incentivo da igreja.
E as que não tiveram a mesma sorte?
Deus não quis...não rezou com fervor... não mereceu...não teve fé...deus tem um outro plano para elas...deus escreve certo por linhas tortas... e por aí vai.

Eu queria mesmo era ver alguém rezar para essa menina pedindo a restauração de um membro amputado, por exemplo.
Alcançará a graça pedida? Como se sabe, em milhares de anos isso jamais aconteceu.

Mas mesmo assim um grupo de "autoridades eclesiásticas" vai estudar o caso e decidir se a menina é ou não santa.
O curioso é que nem deus, nem Jesus, nem Maria nem santo algum participa, opina ou determina nada nesse processo, apenas humanos, vivos, de carne e osso.
Assim fica fácil.
Como diria o Robin... SANTA BOBAGEM, BATMAN !



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Guru indiano diz que vítima de estupro coletivo também é culpada.

Um popular líder espiritual chamou a atenção nesta terça-feira na Índia ao afirmar que o violento estupro coletivo de uma estudante de 23 anos foi culpa também da vítima. O guru Asharam, conhecido por seus seguidores como "Bapu" (ou "pai"), disse a seus devotos que não culpem só os agressores e pediu o perdão deles.

"Esta tragédia não teria acontecido se ela tivesse evocado o nome de Deus e caído sobre os pés de seus agressores. O erro não foi cometido apenas de um lado", disse o líder espiritual em vídeo publicado na internet."
(fonte: FSP, 08/01/13)
=====================================================

Pronto, nossos problemas terminaram!
Em caso de assalto, ataque terrorista, agressões em geral, basta ajoelhar-se
aos pés dos agressores e evocar o nome de deus.
Como a menina esqueceu de fazer isso...deus (onipresente, logo, estava ali no onibus)  preferiu deixar tudo aquilo acontecer com ela.

Genial, obrigado meu guru, agora tudo faz sentido !!

Galáxia pode ter 17 bilhões de 'Terras', diz estudo.


Até uma em cada seis estrelas pode abrigar em sua órbita um planeta do tamanho da Terra, segundo uma pesquisa divulgada nesta semana.
Com base nesse dado, os autores da pesquisa afirmam que pode haver um total de 17 bilhões desses planetas em toda a galáxia.
A pesquisa, divulgada no encontro semestral da Sociedade Astronômica Americana, na Califórnia, foi baseada em análises de possíveis planetas revelados pelo telescópio espacial Kepler. (fonte: Estadão)
==================================================
Rápido comentário: como o universo inteiro foi feito pelo deus judaico-cristão...imaginem só o trabalho que ele tem todos os dias com pedidos, promessas, orações, novenas, etc, tudo vindo de 17 bilhões de planetas ao mesmo tempo.
E estamos falando apenas da nossa pequena galáxia, uma dentre 200 bilhões.
Isso que é onipotência!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A Sagrada Enrolação de Jesus.


A Associação do Sagrado Coração de Jesus conta que Jesus em pessoa apareceu algumas vezes a Santa Margarida em 1673 e fez a ela 12 promessas e quem as cumprir receberá graças espirituais.
Eu não resisto a comentar cada uma delas:

1a Promessa:“A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado CoraçãoEgolatria pura, quer dizer que ele só abençoará aqueles que pendurarem na parede uma foto abençoada (??) de seu coração (??). Porque será que Jesus - filho de deus e supostamente onipotente e onisciente - precisa disso? Porque simplesmente não abençoa os bons e pronto?

2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.De novo... basta você pendurar a tal foto na parede e receberá todas (veja bem, não algumas, todas!) as graças. De graça!

3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”. 
Redundancia... se isso é uma graça já está incluida na promessa anterior.

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
Mas... não deveria haver aflições, eu vou pendurar a foto e receberei TODAS as graças!

5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
Seja lá o que isso significar...

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”. 
Toda religião faz isso, é o "toma lá, dá cá". Ou "é dando que se recebe". Seus empreendimentos não serão bem sucedidos porque você foi competente mas sim porque você pendurou a foto do coração na parede e recebeu as graças.

7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.
Adorei essa, é como se dissesse: pequem a vontade e depois venerem meu coração (na verdade, a foto..) e serão perdoados!

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
Pensamento circular, tão comum nas religiões: se você se devotar com fervor vai se tornar um... fervoroso devoto!

9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição". 
Promoção de carreira rápida, corra porque é só até sábado: pendure a foto do coração na parede e seja promovido a espirito iluminado!

10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.
Ah, e eles fizeram isso mesmo... e muitos deles tocaram mais que corações endurecidos... e foram condenados por pedofilia, como se sabe uma praga solta dentre os padres e sacerdotes em geral.

11ª Promessa: "As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”. 
Um bom publicitário não faria melhor, vejam que ação promocional interessante: traga um novo sócio e ganhe um mês grátis. Ou algo assim.

12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
Jesus fica lá no céu controlando, se você pular uma sexta tem que começar de novo. E porque 9 e não 7 ou 12 semanas ? Porque Jesus só dá essas graças a quem cumprir essas regras tolas?

Releia a 1ª. Promessa...O Sagrado Coração pede apenas para você colocar a imagem dEle em sua casa, para receber essas bênçãos prometidas.O que está esperando? Você só precisa preencher seu cadastro, e em alguns dias estará recebendo a sua Estampa, já benta por um sacerdote, pelo Correio. 

Ah, chegamos ao ponto, a resposta para todas as perguntas acima: preencha seu cadastro e adquira a tal foto e aí... ou doe dinheiro, ou pague 10% do que você ganha. Enfim, coloque a mão no bolso e ajude a sustentar a igreja.

Religião: se você pensar, cai fora.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Profecias e previsões: como as pessoas ainda acreditam nessas coisas?


Previsões, profecias, adivinhações e afins poderiam morar todos em uma mesma cesta de lixo, sob o nome de “Chutes”.
Quer virar um profeta? Faça 10 previsões sobre assuntos diversos e aguarde.
Algumas darão certo, outras não. Pegue as que aconteceram de acordo com suas previsões e divulgue, faça com elas o maior alarde, explore-as à exaustão como prova de seus poderes.
Pegue as que não aconteceram e ache explicações, diga que eram apenas tendências , aponte acertos parciais, coloque em dúvida algum resultado, questione a credibilidade dos críticos e aposte na confusão e na dúvida.
E depois as esqueça, mantendo a exploração apenas de suas previsões acertadas.
Se alguém lembrar de seus erros responda que você acertou muito mais que errou, cite seus acertos e siga em frente.
A fórmula é infalível, ela sustenta astrólogos, cartomantes, ciganos, tarólogos e amarradores do amor por milênios.
Sonia Racy, colunista do Estadão, pediu a três “especialistas” em previsões quais seriam as suas para 2013, vejam só o nível das respostas.
O primeiro é Pai Rodney, um babalorixá (uma espécie de líder no candomblé):

P- Os EUA vão resolver seu déficit fiscal e animar o mundo?
R- Obama organizará o país e consolidará bases para o futuro. Embora não seja tarefa fácil, terá visível melhora. Estreitar os laços com a América Latina, especialmente com o Brasil, será necessário.
Vejam essa outra:
P- O Brasil conseguirá melhorar sua infraestrutura para a Copa?
R- Grande esforço terá de ser feito para cumprir os prazos. Muito será apenas maquiado, mas dará certo – do jeitinho brasileiro, é claro.
Como podemos ver Pai Rodney faz previsões bombásticas, surpreendentes. Mais uma dele:
P- Que surpresas climáticas nos reserva o planeta?
R- As chuvas surpreenderão pela quantidade e intensidade. A combinação de água e terra pode ser desastrosa para parte do Brasil.
Ou seja, o babalorixá sabe coisas que ninguém jamais teria imaginado!
O segundo “especialista” em futurologia é o conhecido astrólogo Oscar Quiroga que, estranhamente, recusou-se a responder perguntas sobre o Brasil, mas presenteou-nos com uma pérola gerada por seus poderes impressionantes, vejam:
P - Os Estados Unidos conseguirão resolver seu déficit fiscal e animar o mundo?
R - Os Estados Unidos, para decepção dos que anseiam por sua destruição, continuarão sendo a maior potência econômica do planeta durante 2013 – com abismo fiscal ou sem ele –, pois o que faz desse país uma potência é sua capacidade de digerir as tragédias e delas produzir resultados grandiosos.
Quem precisa de previsões assim?
Para completar o triunvirato temos as respostas de Teruo Yamada, Tarólogo,  começando por uma de suas previsões sobre a Copa do Mundo de 2014:
P - Os estádios ficarão prontos para a Copa das Confederações deste ano?
R - Ficarão, mas com estrutura a desejar. Nada será como inicialmente projetado.
Nossa, estou chocado com a capacidade única demonstrada pelo tarólogo, quem poderia imaginar que isso aconteceria com os estádios?
Como os poderes do tarô são mundiais ele se arrisca também com outra originalíssima previsão, esta sobre a Siria, leiam:

P - Haverá paz na Síria?
R - Não tão cedo. Onde há briga pelo poder, egos em alta e em guerra não há paz.
Gênio! Previu que a paz na Siria vai demorar e que onde se briga pelo poder não há paz, não sei como eu poderia ter chegado a uma ideia dessas sem as cartas do tarô.
Acho incrível que as pessoas ainda acreditem, que jornais publiquem e que esses videntes profissionais sejam de alguma forma levados a sério.
Agora as minhas previsões para 2013: o ano terá 365 dias, todos com 24 horas, o sol nascerá sempre a leste e se porá a oeste, pessoas nascerão, outras morrerão, algumas farão sucesso outras não, governos cairão, a ciência fará descobertas importantes e dia 31 de dezembro á meia noite o ano vai terminar abruptamente, dando lugar a 2014.

Quem escreveu a(s) bíblia(s) ??

Texto de Aldo Pereira na Folha de SP.

Judeus devotos talvez respondam: antigos hebreus inspirados por Deus ou de quem receberam revelações em encontros pessoais. Cristãos devotos acrescentariam que homens do credo judaico reformado por Jesus também contribuíram com outros textos inspirados por Deus.
Elemento comum nessas respostas é a ideia de inspiração divina dos textos bíblicos. Dela deriva toda a autoridade sacra da Bíblia. Bíblias cristãs explicitam na segunda Epístola a Timóteo 3:16: "Toda escritura é inspirada por Deus (...)".
Aí começam as dificuldades.
Alguns arqueólogos, paleógrafos e outros especialistas pigarreiam: Paulo deve ter escrito, sim, sete das treze cartas atribuídas a ele, mas três das outras seis, hum, são de autoria duvidosa --e as demais são decididamente não paulinas, inclusive as duas a Timóteo.
Pareceres como esse indicam ceticismo quanto à autoria dos textos compilados como "livros" da Bíblia.
Em 2 Macabeus 2:13-14 se lê que Neemias (século 5 a.C.) e Judas Macabeus (século 2 a.C.) compilaram textos presumivelmente bíblicos. Mas até hoje a arqueologia não recuperou nenhum texto original desses: apenas cópias de cópias, todas posteriores ao século 15 a.C. Datação de carbono atesta que os mais antigos dos manuscritos do mar Morto, descobertos de 1947 a 1956, são cópias escritas no século 5 a.C.
Nem todo o material do Velho Testamento é originalmente hebraico. A narrativa do dilúvio, por exemplo, reconta episódio da epopeia de Gilgamesh, poema sumério escrito séculos antes de haver menção histórica a hebreus.
Em Gênesis 2:7-22, Deus cria o homem depois de transcorridos os sete dias da criação. Em seguida, cria o Éden e seus rios, ouro e pedras preciosas; só então anestesia o homem para lhe efetuar ressecção duma costela e com esta criar a mulher.
Mas no capítulo anterior, 1:27, Deus cria do pó o homem e a mulher, juntos, no sexto dia da criação. Ocorre pois, nos dois capítulos, clara colagem de documentos diferentes; as duas narrativas provêm de fontes distintas. Outra evidência de montagem são abundantes redundâncias e contradições, quer no mesmo livro, quer de um livro para outro.
A Bíblia cristã já foi bem diferente. Antes do século 13, nenhum livro dela se dividia em capítulos como hoje; numeração dos versículos é invenção do século 16. Ao longo da era cristã, a Bíblia passou por acréscimos de livros e expurgo de outros, tidos como "apócrifos". Este eufemismo conota faltar ao texto a tal inspiração divina. Bíblias protestantes excluem como apócrifos treze livros da Bíblia católica, inclusive os dois Macabeus.
Autenticar inspiração de cada livro abrangeu discórdia furiosa, tortura, hereges à fogueira, até guerras, disputas que remontam a indicações aceitas ou rejeitadas, por votação, em sínodos e concílios (assembleias de bispos). De cada um deles resultava um cânone, coleção de material atestado como autêntico; isto é, de inspiração divina.
Bispos dos primeiros séculos da era cristã montaram cânones segundo arbítrios pessoais, mas decisões colegiadas subsequentes reformariam tais seleções. Teólogos como o próprio Martinho Lutero (1483-1546) teriam preferido excluir, se pudessem, livros como Cântico dos Cânticos, Ester, várias epístolas e Apocalipse. "A história de Jonas é tão monstruosa a ponto de ser absolutamente incrível", escreveu Lutero em "Colóquios Familiares".
Hoje, católicos, protestantes, cristãos ortodoxos e judeus creem na inspiração divina do Pentateuco (ou Torá). Quanto aos demais livros, não há consenso.